Daiane alega desconhecimento e afirma ser vítima da estética

Fonte: Folha de São Paulo-

Ginasta vê similaridade com Maurren ao se submeter a aplicação de enzimas

A vaidade colocou a ginasta Daiane dos Santos na rota dos atletas flagrados no doping.

 


Ao falar ontem pela primeira vez desde que o caso se tornou público, ela se colocou em patamar semelhante ao de duas estrelas do país pegas no doping: a saltadora Maurren Maggi e a jogadora de vôlei Jaqueline.

Isso porque a ginasta gaúcha alegou ter submetido seu corpo a aplicações de enzimas com o diurético proibido furosemida por causa da estética, em tratamento contra gordura localizada. “Eu não estava gostando da minha aparência. Tinha feito duas cirurgias no joelho. E ficar sem poder saltar e pular alterou minhas medidas, especialmente no abdome. Por isso decidi fazer o tratamento estético.”

Sem citar o nome da esteticista, ela falou que o caso é parecido com os de Maurren e Jaqueline. A saltadora foi pega em 2003, com clostebol, e alegou que o esteroide veio de pomada cicatrizante usada após depilação. Já Jaqueline, pega em 2007, às vésperas do Pan, com sibutramina, disse que o estimulante veio de chá verde que bebeu para combater celulite.

Mas Daiane, 26, diz que a similaridade para aí. “O que difere meu caso do delas é que eu não estava apta para competir.”

A atleta fez mea-culpa, alegando, como Maurren e Jaqueline, falta de informação e desatenção. E disse que só conheceu a furosemida após o resultado do teste feito em 2 de julho, no qual ditou ao responsável pela coleta os medicamentos que os médicos lhe descreviam via telefone. “Não sabia. Tanto que, depois, fiz outra aplicação.”

Daiane diz que soube do doping por e-mail enviado pela Federação Internacional de Ginástica em 3 de outubro, um dia após o Rio ser eleito sede da Olimpíada de 2016. “Não fiz para emagrecer, tanto que tinha 45 kg na época [entre junho e agosto] e estou com 45,5 kg. E não é só a carreira, e sim a minha honra, é questionada agora”, falou ela, acompanhada de seu advogado, Cristian Rios.

O defensor enviará nos próximos dias à FIG a justificativa de Daiane, solicitando que ela seja ouvida pela comissão instaurada para o caso. À espera do desfecho, a atleta ainda não tem previsão de voltar a atuar.

Matéria original

+ sobre o tema

OAB-BA repudia a infame afirmação de Mauro Ricardo sobre volta do Pelourinho

    Ontem este blogue produziu uma nota registrando a declaração do ex-secretário...

Fertilização ‘in vitro’ com três pais está em debate nos EUA

Os especialistas não vão se manifestar sobre as questões...

Comitê da ONU faz sugestões ao Brasil

Fonte: lista [email protected]       O Comitê de Direitos Econômicos Sociais e...

150 milhões de meninas sofreram agressão sexual no mundo

A saúde e a vida de milhões...

para lembrar

55 anos da voz: Relembre grandes performances de Whitney Houston

Whitney Elizabeth Houston nasceu dia 9 de agosto de...

Em novo videoclipe, Childish Gambino transforma Beyoncé e Kanye West em cartoons

Childish Gambino lançou clipe em que outros artistas se...

Teatro Experimental do Negro – TEN

1944/1961 - Rio de Janeiro RJ Histórico Idealizado, fundado e dirigido...

‘O Caso do Homem Errado’: Demorou 34 anos para mulheres negras voltarem aos cinemas no Brasil

Um homem negro confundido com bandido e morto pela Polícia...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na manhã deste domingo (8), completando o percurso de 42,195 quilômetros pela cidade americana em duas...

Ouro para o Brasil: Rebeca Andrade é bicampeã no salto no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Mundial de Ginástica no salto. A brasileira, atual campeã olímpica, superou a norte-americana Simone Biles, que...
-+=