Criola celebra 15 anos de realização do curso “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Américas”

Enviado por / FonteCriola

Fruto de parceria entre Criola, Universidade da Califórnia e PUC-Rio, aniversário da iniciativa que já formou mais de 300 ativistas e intelectuais negras será marcado por evento on-line no dia 31/07 com transmissão no YouTube

O evento on-line Percursos da Formação de Ativistas e Intelectuais Negras na Diáspora, que acontece em 31 de julho, sexta, das 14h às 18h, irá marcar o aniversário de 15 anos do curso de atualização “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Américas”. Realizado por Criola em parceria com ativistas, intelectuais e a Universidade do Texas, UERJ, UFF, Universidade da Califórnia-Riverside e PUC-Rio, o curso se tornou referência na formação de mais de 300 estudantes que têm atuado em múltiplos espaços de produção de conhecimento, cultura e ativismo. O evento será transmitido no YouTube, no link https://www.youtube.com/Criolamulheresnegras.

A programação da atividade irá abordar os percursos e elementos centrais na formação de ativistas e de intelectuais negras, além de trazer uma homenagem aos 70 anos de Edmund T. Gordon, fundador do Departamento de Estudos da Diáspora Africana e vice-reitor para a Diversidade na Universidade do Texas, em Austin. Além da fala de Ted Gordon, o evento trará reflexões de 30 professores, ativistas e estudantes de diversas gerações que já participaram do curso, tais como Lúcia Xavier (coordenadora geral de Criola), Edson Cardoso (Irohín), Magali Almeida (UFBA) , Ana Flauzina (UFBA),  Thula Pires ( NIREMA/PUC-Rio), Charles Hale (UCLA, Santa Barbara), Allyne Andrade (FBDH), Dina Alves (IBCCRIM), Jurema Werneck (Anistia Internacional Brasil), João Vargas (UC-Riverside) e Sonia Beatriz dos Santos (UERJ).

“Foram quinze anos de aprendizados, debates, encontros e constantes reflexões. Queremos seguir refletindo e ampliando os nossos horizontes na luta contra o racismo patriarcal cisheteronormativo e também celebrar a existência de iniciativas militantes ou ativistas”, destaca Lúcia Xavier, que também integra a coordenação acadêmica do curso “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Américas”. A live encerra a semana de aulas da edição 2021 do curso, realizado no formato on-line pelo segundo ano consecutivo em razão da pandemia de Covid-19.

Sobre o curso

O curso “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Negra nas Américas” tem o objetivo de oferecer qualificação para a intervenção política e ampliar os estudos acadêmicos para ativistas, estudantes e intelectuais, interessados no campo das relações raciais da diáspora, a partir das análises críticas produzidas pelo feminismo negro no Brasil e em outras comunidades da Diáspora Africana, em especial nos Estados Unidos.

A atual edição da iniciativa é uma realização de Criola por meio do programa MultiVersidade Criola, do Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia-Riverside e do Departamento de Direito/ Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA) da Pontifícia Universidade Católica-Rio.

Como novidade deste ano, o curso incluiu debate sobre estupro da mulher negra e o terror sexual como fatos estruturais e estruturantes da formação social do Brasil e da diáspora negra. O programa ainda aborda as dinâmicas organizativas de movimentos sociais e projetos de coletividade que oferecem alternativas ao genocídio e ao terror sexual definidores da experiência negra.

SOBRE CRIOLA

Criola é uma organização da sociedade civil com 29 anos de trajetória na defesa e promoção dos diretos das mulheres negras e na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade e solidariedade são fundamentais. Nesse percurso, Criola reafirma que a ação transformadora das mulheres negras cis e trans é essencial para o Bem Viver de toda a sociedade brasileira.

SERVIÇO

Evento on-line: Percursos da Formação de Ativistas e Intelectuais Negras na Diáspora
Data: 31/07/2021, às 14h

Transmissão: https://www.youtube.com/Criolamulheresnegras

+ sobre o tema

Os dilemas do movimento negro com a Seppir – I – Por: Dennis de Oliveira

Esta semana acontece a III Conapir (Conferência Nacional de...

Travessias da cor: África e identidade negra no Ceará

Por:  Melquíades Júnior Andy discorda do termo "moreno" que tentam lhe...

Olívia Santana é condecorada com a Medalha Zumbi dos Palmares

Ativista do movimento negro e idealizadora da primeira honraria...

para lembrar

Mulheres negras vítimas de violência denunciam casos à OEA

Mulheres negras que sofreram diversos tipos de violência vão...

Plataforma de semiótica abre inscrições para curso sobre racismo e Mídia no Brasil

Com forte adesão de profissionais, estudantes e pesquisadorxs de...

Iniciativa da sociedade civil resgata legado da Conferência de Durban contra o Racismo 

Sem ação política coletiva não é possível alcançar transformações...

Unicamp disponibiliza 12 cursos gratuitos on-line; confira

A Escola de Extensão da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em...
spot_imgspot_img

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher Negra e as organizações-não-governamentais Casa Sueli Carneiro e Criola, foi-se possível alcançar um importante resultado...

Criola seleciona nanoinfluenciadoras para contar histórias de mulheres negras

Criola, organização da sociedade civil com mais de 30 anos de trajetória na defesa e promoção dos diretos das mulheres negras, está com seleção...

Unicamp abre 16 cursos gratuitos online; veja como se inscrever

Quer começar o ano dando uma turbinada no currículo? A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece vagas em 16 cursos gratuitos totalmente para estudantes...
-+=