Deputada quer ações nas escolas para mudar cultura machista

Deputada Federal Jô Moraes – PCdoB/MG

 

A coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), defendeu tratamento mais ousado e profundo nas escolas para a prevenção da violência contra a mulher. Em entrevista ao programa Com a Palavra, da Rádio Câmara, a parlamentar comentou resultado de pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) segundo a qual 65% dos entrevistados concordam total ou parcialmente que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas.

Entre 3.810 pessoas ouvidas em todo o País, 58% responderam que, se as mulheres se comportassem, haveria menos estupros.

Para Jô Moraes, apesar de avanços contínuos no combate à violência contra a mulher, como a Lei Maria da Penha, ainda há muito a se fazer para mudar a cultura do machismo presente nos mais diversos segmentos da sociedade brasileira.

“O que mais me estranhou é que nós estamos vivendo numa situação em que a segurança pública, as ameaças, os homicídios, os crimes de assalto, de roubo a mão armada têm crescido muito e a sociedade tem clamado pela punição, pela prevenção, mais policiamento, mais rigor com a pena dos criminosos”, observa Jô Moraes. “Como é que, num momento em que a sociedade pede rigor com o crime, ela tem tamanha tolerância com o criminoso que ataca as mulheres?”

A deputada defende que, além de um trabalho preventivo profundo nas escolas, é preciso debater o tema com mais intensidade nos meios de comunicação, inclusive publicitários. Jô Moraes critica que, ainda hoje, anúncios explorem a sexualidade feminina para vender produtos.

Milhares de estupros

O Ipea estima que, a cada ano, existam 527 mil tentativas ou casos de estupros consumados no País, dos quais apenas 10% são reportados à polícia.

Os resultados do último levantamento do instituto a respeito das percepções quanto à violência contra a mulher motivaram uma campanha pelas redes sociais. O movimento “Eu não mereço ser estuprada” ganhou repercussão nos últimos dias, inclusive na mídia internacional.

Mas as mensagens não foram apenas de apoio. Diversas ofensas e ameaças foram direcionadas pela web às participantes do movimento, que têm incentivado as internautas a denunciarem as agressões.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Após alerta de risco de câncer, Coca pode mudar fórmula de corante

Pesquisa americana afirma que substância seria cancerígena.Fabricante diz que...

Negros têm acesso às universidades na velhice

Ministra revela que negros ainda sofrem discriminação no país D´Acelino...

para lembrar

27 ideias de tatuagens feministas

Que tal eternizar na pele seus ideais de luta...

Vereadores de SP aprovam lei que permite presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade

Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7)...

Ato na USP cobra ação de diretor sobre ‘ranking sexual’ em Piracicaba

Grupo se reuniu em frente à diretoria da universidade...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=