Curta baiano Odoyá é selecionado para o Festival Nacional Cine.ema

Produção integra a mostra que reúne trabalhos com foco na preservação ambiental

FONTEPor Romário Almeida, enviado ao Portal Geledés
Jana, concha e clione (Foto: Divulgação)

O curta-metragem baiano Odoyá, de Cristhyane Ribeiro e Victor Cayres, é um dos 16 selecionados para o Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, o Cine.Ema.  O Festival acontece presencialmente entre os dias 18 e 22 de setembro em Vargem Alta/ ES e conta também com uma mostra online  de 17 de setembro a 18 de outubro que exibe as produções com foco na preservação ambiental e conscientização infantil. A obra foi uma das escolhidas entre 299 filmes de todo o território nacional e pode ser premiada através de voto popular.

O curta mostra a relação da menina Jana com sua avó, Aduke, e os ensinamentos da mais velha sobre o cuidado com a natureza. Após salvar um peixe “diferente”, a garota recebe uma concha que lhe permite respirar debaixo d’água e descobrir a importância de preservar o meio ambiente.

Victor Cayres, roteirista do curta, explica como surgiu a obra. “A ideia de Odoyá surgiu de Cristhyane Ribeiro, da Sinergia Games que tem uma linha de jogos relacionados à cultura de matriz africana, com uma perspectiva de possibilitar uma maior representatividade e fomentar a educação. Ela, Joe Santos e eu nos juntamos para desenvolver esse universo ficcional e reunimos nossas três empresas na coprodução do projeto”, conta.

O curta possui ainda uma continuação em game com a temática da preservação ambiental, que será lançado em breve. O projeto foi financiado com recursos do FSA através do BRDE pelo Edital 07 – Narrativas Transmídia para a infância do Programa Audiovisual Gera Futuro lançado pela Secretaria de audiovisual do Ministério da Cultura em 2018.

Ficha Técnica

Direção: Cristhyane Ribeiro e Victor Cayres

Argumento e Roteiro: Victor Cayres

Produção executiva: Victor Cayres

Direção de Arte: Joe Santos

Conceito visual ilustração e modelagem de cenários e personagens: Joe Santos

Diretor de animação: Leonardo Silva

Rigger: Flavio Castello

Gravação das vozes: Estúdio BASE e Estúdio JS

Supervisão de Som (dublagem): Eduardo Joffily Ayrosa

Técnico de Som: Daniel Suino

Trilha Original: Heitor Dantas e Marcos Santos

Ruído de sala e Mixagem: Heitor Dantas

Jana: Ariane Souza

Clione: Ariane Souza

Aduke: Rejane Maya

Serena: Clara Paixão

Soldado: Victor Cayres

Iemanjá: Maria Souza 

Animação e pós-produção: Mantra Filmes

Animadores: Dandara de Oliveira, Willian Licarião, Fernanda Dattoli, Tiago Santos

Pós-produção e Efeitos Visuais: Lucas Ferraz

Produtora de Linha: Geisa Andrade

Universo transmídia criado por Cristhyane Ribeiro, Joe Santos e Victor Cayres a partir do jogo Lodô: a filha de Iemanjá, da Sinergia Games. Uma produção Unique Entretenimento Digital, Sinergia Games e Victor Cayres: Soluções Lúdicas e Narrativas Transmídia.

-+=
Sair da versão mobile