Daiane dos Santos é flagrada por doping

Fonte: Globo Esporte –

A brasileira Daiane dos Santos foi flagrada em um antidoping realizado em julho deste ano. A Federação Internacional de Ginástica (FIG) divulgou, nesta sexta-feira, que o exame da ginasta deu positivo para a substância proibida furosemida, um tipo de diurético.

O site da FIG informa que Daiane já foi notificada, e que o caso foi submetido à comissão disciplinar da entidade. A ginasta tem até o dia 13 de novembro para pedir uma audiência e dar suas explicações.

 

Depois desta data, a comissão da FIG vai enviar suas conclusões para a comissão presidencial da entidade, que tomará uma decisão sobre a punição da brasileira. Se condenada, Daiane pode ser suspensa das competições por um período de até dois anos. A atleta terá 21 dias para recorrer ao Tribunal de Apelações da FIG.

 

O Pinheiros, clube de Daiane dos Santos, ainda não se pronunciou sobre o caso, mas fará uma reunião ainda nesta sexta-feira para decidir que medidas tomar. A atleta foi orientada pelo clube a não treinar no dia hoje.

 

Aos 26 anos, a ginasta traçou como objetivo se aposentar depois dos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Após disputa das Olimpíadas de Pequim-2008, ela se submeteu a mais uma cirurgia no joelho e só voltou a treinar no mês passado. Daiane entrou para a história da ginástica ao conquistar em 2003, na cidade americana de Anaheim, a primeira medalha de ouro para o Brasil num Mundial.

 

A furosemida é um diurético e faz parte da lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) por ser considerada um agente mascarante, ou seja, que dificulta a constatação nos exames antidoping de esteroides e outras substâncias dopantes.

Matéria original

+ sobre o tema

Lewandowski apresentará normas para uso de câmeras corporais por policiais

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo...

Defensoria Pública de SP recorre ao STF contra flexibilização nas câmeras corporais na PM

A Defensoria Pública do estado de São Paulo entrou...

Imposto de renda: como apoiar projetos sociais na sua declaração

Pouca gente sabe, mas parte do seu imposto de renda devido...

para lembrar

Qual o objetivo do exército da Igreja Universal?

O vídeo de um grupo de jovens em organização...

Barulho opositor não se traduz em proposta

 - 100 Dias de Obama - Desarticulado, Partido Republicano...

Bancada do PT diz apoiar taxação de grandes fortunas

Líder na Câmara diz que decisão reaproxima o partido...

Brasil investe pouco em prevenção de desastres

Separada por duas ruas da margem do rio dos Sinos, a casa onde mora Ana Carolina Dutra da Silva, em São Leopoldo (RS), tem...

Ações para a cidadania

Testemunhamos casos de guerras, violências, feminicídios e racismo diariamente. Em quase todos eles, inúmeras vozes nas redes sociais prontamente assumem posicionamentos com verdades absolutas...

Entidades de segurança pública e direitos humanos dizem que novo edital precariza programa de câmeras da PM em SP

Entidades da sociedade civil ligadas à segurança pública manifestaram preocupação com o novo edital para contratação de 12 mil câmeras corporais para a Polícia...
-+=