Crítica ao documentário “O Caso do Homem Errado”

Hoje fomos ver o filme de Camila de Moraes, O caso do homem errado, um desses filmes que todo cidadão, preto, branco, pobre, rico, deveria ver. É um documentário que trata do caso de um jovem negro do Rio Grande do Sul que foi assassinado pela polícia sob a acusação de ser bandido. Acontece que o jovem era um trabalhador, era honesto, era um marido, era um filho, era um amigo respeitado, amado, conhecido pelo caráter tranquilo e afetuoso. 

por Milena Britto no Negrice

Divulgação/ O Caso do Homem Errado

 

Mas o filme não existe só para dizer isso. O que faz o filme é mostrar por dentro da máquina a falência absoluta do estado na garantia à integridade física, moral, humana dos cidadãos que não têm pele clara, que não pertencem às classes dominantes. O estado falha não só porque não protege, mas, sobretudo, porque ele próprio mata.
Não é uma conta simples. O racismo em sua violência bruta é uma operação matemática que não cabe em nenhuma estatística pois é engolida por ela. Camila de Moraes consegue dar surpreendentes soluções estéticas a um conjunto de falas, depoimentos, reportagens sobre um caso que marcou a cidade de Porto Alegre na década de 80 e que se estende ao presente de forma crescente. Como se fôssemos nós a procurar nosso ente desaparecido, vamos mergulhando num caos perverso de mentiras e violências a partir dos fatos narrados por envolvidos no caso.
Toda a brutalidade do fato é colocada ali no desvendar da manipulação da polícia diante de um corpo abatido por policiais. O corpo vai crescendo durante o documentário, vai nos assombrando, vai se tornando um sujeito e ao final lhe é devolvida a dignidade que lhe roubaram, tornando-o um rapaz vivo e com o sonho de viver o seu casamento feliz e tranquilo.
Poucas vezes tenho visto um documentário tocar tão brilhantemente nesse tema que não cansamos de ouvir e de falar que é o racismo. Não existe um homem certo para ser assassinado pelo estado e, certamente, aquele homem que morreu brutalmente violado estava longe de ser alguém que pudesse correr esse perigo. Mas corria: era negro.
Sem cair em armadilhas moralistas que poderiam supervalorizar uma vida em relação a outras (afinal, para a sociedade “bandido bom é bandido morto”), o documentário é uma denúncia inteligente do perigo que correm os corpos fragilizados no sistema. A edição primorosa, o olhar, a abordagem e a poesia, que ao final chega ali em uma voz em off nos enchendo o coração de humanidade, fazem deste documentário uma obra rica para o cinema brasileiro.
Essa jovem diretora negra merece todos os prêmios que já ganhou e essa obra deve chegar a muito mais pessoas, sobretudo agora, sobretudo neste ano terrível que estamos tendo. Vejam e levem seu amigo, sua prima, seu vizinho, seu aluno, sua namorada, seu professor. O filme está em cartaz no cinema do museu só até quarta-feira.
Foto: Reprodução/ Negrice

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

para lembrar

Jovens contam como suas vidas no Rio mudaram com o passinho

  O passinho, um tipo de dança que que se...

“20 centavos, eu não pago não!” – Elza Soares apoia manifestações

Em show realizado no dia 15/06/2013 em Ribeirão Preto,...

Nota contra a violência policial: após protestos polícia realiza chacina na Maré

  As favelas da Maré foram ocupadas por diferentes unidades...

“Mate o Mc DaLeste”: O perigo da intolerância cultural

Game permite assassinar o funkeiro. “Comemorar a morte de...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=