Daiane alega desconhecimento e afirma ser vítima da estética

Fonte: Folha de São Paulo-

Ginasta vê similaridade com Maurren ao se submeter a aplicação de enzimas

A vaidade colocou a ginasta Daiane dos Santos na rota dos atletas flagrados no doping.

 


Ao falar ontem pela primeira vez desde que o caso se tornou público, ela se colocou em patamar semelhante ao de duas estrelas do país pegas no doping: a saltadora Maurren Maggi e a jogadora de vôlei Jaqueline.

Isso porque a ginasta gaúcha alegou ter submetido seu corpo a aplicações de enzimas com o diurético proibido furosemida por causa da estética, em tratamento contra gordura localizada. “Eu não estava gostando da minha aparência. Tinha feito duas cirurgias no joelho. E ficar sem poder saltar e pular alterou minhas medidas, especialmente no abdome. Por isso decidi fazer o tratamento estético.”

Sem citar o nome da esteticista, ela falou que o caso é parecido com os de Maurren e Jaqueline. A saltadora foi pega em 2003, com clostebol, e alegou que o esteroide veio de pomada cicatrizante usada após depilação. Já Jaqueline, pega em 2007, às vésperas do Pan, com sibutramina, disse que o estimulante veio de chá verde que bebeu para combater celulite.

Mas Daiane, 26, diz que a similaridade para aí. “O que difere meu caso do delas é que eu não estava apta para competir.”

A atleta fez mea-culpa, alegando, como Maurren e Jaqueline, falta de informação e desatenção. E disse que só conheceu a furosemida após o resultado do teste feito em 2 de julho, no qual ditou ao responsável pela coleta os medicamentos que os médicos lhe descreviam via telefone. “Não sabia. Tanto que, depois, fiz outra aplicação.”

Daiane diz que soube do doping por e-mail enviado pela Federação Internacional de Ginástica em 3 de outubro, um dia após o Rio ser eleito sede da Olimpíada de 2016. “Não fiz para emagrecer, tanto que tinha 45 kg na época [entre junho e agosto] e estou com 45,5 kg. E não é só a carreira, e sim a minha honra, é questionada agora”, falou ela, acompanhada de seu advogado, Cristian Rios.

O defensor enviará nos próximos dias à FIG a justificativa de Daiane, solicitando que ela seja ouvida pela comissão instaurada para o caso. À espera do desfecho, a atleta ainda não tem previsão de voltar a atuar.

Matéria original

+ sobre o tema

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)

Termina nesta sexta-feira (7) o prazo para realização das...

para lembrar

Gabriella Freire, professora de Magé, inova na aplicação de provas para ajudar alunos

Na última sexta-feira, os pequenos foram recebidos com suco...

Prouni 2023: MEC divulga resultado da 1ª chamada

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (4)...

Com a maioria de mulher e negra, Prouni tem 50% a mais de inscritos

Programa Universidade para Todos registrou 653.992 inscritos; número representa...
spot_imgspot_img

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Ciência e Engenharia; Ciências Sociais; Desenvolvimento Educacional e Organizacional; Humanidades; Matemática e...

UnB abre vagas na especialização gratuita em Políticas Públicas e Tecnologias Educacionais

A Universidade de Brasília (UnB) abriu 26 vagas na especialização gratuita em Políticas Públicas e Tecnologias Educacionais, que serão divididas da seguinte maneira: 15 vagas...

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana,...
-+=