Debate sobre cotas marca visita de Aloisio Teixeira ao CCS

MICHELLY ROSA – AGENCIA UFRJ DE NOTÎCIAS – CCS

Na última segunda-feira (09/08), o auditório Hélio Fraga do Centro de Ciências da Saúde (CCS) recebeu a comunidade acadêmica da UFRJ para discutir a posição da universidade no que diz respeito a processo seletivo e cotas, em sessão extraordinária do conselho de coordenação do CCS.

A mesa foi composta pelo reitor Aloisio Teixeira e a nova decana do CCS professora Maria Fernanda Quintela, que iniciou a sessão e apresentou, junto ao reitor, a proposta da UFRJ de soluções para ingresso de alunos de baixa renda na universidade.

A proposta da reitoria é que 50% das vagas oferecidas em cada curso sejam preenchidas por candidatos selecionados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); destas, 20% serão destinadas àqueles cuja renda familiar per capita não exceda um salário mínimo. As demais vagas deverão ser preenchidas por meio de concurso de acesso da UFRJ (vestibular).

A proposta inclui ainda a gratuidade na taxa de inscrição para concorrer a qualquer uma das modalidades, desde que o candidato esteja inscrito no Enem. Além disso, a Reitoria se compromete disponibilizar cerca de mil netbooks, mil bolsas-auxílio e distribuir mil bilhetes-únicos eletrônicos, a fim de auxiliar os estudantes de menor renda familiar que ingressarem em 2011.

Debate

A partir das propostas apresentadas pela Reitoria, a reunião foi aberta para debate. Alunos da UFRJ e membros do DCE apresentaram suas opiniões favoráveis à cota e à adoção do Enem e do SiSU (Sistema de Seleção Unificado) como Esteban, do Centro Acadêmico do Instituto de Física (Caif), que apontou a necessidade na formação de profissionais oriundos de comunidades: “quando o aluno de baixa renda entra na universidade, ao se formar ele voltará à comunidade para prestar serviços e tentar melhorar a situação do local. Melhorar o acesso de alunos de baixa renda na UFRJ é melhorar também a situação das comunidades de onde eles vêm”.

Para Flávia Calé, estudante de História e presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), a UFRJ deve se conectar com as outras universidades do Brasil, a fim de consolidar um sistema de educação federal e, assim, democratizar o acesso: “a universidade pode participar da vida social do país a partir da adoção de 100% do vestibular da UFRJ ao Enem”.

Além dos estudantes, profissionais e professores da UFRJ manifestaram opinião sobre o tema. Ana Maria Ribeiro, presidente da Comissão de Acesso do Conselho de Ensino de Graduação (CEG), se declarou contrária à proposta do reitor e à adoção do Enem/SiSU  e acredita que a escola pública está sendo fortalecida nos últimos anos: “com a adoção do Enem, a universidade pode perder a autonomia na responsabilidade pelo processo seletivo e, portanto, não controlar o nível de qualidade no ensino. Além disso, as provas da UFRJ nunca passaram por escândalos de corrupção, o que pode ocorrer com a adoção do Enem.”

Em oposição à  Ana Maria, o professor do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes), afirmou que as vagas destinadas a estudantes de escolas públicas na UFRJ deveriam somar 50% do processo seletivo via Enem e defendeu ainda a adoção de cotas raciais: “os dados mostram que 19% dos jovens brancos entre 18 e 24 anos estão na universidade. Com os negros esse número diminui em três vezes: cerca de 6%.”

Florence Brasil, da Coordenação de Extensão do CCS apontou a necessidade de um compromisso da universidade com as escolas públicas e apontou a desvalorização do professor como principal impedimento para tornar um aluno de escola pública competitivo no vestibular.

Dentre tantos outros discursos que marcaram a reunião, a decana do CCS se mostrou contrária a qualquer tipo de processo seletivo: “desde a década de 80, quando entrei na UFRJ, sou contrária ao vestibular. Sou favorável à proposta do reitor e não acredito que a adoção do Enem possa prejudicar a UFRJ de alguma maneira ou ser um problema para a autonomia da universidade”, afirmou Maria Fernanda.

Após o debate, o reitor da UFRJ finalizou a sessão concordando com algumas opiniões expostas, como a disponibilização de bônus a alunos de escolas públicas e a efetiva adoção do Enem e das cotas, como melhor forma de democratização do acesso à UFRJ.

Além disso, Aloisio Teixeira reafirmou a necessidade de apoio para manutenção do aluno na UFRJ através das bolsas e outros auxílios. Ele revelou a situação elitista em que a UFRJ se encontra principalmente nos cursos mais concorridos: “eu percebo, como professor, que há duas ‘UFRJs’, aquela dos cursos concorridos, com alunos de classe alta e que não trabalham, e aquela dos cursos menos disputados, em que temos de ser mais flexíveis, pois os alunos na maioria das vezes trabalham.”

+ sobre o tema

para lembrar

Pela permanência das cotas raciais nas universidades brasileiras

Apresentação de Sueli Carneiro na Audiência Pública convocada pelo...

‘Tivemos medo de errar’, diz coordenadora de Marina sobre política para religiões afro

A coordenadora nacional de promoção da igualdade racial da...

Políticas brasileiras de combate ao racismo são exemplos mundiais, diz Pnud

 A experiência brasileira na implementação de políticas públicas que...

Vagas para negros em concurso para juiz do TJ do Rio tem 448 inscritos

Serão três vagas, como determinou órgão especial em agosto...
spot_imgspot_img

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Ações afirmativas sob ataque

O receio e o sentimento de ameaça sentidos por parcelas da população como reação à crescente presença negra em lugares antes considerados apenas para...
-+=