Cultura afro-brasileira é tema de encontro para educadores

Por: Paula Peres

Cem coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino participam, até quarta-feira (29), da qualificação oferecida em parceria com a Seduc-MT e Canal Futura

 

Contribuir para universalizar a formação de crianças, jovens e educadores para o conhecimento e reconhecimento do patrimônio da cultura afro-brasileira. É com este objetivo que teve início, nesta segunda-feira (27/09), o projeto A cor da cultura. Idealizado pelo Canal Futura, é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e secretarias municipais de educação. Até a próxima quarta-feira (29), 100 coordenadores pedagógicos de todas as escolas municipais de Várzea Grande participam da qualificação que ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, em período integral.

Esta é uma oportunidade para que fortaleçamos as ações relacionadas às questões étnico-raciais que já estão sendo colocadas em prática na Rede Municipal de Ensino em atendimento à legislação que prevê a inclusão, no currículo oficial, da temática histórica e cultural afro-brasileira, informa o secretário municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande, Wilton Coelho Pereira. Em novembro, as unidades de ensino realizarão a culminância dessas atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrada dia 20.

A coordenadora de Gestão Escolar da Smec/VG, Wilma Garcia, explica que o projeto A cor da cultura traz formas práticas de abordagem da temática em sala de aula, disponibilizando kits que orientam os educadores. Sobre a participação exclusiva de coordenadores pedagógicos, ela explica que eles serão os multiplicadores do conhecimento aprendido. Assim como Várzea Grande, Cuiabá também recebe as orientações do projeto que valoriza a cultura afro-brasileira.

A representante do Canal Futura, Maria Correia, conta que, além das cidades mato-grossenses, estão sendo qualificados educadores do Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e Paraná. Estamos trabalhando com a capacitação direta de três mil professores. Contudo, acreditamos que esse número chegará a 15 mil, uma vez que esses participantes serão os multiplicadores do projeto em suas escolas.

Ela esclareceu que o A cor da cultura é um curso dividido em fases presenciais e não presenciais. Com uma carga horária total de 40 horas e previsão de término para 2011, propõe a discussão do tema, elaboração de plano de trabalho em sala de aula, momento para troca de experiências e a avaliação dos educadores participantes. Ele (projeto) é mais um item na formação dos professores. E, para que isso ocorra com êxito, as escolas receberão kits com vídeos, músicas e textos que abordam a história e a cultura africanas e a sua influência na formação da nossa sociedade.

Entre os temas que deverão ser trabalhados de forma interdisciplinar nas salas de aula estão: a valorização do múltiplo; a luta pela equidade, valorizando as diferenças; reconhecimento do racismo, opondo-se a ele; estabelecimento do diálogo entre todos, e a caminhada para além do senso comum.

 

Fonte: Jusbrasil

+ sobre o tema

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos...

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas...

para lembrar

Inscrições para o Enem são prorrogadas devido às chuvas no Nordeste

Governadores de Pernambuco e Alagoas fizeram o pedido ao...

Coronavírus: Governo avalia adiar o Enem

Hipótese de que o Exame possa ficar para 2021...

Historiador cabo-verdiano defende que ideias de Cabral continuam “completamente atuais”

O historiador cabo-verdiano Lourenço Gomes defendeu, no âmbito de...
spot_imgspot_img

Fuvest encerra período de inscrições para vestibular 2025 nesta terça e alerta para problema com emissão de boleto

As inscrições para o vestibular 2025 da Fuvest, que seleciona estudantes para cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), podem ser feitas até as...

Inscrições para vestibular da Unesp se encerram nesta quinta-feira; são 6.596 vagas em 24 cidades do estado de SP

As inscrições para o vestibular 2025 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) podem ser feitas até esta quinta-feira (10). O exame oferece 6.596 vagas em...

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. A edição tem mais de...
-+=