Deputada Leci Brandão busca aprofundar o tema da igualdade racial

Está circulando a 10ª edição do Boletim Fala Leci, publicação do gabinete da deputada estadual do PCdoB Leci Brandão. Na publicação, a sambista assina um texto sobre a igualdade racial e desenvolvimento, no qual ressalta a importância dos encontros promovidos pelos movimentos sociais. Além de comentar o processo preparatório para a 3ª Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial, o caderno traz ainda o balanço de algumas dessas reuniões.

Leia a seguir o texto assinado por Leci Brandão:

Por reconhecer a importância das conferências como instrumento de expressão dos movimentos sociais, nosso mandato vem participando de diversos encontros com esse propósito. De todos eles destacamos a temática da igualdade racial.No segundo semestre participamos das etapas municipal e estadual, preparatórias para a 3ªa Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial. As discussões foram intensas, afinal estava em debate os rumos das ações governamentais relacionadas à busca de uma igualdade entre brancos e negros no nosso país. E como pensar em caminhos e soluções para essa questão sem questionar a violência, cuja principal vítima é o jovem negro? Como pensar em justiça e cidadania sem apontar o racismo institucional como nosso maior adversário nessa luta? Como podemos fazer o debate sobre a reprodução do racismo se não reconhecermos a mídia como uma das principais responsáveis pela perpetuação do preconceito e da discriminação?Esperamos que, ao debater democracia, a sociedade aprofunde a convicção de que, para promover a igualdade racial é necessário aumentar os espaços de participação social, fortalecer os mecanismos de controle social e superar a vergonhosa ausência de negras e negros em espaços de decisão e de poder.

O Brasil tem se desenvolvido sem promover socialmente a população negra. São Paulo, por ter papel extremamente relevante no desenvolvimento nacional, tem que incluir em seu plano a igualdade racial.

O racismo estabelece cenários materiais desvantajosos às suas vítimas, por isso, parte importante da agenda da igualdade racial deve ter dimensão econômica. Tal fator exigirá que o estado reestabeleça prioridades e faça opção pelos que mais precisam. Não há como promover socialmente a população negra sem ferir privilégios.

Que os caminhos apontados pela conferência se tornem realidade e representem um grande avanço para a questão racial e para o desenvolvimento.

Leci Brandão, setembro de 2013

Partipação ativa

A deputada do PCdoB participou da abertura e do encerramento da 3ª Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial do Estado de São Paulo. Esses encontros apontaram as diretrizes para a implementação de políticas em âmbito estadual e nacional.

Leci Brandão ressaltou os avanços sobre a questão racial durante os governos progressistas de Lula e Dilma Rousseff, mas enfatizou que há lacunas no projeto de desenvolvimento do país e no modelo antidemocrático e discriminatório da mídia.

Segundo o boletim informativo, Leci falou ainda sobre a necessidade de aplicação efetiva da Lei 10.639, que determina o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Isso também foi ressaltado pela deputada durante a 1ª Conferência de Educação para as Relações Étnico-Raciais, de iniciativa própria e realizada pela Comissão de Educação e Cultura e pelo Fórum Permanente de Educação e Diversidade do Estado de São Paulo.

Em outras reuniões, Leci defendeu ainda a necessidade de priorizar a Cultura no orçamento do Estado e dos municípios e de haver uma distribuição mais igualitária dos recursos. A renomada sambista promove duas ações neste sentido: a primeira delas é o tombamento integral do Cine Belas Artes; e a segunda é o tombamento do entorno do Teatro Oficina.

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

ID_BR promove Fórum e Prêmio ‘Sim à Igualdade Racial’ no dia 10 de outubro

Prêmio vai reconhecer os principais nomes e iniciativos em...

Um passo à frente, dois atrás

Será que alguém que não sabe o que é...

Leci Brandão realiza seminário contra a discriminação à mulher negra

“Precisamos lembrar a história do povo negro no mundo....
spot_imgspot_img

ONGs pedem paridade de gênero e raça para a COP30 no Brasil

Dezenas de organizações ligadas a temáticas ambientais e sociais lançaram um manifesto nesta sexta-feira (8), Dia da Mulher, pedindo que a COP30, a conferência do clima...

Leci Brandão sai em defesa da Vai-Vai: ‘Nenhuma instituição está acima da crítica’

'A crítica social é necessária na medida em que ela força as instituições a se autoavaliarem e melhorarem', disse a parlamentar A deputada estadual Leci...

Um passo à frente, dois atrás

Será que alguém que não sabe o que é ser preterido pela aparência, que jamais perdeu uma oportunidade de trabalho em razão da cor...
-+=