Debate sobre democratização do ensino superior abre atividades dos 10 anos de implantação da UFT

Um rico debate movimentou na noite desta terça-feira (21), a Universidade Federal do Tocantins – Câmpus de Palmas. Estudantes, professores, membros de movimentos sociais, ativistas e pessoas interessadas no tema “Democratização do Ensino Superior” lotaram o Centro Universitário Integrado de Cultura, Ciência e Arte (Cuica) para discutir questões ligadas à igualdade racial, Lei de Cotas e direitos sociais. A mesa-redonda promovida com base no projeto de extensão Ordem Jurídica, Igualdade Racial e Educação, e organizada pelo Diretório Acadêmico (DA) do curso de Direito, abriu as atividades alusivas às comemorações dos 10 anos de implantação da UFT.

Divulgação/UFT

A solenidade foi aberta pelo o reitor da UFT, Márcio Silveira, que deu as boas-vindas a todos e falou da importância de a UFT promover o debate. Em seguida pró-reitores fizeram uso da palavra e destacaram a importância de a Universidade discutir um tema atual e relevante do ponto de vista social. O presidente do DA, Kássio Monteiro, falou do momento de aprendizado do conhecimento de cidadania e consciência crítica, importantes na formação dos alunos. Posteriormente, a mesa-redonda teve início com a exibição de um vídeo-documentário sobre a luta dos negros, desde os tempos da escravidão, passando por quilombos, manifestações em busca de reconhecimento, conquista de identidade, cidadania e direitos.

 

A mesa-redonda “Democratização do Ensino Superior” teve como mediadora, a professora e coordenadora do projeto de extensão Ordem Jurídica, Igualdade Racial e Educação, Ana Lúcia Pereira, e como debatedores Paulo Vinícius Luduvice, do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) e Humberto Adami, advogado especialista em casos que envolvem racismo e discriminação racial e membro do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (IARA). Ana Lúcia abriu o debate destacando que o projeto está sendo desenvolvido no curso de Direito para discutir as políticas de ações afirmativas do Brasil. “Nós não estamos mais no estágio de discutir se somos a favor ou contra a política de cotas”, observou.

Ana Lúcia disse que o programa tem como objetivo preparar os alunos cotistas para que os mesmos possam entender o sistema de cotas. “O Projeto existe nos câmpus de Palmas e Tocantinópolis, mas “é importante que todas as unidades da UFT implantem o programa”, avaliou. Já o advogado Humberto Adami, que promove ações judiciais no sentido de concretizar ações afirmativas, igualdade racial e a lei de cotas nas universidades federais, ressaltou a importância do momento para os alunos de Direito. “Para os alunos, futuros advogados, juízes, promotores de justiça, esse é um tema atual, que gera muita polêmica, mais de muito aprendizado”.

reitor5

Paulo Vinicius Luduvice explicou que o Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) trabalha para fazer valer a democratização do ensino superior. “Porque o processo de democratização do ensino superior se dá entre a Universidade e o povo, que sustenta o seu funcionamento,” observou. Luduvice chamou atenção também para a responsabilidade social da Universidade. “A universidade pública historicamente tem a responsabilidade de produzir conhecimento e precisa socializar essa produção”, disse ele, reiterando que o aluno de universidade pública é parte da responsabilidade social.

Reitor – Márcio Silveira avaliou como positiva a discussão, afirmando que os grandes momentos são importantes para debates dessa magnitude no ambiente acadêmico. “É um tema adequado e que faz parte da educação pública brasileira. É um momento de a gente parar, refletir, analisar e praticar o ócio criativo. Para Silveira o pensar coletivo enriquece sempre, pois são visões de diferentes, formações diferentes. “É o tipo de projeto de extensão que mantém a universidade acesa. Uma medida que provoca a discussão entre estudantes, professores, servidores e a sociedade. Esse é o papel da universidade”, concluiu.

evento2

Oficial – O evento abre a programação alusiva aos dez anos de implantação da UFT no câmpus de Palmas, que segue até sexta-feira. Até o final do ano outros eventos comemorativos irão ocorrer nos demais câmpus. A abertura oficial das comemorações alusivas aos 10 anos de implnatação da UFT ocorre nesta quarta-feira (22), a partir das 19h, com a conferência de abertura, com participação da Orquestra ‘Sanfônica’ Amor Perfeito, formada por crianças da rede pública estadual de ensino, e um coquetel no corredor do Prédio da Reitoria, com a abertura da exposição “As Faces Contemporâneas”, do artista Renato Moura.

publico2

Programação:
* Todos os eventos são abertos à comunidade
Quarta-feira (22)
Abertura oficial das comemorações alusivas aos 10 anos de implantação da Universidade Federal do TocantinsLocal: Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica)

  • 19h – Apresentação da Orquestra ‘Sanfônica’ Amor Perfeito
  • 19h15 – Sessão solene
  • 20h – Conferência de Abertura

Local: Corredor Cultural do Bloco IV (Reitoria)

  • 21h30min – Coquetel e abertura da exposição “As Faces Contemporâneas”, de Renato Moura


Quinta-feira (23)
Local: Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica)

  • 9h – Apresentação cultural
  • 9h30 – Sessão extraordinária conjunta Consepe/Consuni
  • Conferencista: Ildeu Moreira Coelho (UFG) – Tema: Universidade e Formação

Local: Auditório do Bloco IV

  • 14h – Sessão do Consepe

Local: Palco aberto, Câmpus UFT Palmas

  • 19h30 – Stand-up comedy com Paulo Henrique Vieira (Grupo Tô na Comédia)

Sexta-feira (24)Local: Auditório do Bloco IV

  • 8h30 – Sessão do Consuni

Local: Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica)

  • 19h – Apresentação Cultural – Concerto para Sabrina e o Pandeiro – Intervenção de cordel e música, com Sabrina Fittipaldi
  • 19h30 – Conferência de Encerramento – Conferencista: Senador Cristovam Buarque – Tema: Perspectivas e Desafios da Educação Superior no Brasil

Local: Palco aberto, Câmpus UFT Palmas

  • 20h30 – Show musical

Por: José Filho

 

 

Fonte: UFT

+ sobre o tema

Conae SP: Delegados criticam falta de tempo para discussão em etapas municipais e intermunicipais

Em segunda cobertura especial sobre a Conae, o Observatório...

Crítica: Marilena Chaui terá sua obra publicada em nove volumes

  Os "Escritos de Marilena Chaui" começam agora a ser...

Violência é o maior problema para pais, alunos e professores da escola pública

Pesquisa conclui que, no estado de São Paulo, progressão...

para lembrar

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...

Menino chamado de ‘Félix’ por professora vai mudar de escola

A mãe do menino de 11 anos que foi...

USP, UFSC e VEDUCA lançam 1º MBA on-line e gratuito

A USP (Universidade de São Paulo), a UFSC (Universidade...

UFRB abre concurso para contratar mais de 60 professores

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=