De onde vêm os temas – Por: Fernanda Pompeu

Todo ofício, ocupação, profissão têm seus mistérios. É maravilhoso que assim seja. Pois uma vida sem magias, segredos, eventos inexplicáveis, convenhamos, é meio sem sal. Tentar compreender e explicar tudo pelo sistema racional é ineficaz, além de mentiroso. A razão é nossa profunda aliada, mas não é a única. Ela não dá respostas para tudo.

Algumas pessoas me perguntam: de onde vêm os temas das suas webcrônicas? É claro que eu gosto da indagação, pois denota interesse de um outro pelo meu trabalho. Mas a resposta nunca vem curta, ou objetiva. O fato é que os assuntos da minha escrita vêm de todos os lugares.

 os que brotam de dentro. Uma ou duas obsessões. Um trauma arraigado. Uma fonte de prazer. Experiências inesquecíveis. Tabus e assim vai. Têm os que invadem de fora para dentro. A internet e sua revolução cognitiva. A história da literatura. Os índios e Belo Monte. A polarização política do país etc, etc, etc.

A origem do tema – de dentro ou de fora – não determina a qualidade da escrita. Eis aí outro mistério! Tal como um jogador de futebol, há dias em que a cronista manda bem e outros em que é opaca. O leitor lê e quase não nota o que leu. Nesse caso, o tema nunca tem culpa. Em princípio, são todos interessantes. Mas é a pena da redatora que os tornarão relevantes ou não.

Também é verdade que para escrever é preciso acreditar na história a ser contada. Escrever sem convicção se torna torturante. É infinitamente mais fácil falar mentiras do que escrevê-las. Faça o teste você mesmo. Tente escrever defendendo uma ideia, na sua percepção, indefensável. Difícil, né?

Na minha opinião, a razão de não conseguirmos mentir ao escrever está na emoção da escrita passar primeiro por dentro da gente. Só depois ela ganha uma exteriorização, ou seja, uma expressão desnudada em palavras, frases, parágrafos.

Por fim, há os temas que se impõem. A gente nem pensava neles antes de ir para frente do computador. Eu, por exemplo, não pretendia escrever esta crônica nesta manhã. Confesso que não tinha nenhum tema específico. Mas bastou criar o título para ela surgir inteira. Isso é misterioso, portanto não adianta se contorcer em explicações.

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...