Década dos Afrodescendentes compõe programação do Latinidades 2015

Organizada pela Griô Produções com o apoio da Seppir, a oitava edição do Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha acontece entre os dias 22 e 26 de julho, em Brasília-DF

no SEPPIR

A partir do tema “Cinema Negro”, o Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha (Latinidades) será realizado nos dias 22 a 26 de julho, em Brasília-DF. No primeiro dia do evento, às 18h30, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, comporá mesa no lançamento da Década Internacional dos Afrodescendentes. A programação gratuita conta ainda com espaço literário, oficinas, exposições, shows e atividades infantis, entre outros.

Inscrições e programação completa no site do evento.

Entre os participantes do Latinidades constam as cantoras Elza Soares, Tássia Reis e Folakemi, uma artista inglesa com ascendência nigeriana; a professora Yaba Blay, da Universidade de Drexel, nos Estados Unidos; a norte-americana Kathleen McGhee Anderson, uma premiada roteirista de televisão, teatro e cinema, além de produtora executiva de aclamadas séries televisivas; e a companhia teatral Os Crespos.

Segundo a Griô Produções, em sete anos o festival trouxe importantes temas relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a cultura negra da diáspora em visibilidade. Sediado no Distrito Federal, o Latinidades foi criado em 2008 para comemorar o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, 25 de julho.

“Além do seu caráter internacional, a proposta está alinhada com a ampliação de possibilidades de circulação e diálogos entre cidades, pois realiza ações nas Regiões Administrativas do DF e tem recebido convites para fora e Brasília e do Brasil. O acesso à toda a programação é gratuito”, ressaltam os responsáveis.

Década dos Afrodescendentes

Celebrada entre 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024, a Década conta com a participação dos 196 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles, o Brasil, que abriga pelo menos metade dos 200 milhões de afrodescendentes que vivem nas Américas e em outras partes do mundo. As atividades brasileiras alusivas à Década estão sendo desenvolvidas sob a coordenação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

“O período é uma oportunidade única de destacar a importante contribuição dada pelas e pelos afrodescendentes para nossas sociedades e propor medidas concretas para promover a sua plena inclusão, o combate ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e à intolerância”, afirma a ONU. As ações terão o apoio dos Estados-membros das Nações Unidas, sociedade civil e demais interessados.

+ sobre o tema

Preto e dinheiro são palavras rivais???

Por Bruno Rico Do Afro21 Precisamos aprender a reconhecer algo histórico,...

“Para branco sempre tem espaço”, diz Vovô do Ilê sobre dívida do bloco afro

Bloco passa por momento complicado, com dívidas que chegam...

para lembrar

Latinidades debate literatura, produção audiovisual e estética da periferia

Quando a escritora cubana Teresa Cárdenas aprendeu a ler,...

Com protagonismo de mulheres negras, Festival Latinidades chega pela primeira vez a São Paulo

Programação do evento tem como objetivo dar visibilidade para...

Em SP, Festival Latinidades reivindica saberes de mulheres negras

Pela primeira vez fora de Brasilia, evento chega à...

Carmen Luz é uma das homenageadas no II Prêmio do Dia da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha

Junte-se a nós para celebrar essa trajetória! Quem faz? Associação...
spot_imgspot_img

Em SP, Festival Latinidades reivindica saberes de mulheres negras

Pela primeira vez fora de Brasilia, evento chega à 12ª edição Por Camila Maciel, da Agência Brasil Começa nesta terça-feira (23), no Centro Cultural São Paulo, a...

Com protagonismo de mulheres negras, Festival Latinidades chega pela primeira vez a São Paulo

Programação do evento tem como objetivo dar visibilidade para a criação artística e intelectual de mulheres negras Do Rede Brasil Atual A cidade de São Paulo...

Viva a nós e as águas: representação das mulheres negras no cinema

Hoje gostaria de começar a dispor dos meus 15 minutos de fala desejando boa tarde com um viva à nós e às aguas!  Na...
-+=