Daiane alega desconhecimento e afirma ser vítima da estética

Fonte: Folha de São Paulo-

Ginasta vê similaridade com Maurren ao se submeter a aplicação de enzimas

A vaidade colocou a ginasta Daiane dos Santos na rota dos atletas flagrados no doping.

 


Ao falar ontem pela primeira vez desde que o caso se tornou público, ela se colocou em patamar semelhante ao de duas estrelas do país pegas no doping: a saltadora Maurren Maggi e a jogadora de vôlei Jaqueline.

Isso porque a ginasta gaúcha alegou ter submetido seu corpo a aplicações de enzimas com o diurético proibido furosemida por causa da estética, em tratamento contra gordura localizada. “Eu não estava gostando da minha aparência. Tinha feito duas cirurgias no joelho. E ficar sem poder saltar e pular alterou minhas medidas, especialmente no abdome. Por isso decidi fazer o tratamento estético.”

Sem citar o nome da esteticista, ela falou que o caso é parecido com os de Maurren e Jaqueline. A saltadora foi pega em 2003, com clostebol, e alegou que o esteroide veio de pomada cicatrizante usada após depilação. Já Jaqueline, pega em 2007, às vésperas do Pan, com sibutramina, disse que o estimulante veio de chá verde que bebeu para combater celulite.

Mas Daiane, 26, diz que a similaridade para aí. “O que difere meu caso do delas é que eu não estava apta para competir.”

A atleta fez mea-culpa, alegando, como Maurren e Jaqueline, falta de informação e desatenção. E disse que só conheceu a furosemida após o resultado do teste feito em 2 de julho, no qual ditou ao responsável pela coleta os medicamentos que os médicos lhe descreviam via telefone. “Não sabia. Tanto que, depois, fiz outra aplicação.”

Daiane diz que soube do doping por e-mail enviado pela Federação Internacional de Ginástica em 3 de outubro, um dia após o Rio ser eleito sede da Olimpíada de 2016. “Não fiz para emagrecer, tanto que tinha 45 kg na época [entre junho e agosto] e estou com 45,5 kg. E não é só a carreira, e sim a minha honra, é questionada agora”, falou ela, acompanhada de seu advogado, Cristian Rios.

O defensor enviará nos próximos dias à FIG a justificativa de Daiane, solicitando que ela seja ouvida pela comissão instaurada para o caso. À espera do desfecho, a atleta ainda não tem previsão de voltar a atuar.

Matéria original

+ sobre o tema

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos...

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas...

para lembrar

Escolas de SP não precisarão cumprir 200 dias letivos

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo liberou...

ONU escuta estudantes para decidir como aplicar o direito das crianças na internet

Imagine realizar um amplo debate internacional sobre os direitos...

Professores da rede pública poderão fazer curso nos EUA

Boa notícia para os professores de Língua Inglesa da...

Adeola: mulheres negras se vestem de princesas pelo ensino de África nas escolas

A educação é fundamental para o desenvolvimento e a...
spot_imgspot_img

Fuvest encerra período de inscrições para vestibular 2025 nesta terça e alerta para problema com emissão de boleto

As inscrições para o vestibular 2025 da Fuvest, que seleciona estudantes para cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), podem ser feitas até as...

Inscrições para vestibular da Unesp se encerram nesta quinta-feira; são 6.596 vagas em 24 cidades do estado de SP

As inscrições para o vestibular 2025 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) podem ser feitas até esta quinta-feira (10). O exame oferece 6.596 vagas em...

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. A edição tem mais de...
-+=