Cultura afro-brasileira é tema de encontro para educadores

Por: Paula Peres

Cem coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino participam, até quarta-feira (29), da qualificação oferecida em parceria com a Seduc-MT e Canal Futura

 

Contribuir para universalizar a formação de crianças, jovens e educadores para o conhecimento e reconhecimento do patrimônio da cultura afro-brasileira. É com este objetivo que teve início, nesta segunda-feira (27/09), o projeto A cor da cultura. Idealizado pelo Canal Futura, é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e secretarias municipais de educação. Até a próxima quarta-feira (29), 100 coordenadores pedagógicos de todas as escolas municipais de Várzea Grande participam da qualificação que ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, em período integral.

Esta é uma oportunidade para que fortaleçamos as ações relacionadas às questões étnico-raciais que já estão sendo colocadas em prática na Rede Municipal de Ensino em atendimento à legislação que prevê a inclusão, no currículo oficial, da temática histórica e cultural afro-brasileira, informa o secretário municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande, Wilton Coelho Pereira. Em novembro, as unidades de ensino realizarão a culminância dessas atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrada dia 20.

A coordenadora de Gestão Escolar da Smec/VG, Wilma Garcia, explica que o projeto A cor da cultura traz formas práticas de abordagem da temática em sala de aula, disponibilizando kits que orientam os educadores. Sobre a participação exclusiva de coordenadores pedagógicos, ela explica que eles serão os multiplicadores do conhecimento aprendido. Assim como Várzea Grande, Cuiabá também recebe as orientações do projeto que valoriza a cultura afro-brasileira.

A representante do Canal Futura, Maria Correia, conta que, além das cidades mato-grossenses, estão sendo qualificados educadores do Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e Paraná. Estamos trabalhando com a capacitação direta de três mil professores. Contudo, acreditamos que esse número chegará a 15 mil, uma vez que esses participantes serão os multiplicadores do projeto em suas escolas.

Ela esclareceu que o A cor da cultura é um curso dividido em fases presenciais e não presenciais. Com uma carga horária total de 40 horas e previsão de término para 2011, propõe a discussão do tema, elaboração de plano de trabalho em sala de aula, momento para troca de experiências e a avaliação dos educadores participantes. Ele (projeto) é mais um item na formação dos professores. E, para que isso ocorra com êxito, as escolas receberão kits com vídeos, músicas e textos que abordam a história e a cultura africanas e a sua influência na formação da nossa sociedade.

Entre os temas que deverão ser trabalhados de forma interdisciplinar nas salas de aula estão: a valorização do múltiplo; a luta pela equidade, valorizando as diferenças; reconhecimento do racismo, opondo-se a ele; estabelecimento do diálogo entre todos, e a caminhada para além do senso comum.

 

Fonte: Jusbrasil

+ sobre o tema

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

STJ suspende todas liminares do Enem e Sisu

As liminares concedidas em todo o país garantindo...

Cai qualidade das escolas estaduais do Grande ABC

Por: Camila Galvez     O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação...

Sancionada lei que prevê apoio a indígenas na educação superior

O apoio ao acesso de povos indígenas ao ensino...

para lembrar

Projeto leva carimbós a alunos da rede pública

A Amazônia é quase uma entidade. Estende-se por...

Prazo para pedir correção invertida do Enem termina nesta sexta-feira

Sistema ficará no ar até as 23h59. Cabeçalhos do...

ProUni encerra inscrições nesta terça para 123 mil bolsas de estudo

Programa oferece mais de 123 mil bolsas em universidades...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=