Criola celebra 15 anos de realização do curso “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Américas”

Enviado por / FonteCriola

Fruto de parceria entre Criola, Universidade da Califórnia e PUC-Rio, aniversário da iniciativa que já formou mais de 300 ativistas e intelectuais negras será marcado por evento on-line no dia 31/07 com transmissão no YouTube

O evento on-line Percursos da Formação de Ativistas e Intelectuais Negras na Diáspora, que acontece em 31 de julho, sexta, das 14h às 18h, irá marcar o aniversário de 15 anos do curso de atualização “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Américas”. Realizado por Criola em parceria com ativistas, intelectuais e a Universidade do Texas, UERJ, UFF, Universidade da Califórnia-Riverside e PUC-Rio, o curso se tornou referência na formação de mais de 300 estudantes que têm atuado em múltiplos espaços de produção de conhecimento, cultura e ativismo. O evento será transmitido no YouTube, no link https://www.youtube.com/Criolamulheresnegras.

A programação da atividade irá abordar os percursos e elementos centrais na formação de ativistas e de intelectuais negras, além de trazer uma homenagem aos 70 anos de Edmund T. Gordon, fundador do Departamento de Estudos da Diáspora Africana e vice-reitor para a Diversidade na Universidade do Texas, em Austin. Além da fala de Ted Gordon, o evento trará reflexões de 30 professores, ativistas e estudantes de diversas gerações que já participaram do curso, tais como Lúcia Xavier (coordenadora geral de Criola), Edson Cardoso (Irohín), Magali Almeida (UFBA) , Ana Flauzina (UFBA),  Thula Pires ( NIREMA/PUC-Rio), Charles Hale (UCLA, Santa Barbara), Allyne Andrade (FBDH), Dina Alves (IBCCRIM), Jurema Werneck (Anistia Internacional Brasil), João Vargas (UC-Riverside) e Sonia Beatriz dos Santos (UERJ).

“Foram quinze anos de aprendizados, debates, encontros e constantes reflexões. Queremos seguir refletindo e ampliando os nossos horizontes na luta contra o racismo patriarcal cisheteronormativo e também celebrar a existência de iniciativas militantes ou ativistas”, destaca Lúcia Xavier, que também integra a coordenação acadêmica do curso “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Américas”. A live encerra a semana de aulas da edição 2021 do curso, realizado no formato on-line pelo segundo ano consecutivo em razão da pandemia de Covid-19.

Sobre o curso

O curso “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Américas” tem o objetivo de oferecer qualificação para a intervenção política e ampliar os estudos acadêmicos para ativistas, estudantes e intelectuais, interessados no campo das relações raciais da diáspora, a partir das análises críticas produzidas pelo feminismo negro no Brasil e em outras comunidades da Diáspora Africana, em especial nos Estados Unidos.

A atual edição da iniciativa é uma realização de Criola por meio do programa MultiVersidade Criola, do Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia-Riverside e do Departamento de Direito/ Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA) da Pontifícia Universidade Católica-Rio.

Como novidade deste ano, o curso incluiu debate sobre estupro da mulher negra e o terror sexual como fatos estruturais e estruturantes da formação social do Brasil e da diáspora negra. O programa ainda aborda as dinâmicas organizativas de movimentos sociais e projetos de coletividade que oferecem alternativas ao genocídio e ao terror sexual definidores da experiência negra.

SOBRE CRIOLA

Criola é uma organização da sociedade civil com 29 anos de trajetória na defesa e promoção dos diretos das mulheres negras e na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade e solidariedade são fundamentais. Nesse percurso, Criola reafirma que a ação transformadora das mulheres negras cis e trans é essencial para o Bem Viver de toda a sociedade brasileira.

SERVIÇO

Evento on-line: Percursos da Formação de Ativistas e Intelectuais Negras na Diáspora
Data: 31/07/2021, às 14h

Transmissão: https://www.youtube.com/Criolamulheresnegras

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...