CUT, Força e UGT promovem Oficina

Fonte: Afropress

S. Paulo – Cerca de 40 dirigentes sindicais ligados à CUT, Força Sindical e UGT participaram nesta quarta-feira (30/09) da Oficina de Capacitação Sindical para a Defesa de Cláusulas para a Promoção da Igualdade de Oportunidades para Trabalhadores Negros, promovida pelo Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (INSPIR).

 

A Oficina foi aberta pela manhã, no Secretariado dos Trabalhadores no Comércio, na Rua Formosa, Centro de S. Paulo, com a presença de Victor Baes, secretário geral da Central Sindical Americana (CSA), uma das centrais internacionais que, juntamente com AFL-CIO – apóia o INSPIR e dirigentes das três Centrais.

 

Participaram da mesa de palestras e exposições, a ex-coordenadora da Comissão do Negro e Assuntos Anti-Discriminatórios da OAB/SP, advogada Carmem Dora de Freitas Ferreira, o jornalista Dojival Vieira, editor de Afropress e a presidente do Conselho da Comunidade Negra do Estado de S. Paulo e da Coordenação Especial do Negro da Prefeitura paulistana, respectivamente, Elisa Lucas e Maria Aparecida de Laia.

 

Segundo a presidente do INSPIR, Cleonice Caetano, também coordenadora da Secretaria da Diversidade do Sindicato dos Comerciários, a proposta é preparar os dirigentes sindicais para a defesa de cláusulas que garantam igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, diante do quadro de exclusão e de discriminação flagrante dos trabalhadores negros. “Vamos continuar preparando os dirigentes sindicais as negociações de cláusulas que combatam a discriminação e garantam igualdade de oportunidades”, disse Caetano.

 

Com esse mesmo objetivo já foram realizadas Oficinas semelhantes em Salvador, Recife e Brasília. As próximas estão previstas para Belém, no Pará, e Santiago, no Chile, envolvendo trabalhadores de toda a América Latina.

Matéria original

 

+ sobre o tema

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

para lembrar

Faculdade de Direito da UFRJ aprova concessão de título de doutor honoris causa a Nei Lopes

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio...

Deputados acusam Enem de ‘doutrinação’ por abordar feminismo

Bolsonaro e Feliciano condenaram questão que trazia texto de...

MEC anulará mudanças polêmicas em edital de livros e culpa gestão Temer

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, anunciou na...

Unb oferece curso preparatório para candidatos negros à Pós-Graduação

Inscrições vão de 25 de fevereiro a 1º de...
spot_imgspot_img

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançará na próxima terça-feira, 18, a plataforma Antonieta de...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...
-+=