Curso apresenta fundamentos para pesquisa acadêmica

Atividade prática pretende explicar técnicas e fundamentos importantes para desenvolvimento de projetos acadêmicos

Por Vinicius Martins, no Alma Preta 

Divulgação/Coletivo Di Jejê

No dia 4 de fevereiro, sábado, o Coletivo Di Jejê organiza o primeiro curso presencial do mês, focado na escrita de projetos de pesquisa acadêmica. A atividade acontece na Casa Comunitária Coletivo Di Jejê, localizada na rua Caetano Gonçalves, número 75, das 10h às 16h. As inscrições podem ser feitas aqui até o dia 3 de fevereiro.

O curso oferece 15 vagas e os participantes receberão uma apostila como material de apoio e terão direito à certificação. A prática consiste em apresentar as etapas fundamentais para um projeto de pesquisa: a utilidade e importância do referencial teórico, métodos de pesquisa como a coleta e análise de dados, a elaboração de justificativa, relevância, hipóteses e objetivos, formas de delimitar um tema, caminhos para formular um problema e como levantar dados nas bases da Capes da Scielo, entre outras etapas.

Jaqueline Conceição, articuladora do Di Jejê e responsável pelo curso, explica que a atividade pode ampliar a base dos pesquisadores para a produção científica. “O curso pretende dar base para que pesquisadores consigam desenvolver pesquisas e dialogar com a metodologia e a linguagem da acadêmica. Entender um pouco mais o processo de formação do pesquisador e como se constrói um projeto de pesquisa”.
Além de ser aberto a todos os públicos, a prática ainda conta com um foco especial para pesquisadores(as) negros e negras. Jaqueline Conceição avalia que existem alguns entraves nos campos de pesquisa sobre negritude no país.

“Uma das maiores dificuldades que os pesquisadores negros têm no Brasil em produzir pesquisa é conseguir achar um referencial e uma metodologia de pesquisa que se encaixe com seu objeto de pesquisa, porque há poucas produções acadêmicas sobre a negritude, sobre os negros no Brasil comparado a outros campos”, afirma.

Os conhecimentos ministrados na atividade são voltados para pessoas que estão iniciando a vida acadêmica e não têm familiaridade com as regras técnicas da linguagem acadêmica.

“A maior dificuldade de elaborar um projeto de pesquisa é entender exatamente o que é o campo. Um bom pesquisador leva em média cinco anos para ser formado, que é o período da graduação”, explica Jaqueline Conceição.

Serviço

Curso Presencial “Escrevendo Projetos de Pesquisa”
Data: 04 de Fevereiro de 2016
Local: Casa Comunitária Coletivo Di Jejê / Rua Caetano Gonçalves, 75 (Chora Menino/São Paulo – Santana/ Próximo a Linha Azul)
Horário: 10hs as 16hs
Valor: 57,00
Vagas: 15 lugares

Clique aqui para se inscrever!

Cronograma

10hs – Café
10h30m – Roda de apresentação
11h – Etapas do projeto de pesquisa
12h – Por quê e para quê usamos referencial teórico
13h – 14h – Almoço
14h – Metodologia de pesquisa: coleta e análise de dados
15h – Levantamento bibliográfico ou estado da arte
16h- Encerramento

Observações: 1. Esse é um curso focado em pesquisadoras e pesquisadores pret@s, mais é aberto a todos os públicos. 2. Esse curso também é destinado a quem está iniciando a vida acadêmica e não manja nada do tecnicismo da acadêmia. 3. Esse é um curso prático, venha disposto a discutir e debater, além de vivenciar dinâmicas em grupo. 4. Curso com certificação e apostila impressa. 5. Almoço e café, inclusos no valor da inscrição.

+ sobre o tema

Sindicato cria disque denúncia para combater trabalho infantil e exploração sexual de crianças

Sindicato cria disque denúncia para combater trabalho infantil e...

Nota pública sobre a aprovação da Lei 12696/12

  PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS   NOTA PÚBLICA DO CONANDA Sobre...

Juventude é engajada, solidária e generosa; Educação é que parou na era industrial

Entrevista a Jô Húngaro Caminhos para a Política Cidadã no século...

Prouni abre inscrições nesta quinta para mais de 144 mil bolsas

Prazo termina às 23h59 de segunda-feira, dia 21 de...

para lembrar

Livro Popular – incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para 2012

Cultura: incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para...

Livro – ‘Griot’ narra conflitos religiosos

Livro infanto-juvenil narra as dores e os desafios de...

MEC amplia currículo alternativo para tirar ensino médio público da crise

Reprovação é a mais alta desde 1999, segundo divulgou...

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade NILMA LINO...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=