De onde vêm os temas – Por: Fernanda Pompeu

Todo ofício, ocupação, profissão têm seus mistérios. É maravilhoso que assim seja. Pois uma vida sem magias, segredos, eventos inexplicáveis, convenhamos, é meio sem sal. Tentar compreender e explicar tudo pelo sistema racional é ineficaz, além de mentiroso. A razão é nossa profunda aliada, mas não é a única. Ela não dá respostas para tudo.

Algumas pessoas me perguntam: de onde vêm os temas das suas webcrônicas? É claro que eu gosto da indagação, pois denota interesse de um outro pelo meu trabalho. Mas a resposta nunca vem curta, ou objetiva. O fato é que os assuntos da minha escrita vêm de todos os lugares.

 os que brotam de dentro. Uma ou duas obsessões. Um trauma arraigado. Uma fonte de prazer. Experiências inesquecíveis. Tabus e assim vai. Têm os que invadem de fora para dentro. A internet e sua revolução cognitiva. A história da literatura. Os índios e Belo Monte. A polarização política do país etc, etc, etc.

A origem do tema – de dentro ou de fora – não determina a qualidade da escrita. Eis aí outro mistério! Tal como um jogador de futebol, há dias em que a cronista manda bem e outros em que é opaca. O leitor lê e quase não nota o que leu. Nesse caso, o tema nunca tem culpa. Em princípio, são todos interessantes. Mas é a pena da redatora que os tornarão relevantes ou não.

Também é verdade que para escrever é preciso acreditar na história a ser contada. Escrever sem convicção se torna torturante. É infinitamente mais fácil falar mentiras do que escrevê-las. Faça o teste você mesmo. Tente escrever defendendo uma ideia, na sua percepção, indefensável. Difícil, né?

Na minha opinião, a razão de não conseguirmos mentir ao escrever está na emoção da escrita passar primeiro por dentro da gente. Só depois ela ganha uma exteriorização, ou seja, uma expressão desnudada em palavras, frases, parágrafos.

Por fim, há os temas que se impõem. A gente nem pensava neles antes de ir para frente do computador. Eu, por exemplo, não pretendia escrever esta crônica nesta manhã. Confesso que não tinha nenhum tema específico. Mas bastou criar o título para ela surgir inteira. Isso é misterioso, portanto não adianta se contorcer em explicações.

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

10 desenhos infantis inteligentes e que promovem a igualdade

Helena tem um ano e oito meses, um bebê,...

para lembrar

Anjo torto – Por: Fernanda Pompeu

Um dos grandes prazeres de uma Copa do Mundo, além...

Infância velha

Tenho cada vez mais certeza de que a essência...

Escrever as ruas

Quem goleou foi o Supremo Tribunal Federal, no último...

A rainha do lar virou cidadã

Neste 8 de março de 2010, o Dia Internacional...

Fátima Oliveira dos 1000 Legados

Temos trabalho e prazer para muitas gerações Por Fernanda Pompeu em seu blog  Em 2005, tive a honra e o prazer de entrevistar a médica Fátima Oliveira (1953-2017)....

A vida é raçuda

Alvorada Acordar cedo é fonte de sofrimento para Celina Macunis. Toda vez que é obrigada a sair da cama antes das 10, vivencia a espantosa...

Luiza Bairros (1953-2016)

Morreu no 12 de julho 2016 a grande Luiza Bairros. Ela foi de tudo: ativista, professora, ministra. Gaúcha e baiana. O texto que segue...
-+=