Curso: O que é Geração Tombamento?

A estética e a política do movimento são tema de curso online

Por Solon Neto publicado em Alma Preta

Texto e imagens / Solon Neto

A discussão acerca dos limites que definem a chamada “Geração Tombamento” é recorrente em ambientes de militância do movimento negro. Esse debate costuma levantar problemas relacionados com a sociedade de consumo e o processo de empoderamento. Próxima da estética apresentada pelo Afro-Futurismo, movimento artístico que imagina um mundo pós racial, a geração tombamento é marcada pela inovação, a arte, a dança e a música. As inscrições podem ser feitas aqui.

Por um lado, se pensa que os acessórios, tranças, roupas e maquiagens de cores vibrantes, além da atitude confiante, são sinais de uma adesão à sociedade de consumo, uma espécie de empoderamento às avessas que relativizaria demais os aspectos de classe.

Por outro, apontam a incompreensão desse processo como benefício estético e político, de auto aceitação e superação de estereótipos. Um passo que não ignora as contradições do capitalismo e flerta com suas estratégias de consumo para a construção de uma identidade independente e questionadora.

Para Jaqueline Conceição, coordenadora do Coletivo Di Jejê, os motivos para a escolha dessa temática para um curso são evidentes. Para ela, a escolha se justifica pois: “Os processos de articulação entre juventude e cultura, evidenciando a dimensão política da estética são uma prática juvenil, e não é diferente para a juventude negra”.

A coordenadora do projeto acredita que a discussão é uma forma de incentivar a reflexão não só sobre o tema, mas também sobre o desenvolvimento do pensamento dessa nova geração, que em parte é representada pela estética do “tombamento” e precisa reconhecer sua diversidade. “Precisamos pensar os processos de organização, articulação e resistência que a juventude negra vem desenvolvendo na atualidade. Esse é um curso sobre a juventude negra, sobre uma parte da juventude negra, porque nossa juventude é diversa, e diversidade é uma característica dos africanos, seja no continente seja na diáspora”.

Curso online sobre Geração Tombamento

Desenvolvido para a plataforma de ensino Moodle, o curso “Geração Tombamento” se dará em ambiente virtual de aprendizagem, possibilitando que as participantes acessem o conteúdo dentro de sua disponibilidade e rotina.

Renata Prado (foto abaixo), pedagoga, produtora cultural, pesquisadora e ativista do movimento negro, será a tutora do curso. Considerada uma das precursoras do movimento estético em São Paulo, é organizadora da festa Batekoo, um dos espaços já icônicos de manifestação da geração tombamento na capital paulista e outras cidades brasileiras.

O curso ministrado por Renata discutirá o surgimento do conceito de Geração Tombamento, assim como pressupostos teóricos e pesquisas do tema com o objetivo de desmistificar e informar sobre o assunto.

“Qualquer discussão que se proponha a desconstruir paradigmas e superar estigmas é um avanço contra a opressão e exploração. Há uma leitura muito rasa e de senso comum sobre o que se denomina senso comum”, afirmou a coordenadora Jaqueline Conceição.

Os cursos do Coletivo Di Jejê são ministrados por mulheres negras e para mulheres negras. Segundo a coordenadora, devido às necessidade e diferenças trazidas pelo Feminismo Negro. Para ela, “o maior desafio para o Feminismo Negro é ampliar e consolidar seu campo de estudo. Muitas militantes feministas fazem piada com o termo Geração Tombamento, ridicularizando essa expressão juvenil, e isso ao meu ver, precisa ser revisto, afinal feminismo negro para quem, somente para as negras acadêmicas?”.

SERVIÇO:
Curso online: “Geração Tombamento” – Coletivo Di jejê
Ficha de Inscrição: 
https://goo.gl/z1bKrZ
Data do curso: Entre 28 de Fevereiro e 30 de Março de 2017
Local: online
Investimento: R$60,00

+ sobre o tema

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

Unesco e Brasil criam programa para ensino da história africana

A Organização das Nações Unidas para Educação, a...

As falhas no Enem e os interesses que se movem nos bastidores

"Prova do Enem é tecnicamente sustentável sob todos os...

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

para lembrar

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...

Bibliotecas Comunitárias contra o analfabetismo funcional

Por: Kátia Ferraz   A liberdade, a prosperidade e...

Professores da rede pública poderão fazer curso nos EUA

Boa notícia para os professores de Língua Inglesa da...

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...
spot_imgspot_img

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...

Encontro anual do SETA definiu ações e estratégias para uma educação antirracistae emancipatória.

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou do planejamento anual Projeto SETA  (Sistema de Educação Por Uma Transformação Antirracista) em Paraty, Rio de Janeiro....
-+=