Defensoria Pública garante parceria com Cedenpa

Fonte: Agência Pará de Notícias –

Na tarde desta segunda-feira (19) o Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará – Cedenpa, por meio da coordenadora do Grupo de Articulação, Zélia Amador de Deus, reuniu com a Defensoria Pública do Estado, com a participação do defensor público geral, Antônio Roberto Cardoso e do assessor de governo e defensor público, José Roberto Martins.

 

O encontro teve o objetivo de “solicitar o apoio da Defensoria Pública na abertura de um canal institucional, de maneira duradoura, para encaminhar os casos ligados à população negra, principalmente, os que se referem às questões de explicitação do racismo, questões quilombolas e afro-religiosas, além de outros casos que possuem por base o racismo, mesmo que não explicitados”.

 

O documento que formalizou o pedido de parceria foi assinado pelo representante legal do Cedenpa, Edilamar dos Anjos Conceição; pela coordenadoras do Grupo de Projetos, Raimunda Nilma de Melo Bentes e do Grupo de Articulação, Zélia de Deus.

 

Para justificar a parceria, Zélia de Deus afirmou que “a Defensoria Pública já tem demonstrado, na prática, que tenta fazer sua parte na construção de uma democracia substantiva”.

 

Zélia também destacou que o serviço prestado pelo Cedenpa apresenta uma procura elevada, “até porque 70% da população do Pará é composta de pessoas da cor parda mais preta”, lembra ela.

 

O Cedenpa, que em 2010 completará 30 anos, é uma entidade que atua no combate ao racismo e dentre outras conquistas a serem comemoradas, figuram a criação da Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios -DCCD; o convênio firmado junto ao Ministério da Justiça, que custeou, através do Conselho Municipal do Negro, os serviços de advogados para acompanhar denúncias de práticas de racismo, além da realização de trabalhos apoiados pela Ordem dos Advogados – OAB.

MAtéria original

+ sobre o tema

Deputados vão à Cracolândia, mas não descem do ônibus

Vinte e um deputados federais desembarcaram...

Ações afirmativas

Targino de Araújo Filho e Petronilha Beatriz Gonçalves e...

Risco Lula trava proposta de antecipação de eleições presidenciais

"PEC das eleições não passa pelo simples fato de...

Caso Palocci não afetou imagem positiva do governo, diz pesquisa

A queda do ministro Antonio Palocci em pouco ou...

para lembrar

Depois da ruína neoliberal, o ‘moralismo liberal’

Ex-ministro de FHC, Luiz Carlos Bresser Pereira publica...

Detalhamento dos óbitos

Por: Edson Lopes Cardoso   O que fizeram...

No aquecimento para a corrida eleitoral, o útero tem superado o fígado

Conta uma das variações dos mitos sobre Oxum que...

Cidadão é livre para escolher uso do vale-cultura

Previsto para ser regulamentado no dia 26 de fevereiro,...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...
-+=