CUIR- Filme e Experimento- América Latina

Em 14 dias de programação on-line e gratuita, mostra CUIR reúne 42 trabalhos que conectam o cinema independente e as artes visuais e retratam experiências de sexualidade, gênero, classe, raça, território e colonização

Em junho, uma pauta social relevante ganha especial projeção em todo o mundo: a da diversidade. O mês foi escolhido em referência ao episódio conhecido como rebelião de Stonewall, ocorrido em Nova York, em 1969. O levante do dia 28 alcançou repercussão mundial e se tornou determinante para a instituição do dia internacional do orgulho LGBT. Desde então, manifestações de classes e em áreas distintas passaram a ocupar com mais ênfase o debate público em prol da atenção aos direitos LGBT. No campo artístico, não é diferente. Um desdobramento disso são ações que transformam as artes como instrumento mobilizador, a exemplo da CUIR — FILME E EXPERIMENTO — AMÉRICA LATINA, que começa nesta segunda-feira (07).

Totalmente on-line e gratuita, a mostra reúne obras criativas dos diferentes circuitos do cinema independente e das artes visuais que retratam experiências de sexualidade e de gênero. Outras frentes também são contempladas na proposta artística dos 42 trabalhos que compõem a programação da CUIR, incluindo questões de classe, raça, território e colonização. Até o dia 20 de junho, a mostra apresenta visões artísticas da dissidência sexual e de gênero no subcontinente sul expressas em criações audiovisuais assinadas por mais de 30 artistas nascidos no Brasil e em outros seis países da América Latina: Chile, México, Colômbia, Argentina, Cuba e Uruguai. A CUIR exibirá produções organizadas em dez programas, além de uma série de debates, formada por oito encontros entre artistas, pesquisadores e pesquisadoras e o público. O primeiro deles será transmitido nesta quarta (9), às 19h, através do canal próprio no YouTube.

Conectada à pauta LGBTQIA+ está o trabalho do mineiro As Talavistas, coletivo independente de produção estética formado pelas artistas Marli Ferreira, Pink Molotov, Cafézin e Darlene Valentim, que fará na CUIR a estreia do longa-metragem “Sessão bruta”. A recente produção encena um jogo fílmico entre ficção e relato, piada e crítica, close e intimidade, presencial e remoto, expressando um ponto de vista coletivo sobre as experiências da transgeneridade, da travestilidade e da negritude, e também das artes. “Sessão bruta” é um desdobramento do curta “Pietá” (dir. Pink Molotov), sendo resultado de uma retomada colaborativa entre as integrantes do coletivo, e dirigido pelas artistas em parceria com a realizadora Gabriela Luíza, e com as artistas Dyony Moura, Duca Caldeira, Jô Arllen e Vidrynha. Além de trabalhar as questões de sexualidade e gênero, As Talavistas também balizam suas criações em torno da valorização das africanidades como resistência, sobretudo a partir de afirmar a presença e a força dos corpos negros.

Outro trabalho que fará sua estreia na CUIR é “Flutu-ação”, assinado por Marissa Lobo, Ani Ganzala Lorde, Jeisiekê de Lundu, em uma coprodução entre Brasil (BA) e Áustria. O curta criado pelas artistas para a CUIR, é um breve estudo do ritual da oferenda e suas derivações domésticas, corpóreas, visuais e espirituais. Entre os coletivos de artistas, destaca-se também a participação do Surto & Deslumbramento (PE), formado por André Antônio, Chico Lacerda, Fábio Ramalho e Rodrigo Almeida, e que exibirá pela primeira vez “O nascimento de Helena”, filme dirigido por Rodrigo, que é também integrante do coletivo @saquinhodelixo. Desde que foi criado, em 2012, o Surto & Deslumbramento tem na prática de cinefilia sua matéria-prima para tecer trabalhos cujas temáticas se relacionam com as vidas LGBTQI+.

Os integrantes do Surto & Deslumbramento indicaram para compor o programa a Anarca Filmes (RJ), que assina a criação “Usina-Desejo contra a Indústria do Medo”, uma peça interativa realizada para explorar as possibilidades do ambiente web em 2021. Outro destaque da cena brasileira cujo trabalho também se sustenta na pauta da diversidade está o da drag queen Uýra Sodoma (AM), conhecida como “uma árvore que anda”. Na CUIR, Uýra exibirá “Manaus, uma cidade na Aldeia” e dividirá uma grade temática com a multiartista Keila Serruya Sankofa (AM).

Entre as exibições internacionais, está uma reapresentação de “Ximena Cuevas: Identidade, Sexualidade e Política” da videoartista mexicana, Ximena Cuevas. Exibida no festival Videobrasil, em 2001, a seleção de oito filmes traz às telas a potência de um trabalho que mescla identidade, sexualidade e política. Além dessa seleção retrospectiva, a CUIR apresenta filmes premiados em festivais internacionais de relevância. Um exemplo disso é o longa “La noche”, vencedor do prêmio do júri na competição argentina do BAFICI, em 2016. Há também estreias como o trabalho “The Pandemia CUIR Chronicles 2021”, uma compilação de filmes montada especialmente para a mostra pelo artista mexicano Gómez Peña e o coletivo La Pocha Nostra. A mostra também recebe convidados da Argentina, da Colômbia e de Cuba, além de artistas representativos da produção contemporânea chilena, como MariaBasura, Felipe Rivas San Martín, Hija de Perra e Katia Sepúlveda.

Todas as obras convidadas e indicadas para a CUIR poderão ser vistas durante os 14 dias de programação diretamente na plataforma própria (@cuirfil.me), nas versões português e espanhol. Também serão promovidos debates com transmissão ao vivo pelo canal da mostra no YouTube (@encurtador.com.br/kAL16). Toda a programação é aberta e não são necessários cadastro e/ou inscrição prévios para acompanhar as atividades programadas. O projeto foi aprovado nos editais da Lei Aldir Blanc, no âmbito do estado de Minas Gerais. A produção é da proponente Ana Carolina Antunes e, a curadoria, do pesquisador e programador de cinema Luís Fernando Moura.

Sobre a CUIR

A CUIR exibirá produções artísticas em formatos diversos, entre a ficção, o ensaio, a performance, a videoarte e o videoclipe, em sua maioria de curta duração. O curador Luís Fernando Moura explica que emblema do “cuir” surge como “uma resposta das políticas, da pesquisa e das artes do sul global a maneiras de descrever dissidências sexuais e de gênero – ‘queer’ –, pondo em relação movimentos de resiliência, de afirmação e de invenção”. Em suas palavras, “a mostra nota como essa reação, expandindo limites da imaginação coletiva, explora aqueles do que se entende por filme, sendo incontornável aos rumos contemporâneos das artes e das histórias das poéticas, das culturas ou do ‘cinema’. Ao fim, o que se cria em imagem extravasa o projeto da sua própria descrição”, completa.

A proposta da CUIR consiste em apresentar um recorte de filmes produzidos no âmbito dessas redes de criação e promover diálogos em torno delas, valorizando traços de invenção e proposição artística e política. A mostra aposta na introdução de filmes originais e particulares, muitas vezes com circulação reduzida a circuitos locais, e em diálogos desdobrados a partir destes trabalhos, por meio de cartas brancas de curadoria e através de conversas com as realizadoras e realizadores.

Visões próprias e os processos criativos coletivos e em parcerias estão no centro de discussão do ciclo de conversas da CUIR — FILME E EXPERIMENTO — AMÉRICA LATINA. Os oito encontros programados vão reunir conjuntos de artistas com filmes em exibição para um bate-papo com o público e a participação de pesquisadoras e pesquisadores, com transmissão ao vivo no canal da CUIR. A série de conversas será aberta nesta quarta (09), às 19h, no encontro “Sobre a Mostra”. Ana Carolina Antunes, produtora da mostra; JoMaKA, pesquisador; e Luís Fernando Moura, curador da mostra, falarão sobre o projeto e a pesquisa que a originam a CUIR, além dos princípios artísticos e ideológicos a processos, descobertas e desenho apresentado.

Programas

Residir e celebrar na borda do pavio

artista/coletivo convidado: As Talavistas & Gabriela Luíza (Brasil)

artista/coletivo indicado: Jô Arllen, Tiago Mata Machado, Joacélio Batista e Duca Caldeira (Brasil)

“Pietà”, dir. Pink Molotov, MG, 2020, 5’

“Sessão bruta”, dir. As Talavistas & Gabriela Luíza, MG, 2021

“Jovid-19”, dir. Jô Arllen, MG, 2020, 2’

“Os residentes”, dir. Tiago Mata Machado, MG, 2010, 133’

“O manual da zueira sem noção”, dir. Joacélio Batista, MG, 2020, 16’

“Clandestyna”, dir. Duca Caldeira, RJ, 2019, 22’

Documento, artefato maricas

artista/coletivo convidado: Felipe Rivas San Martín (Chile)

artista/coletivo indicado: Hija de Perra, Wincy Ortega e Perdida (Chile)

“Ideología”, dir. Felipe Rivas San Martín, Cristian Cabello, Chile, 2010, 5’

“Poética tecnobarroca del archivo homosexual – Santiago, 1973”, dir. Felipe Rivas San Martín, Chile, 2020, 10′

“Poética tecnobarroca del archivo homosexual – Barcelona, 1977”, dir. Felipe Rivas San Martín, Chile/Espanha, 2021, 12′

“Niño Bien”, de Wincy Oyarce, Chile, 2013, 9′

“Indecencia Transgénica – Indecencia Trance”, de Hija de Perra, Perdida, Wincy Oyarce, Chile, 2012, 5′

Videografia obstinada do cinema mentira

artista/coletivo convidado: Ximena Cuevas (México)

artista/coletivo indicado: Ricardo Nicolayewsky (México)

“Natural Instincts”, dir. Ximena Cuevas, México, 1999, 3′

“Contemporary Artist”, dir. Ximena Cuevas, México, 1999, 5′

“El diablo en la piel”, dir. Ximena Cuevas, México, 1997, 5′

“Cuerpos de papel”, dir. Ximena Cuevas, México, 1997, 4′

“La puerta”, dir. Ximena Cuevas, México, 2000, 5′

“Medias mentiras”, dir. Ximena Cuevas, México, 1995, 36′

“Alma gemela”, dir. Ximena Cuevas, México, 1982-1999, 2′

“Staying Alive”, dir. Ximena Cuevas, México, 1999, 3′

“Lost Portraits”, dir. Ricardo Nicolayewsky, México/EUA, 1982-1985, 57’

Tecnologias de exploração: aspirador de pó, luva, cardume

artista/coletivo convidado: Katia Sepúlveda (Chile)

artista/coletivo indicado: Marissa Lobo (Brasil (BA)/Áustria), Ani Ganzala Lorde (Brasil -BA), Jeisiekê de Lundu (Brasil -BA)

“Post Porn Infinite”, dir. Katia Sepúlveda, Chile/México, 2010-2011, 16’26”

“Wish”, dir. Katia Sepúlveda, Chile/Alemanha, 2015, 8’54”

“Flutu-ação”, dir. Marissa Lobo, Ani Ganzala Lorde, Jeisiekê de Lundu, Brasil (BA)/Áustria, 2021, 07’41”

Cinema se expande a cada fim de festa

artista/coletivo convidado: Surto & Deslumbramento (Brasil)

artista/coletivo indicado: Anarca Filmes (Brasil)

“Mama”, dir. André Antônio, Brasil (PE), 2012, 21’

“Cadê meu dorflex #2 – O sonho de ouro”, dir. Surto & Deslumbramento, Brasil (PE), 2015, 8′

“O nascimento de Helena”, dir.Rodrigo Almeida, Brasil (PE/RN), 2021, 11′

“AFETADAS”, dir. JEAN, Brasil (PE), 2021, 20

“Usina-Desejo contra a Indústria do Medo”, dir. Anarca Filmes, Brasil (RJ), 2021, duração variada

Noturna avança a aliança

artista/coletivo convidado: Edgardo Castro (Argentina)

artista/coletivo indicado: Edgardo Castro (leitor) / (Argentina)

“La noche”, dir. Edgardo Castro, Argentina, 2016, 135′

“Leituras para La noche: Actuar es un vínculo”, dir. Edgardo Castro, Argentina, 2021, 3′

Exterminada no corpo a cruzada nacional

artista/coletivo convidado: Nadia Granados (Colômbia)

artista/coletivo indicado: Guillermo Gómez-Peña & La Pocha Nostra (México)

“Dale papito’, dir. Nadia Granados, Colômbia, 2012, 3′

“Borderhole”, dir. Nadia Granados, Amber Bemak, Colômbia/México, EUA, 2017, 14′

“Gómez Peña & La Pocha Nostra present: The Pandemia CUIR Chronicles 2021”, dir. Gómez Peña & La Pocha Nostra, México/Noruega/Estados Unidos, 2021

Corpos-árvore nascem de costas

artista/coletivo convidado: Uýra Sodoma (Brasil)

artista/coletivo indicado: Keila Serruya Sankofa (Brasil)

“Manaus, uma cidade na Aldeia”, dir. Uýra Sodoma, Brasil (AM), 2020, 6′

“SEM NOME / SEM (cem) MORTOS”, dir. Keila Serruya Sankofa, Brasil (AM), 2019, 3′

“Ancestralidade de terra e planta”, dir. “Keila Serruya Sankofa, Brasil (AM), 2018-2021, 5′

Programa com legendagem descritiva para pessoas com deficiência auditiva

A hora de fuder com vossa história

artista/coletivo convidado: MariaBasura (Chile)

artista/coletivo indicado: JorgeTheObscene (Chile)

“Fuck the Fascism: Roma”, dir. MariaBasura, Chile/Itália, 2017, 12′

“Fuck the Fascism: Avance de ‘El cruce de dos mundos’”, dir. MariaBasura, Chile/Argentina/Espanha, 2019, 10′

“The MultiVerse in a MouthFuck”, dir. JorgeTheObscene, Chile/Alemanha, 2019, 21′

Estudos com vampiros, pernas ou pênis etc.

Curadoria amiga: Maria Nela Lebeque Hay (Cuba)

artista/coletivo indicado: Damián Sainz Edwards, Roger Gutiérrez, Domenica Pioli, Sofía Martínez e Raidel Araoz

“Close Up”, dir. Damián Sainz Edwards, Roger Gutiérrez, Cuba, 2008, 22’

“Pelo de gate”, dir. Domenica Pioli, Sofía Martínez, Uruguai, 2018, 3′

“Arquetipos”, dir. Raydel Araoz, Cuba, 2010, 6′

“Piernas”, dir. Sofía Martínez, Uruguai, 2018, 2′

Serviço

CUIR – FILME E EXPERIMENTO – AMÉRICA LATINA

07 a 20 de junho de 2021

on-line | cuirfil.me | gratuita

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Saudável: Michelle Obama participa de sessão de exercícios

Michelle Obama participou de uma sessão de exercícios, que...

Estilo Negro

Estilo negro. Inscrições abertas para o Curso de Entrelaçamento....

Miss Universo: África do Sul

A Miss África do Sul, Bokang Montjane, de 24...

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista. Rihanna gostou...

para lembrar

spot_imgspot_img

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Por que Bob Marley é um ícone dos direitos humanos

Ao se apresentar em junho de 1980 na cidade alemã de Colônia, Bob Marley já estava abatido pela doença. Ainda assim, seu carisma fascinou...

‘Ah, se não Fosse o Ilê Aiyê’: bloco afro mais antigo do país celebra 50 anos de resistência e pioneirismo

Se o bloco afro mais antigo do país enfrentou resistência ao desfilar pelo circuito de Carnaval de Salvador (BA) pela primeira vez, em 1975,...
-+=