Daiane alega desconhecimento e afirma ser vítima da estética

Fonte: Folha de São Paulo-

Ginasta vê similaridade com Maurren ao se submeter a aplicação de enzimas

A vaidade colocou a ginasta Daiane dos Santos na rota dos atletas flagrados no doping.

 


Ao falar ontem pela primeira vez desde que o caso se tornou público, ela se colocou em patamar semelhante ao de duas estrelas do país pegas no doping: a saltadora Maurren Maggi e a jogadora de vôlei Jaqueline.

Isso porque a ginasta gaúcha alegou ter submetido seu corpo a aplicações de enzimas com o diurético proibido furosemida por causa da estética, em tratamento contra gordura localizada. “Eu não estava gostando da minha aparência. Tinha feito duas cirurgias no joelho. E ficar sem poder saltar e pular alterou minhas medidas, especialmente no abdome. Por isso decidi fazer o tratamento estético.”

Sem citar o nome da esteticista, ela falou que o caso é parecido com os de Maurren e Jaqueline. A saltadora foi pega em 2003, com clostebol, e alegou que o esteroide veio de pomada cicatrizante usada após depilação. Já Jaqueline, pega em 2007, às vésperas do Pan, com sibutramina, disse que o estimulante veio de chá verde que bebeu para combater celulite.

Mas Daiane, 26, diz que a similaridade para aí. “O que difere meu caso do delas é que eu não estava apta para competir.”

A atleta fez mea-culpa, alegando, como Maurren e Jaqueline, falta de informação e desatenção. E disse que só conheceu a furosemida após o resultado do teste feito em 2 de julho, no qual ditou ao responsável pela coleta os medicamentos que os médicos lhe descreviam via telefone. “Não sabia. Tanto que, depois, fiz outra aplicação.”

Daiane diz que soube do doping por e-mail enviado pela Federação Internacional de Ginástica em 3 de outubro, um dia após o Rio ser eleito sede da Olimpíada de 2016. “Não fiz para emagrecer, tanto que tinha 45 kg na época [entre junho e agosto] e estou com 45,5 kg. E não é só a carreira, e sim a minha honra, é questionada agora”, falou ela, acompanhada de seu advogado, Cristian Rios.

O defensor enviará nos próximos dias à FIG a justificativa de Daiane, solicitando que ela seja ouvida pela comissão instaurada para o caso. À espera do desfecho, a atleta ainda não tem previsão de voltar a atuar.

Matéria original

+ sobre o tema

Racista da Paulista pagará R$ 28.960 para cada uma de suas vítimas

  Uma auxiliar jurídica aposentada da Aeronáutica foi condenada a...

Casos recentes de racismo levam a defesa de lei mais severa para punir preconceito

Projeto que revoga a atual Lei Anti-Racismo para estabelecer...

ENCONTRO DE MULHERES COM DOENÇA FALCIFORME RECIFE/PE

PERÍODO: 18 E 19 DE JUNHO DE 2009 ...

“Pilota” responde impecavelmente a comentário machista de passageiro

Por: Daniela Carasco Uma piloto mulher decidiu dizer a...

para lembrar

Boliveira: “Simonal foi nosso primeiro astro popular esmagado pelo racismo”

Fabrício Boliveira deixou a equipe de "Simonal" assustada quando...

Tomás Santa Rosa

Tomás Santa Rosa Junior,  Tomás Santa Rosa (João Pessoa PB 1909...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na manhã deste domingo (8), completando o percurso de 42,195 quilômetros pela cidade americana em duas...

Ouro para o Brasil: Rebeca Andrade é bicampeã no salto no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Mundial de Ginástica no salto. A brasileira, atual campeã olímpica, superou a norte-americana Simone Biles, que...
-+=