Criola debate Sistema de Justiça na programação dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo; participe das atividades nos dias 11 e 18/03 

Criola, organização com 30 anos dedicados à defesa dos direitos de mulheres negras, fortalece a agenda dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo com duas atividades. Os encontros on-line darão voz aos diferentes modos das mulheres negras jovens cis e trans compreenderem e vivenciarem o racismo no Sistema de Justiça e irão propor novas estratégias de enfrentamento ao problema.

A oficina Estratégias de enfrentamento ao racismo patriarcal cisheteronormativo e o Sistema de Justiça acontece dia 11 de março, sexta-feira, às 18h, com inscrições abertas no link bit.ly/oficinaCriola21dias.

Estarão presentes Mirtes Renata, mãe do menino Miguel e ativista da Articulação Negra de Pernambuco, Neon Cunha, mulher negra, ameríndia e transgênera, além de Ana Paula Oliveira, cofundadora e coordenadora do Movimento Mães de Manguinhos.

Já no dia 18 de março, sexta-feira, às 19h, será a vez da live Enfrentando o Racismo no Sistema de Justiça, que irá analisar as estruturas racistas do Estado Brasileiro e também retomar estratégias possíveis frente a este cenário. A transmissão será ao vivo nas redes sociais de Criola (https://www.youtube.com/c/Criolamulheresnegras e https://www.facebook.com/ongcriola).

Participam Thula Pires, professora de Direito e coordenadora do NIREMA/PUC-Rio, Felipe da Silva Freitas, diretor da Plataforma Justa, pesquisador do IDP e da Universidade Estadual de Feira de Santana e Dina Alves, advogada, doutora em Ciências Sociais, atriz e pesquisadora.

Lúcia Xavier, coordenadora geral de Criola, fará a abertura das atividades.

Sobre os 21 Dias

“21 Dias de Ativismo Contra o Racismo” trazem uma série de eventos organizados de forma autônoma pela passagem do dia 21 de março – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi estabelecida pela ONU em referência ao massacre de Shaperville, em 1960, durante o regime racista do Apartheid, na África do Sul, quando 69 ativistas que protestavam de forma pacífica foram assassinados. Realizado desde 2017, o evento “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo” se propõe a manter vivas as conquistas históricas e atuais do movimento negro, além de ampliar as discussões sobre o que ainda é necessário avançar.

Sobre Criola

Criola é uma organização da sociedade civil com 29 anos de trajetória na defesa e promoção dos direitos das mulheres negras e na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade e solidariedade são fundamentais. Nesse percurso, Criola reafirma que a ação transformadora das mulheres negras cis e trans é essencial para o Bem Viver de toda a sociedade brasileira.

SERVIÇO

Criola e os 21 Dias de Ativismo contra o Racismo

Oficina: Estratégias de enfrentamento ao racismo patriarcal cisheteronormativo e o Sistema de Justiça – 11/03, 18h. Participação via Zoom. Inscrições em bit.ly/oficinaCriola21dias.

Live: Enfrentando o Racismo no Sistema de Justiça – 18/03. Transmissão via Youtube e Facebook de Criola (@ongcriola).

+ sobre o tema

ONU vai investigar violência contra africanos e afrodescendentes no Brasil

O Emler (Mecanismo Internacional Independente das Nações Unidas para Promover a...

O papel das mulheres negras na produção executiva audiovisual

Como você vê o papel da mulher negra no...

De migrante à empreendedora, ex-executiva impactou a vida de 10 mi de mulheres

Em abril de 1970, dona Maria Laudice dos Santos...

Quem é e o que pensa Sueli Carneiro, filósofa e ativista brasileira

Sueli Carneiro é uma reconhecida filósofa e ativista do...

para lembrar

Salgueiro derruba obelisco com a palavra racismo e emociona Sapucaí

Com um enredo que aborda a Resistência Negra, a escola...

Nelson Piquet é racista com Lewis Hamilton por não aceitar que é inferior a ele

Ultimamente, ando um pouco estafada de comentar sobre episódios...
spot_imgspot_img

“Há ameaça contínua à população afrodescendente decorrente de um projeto de extermínio”

Representantes de Geledés-Instituto da Mulher Negra participaram entre a segunda-feira, 25, e esta sexta-feira, 29 de setembro, de uma agenda intensa de monitoramento e...

Camilo Cristófaro, 1º vereador de São Paulo a perder mandato por racismo, é investigado também por rachadinha

Na última terça-feira (19), uma sessão marcou a história da Câmara Municipal de São Paulo, quando determinou pela primeira vez a cassação de um vereador por...

‘Coisa de preto’ 2

Num país onde há racismo sem racistas, a cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) pela Câmara Municipal de SP é uma vitória a ser...
-+=