Deputado que chamou índios e gays de “tudo que não presta” será processado por quebra de decoro

POR RODRIGO RODRIGUES

A coordenação da Frente Parlamentar de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) a abertura de processo contra o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) na Corregedoria da Casa, por quebra de decoro parlamentar.

O deputado é acusado pela Frente de incitar a violência e o preconceito em declarações que classificam quilombolas, índios, gays e lésbicas como “tudo que não presta”.

O vídeo com a fala de Heinze circulou nos últimos dias na internet e é fruto de uma audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara, que aconteceu em novembro de 2013 na cidade de Vicente Dutra, norte do Rio Grande do Sul.

No vídeo, o deputado acusa o governo federal de abrigar movimentos sociais a favor da reforma agrária e da invasão de terra. “Gilberto Carvalho também é ministro da presidenta Dilma (Rousseff). É ali que estão aninhados quilombolas, índios, gays, lésbicas, tudo que não presta, ali está alinhado. E eles têm a direção, têm o comando do governo”, disse Heinze no vídeo, editado, e que não traz o início de sua fala.

Num dos trechos do vídeo, Heinze aparece falando sobre o uso de segurança privada em propriedades rurais para impedir ocupações. Ele cita o exemplo do Pará e do Mato Grosso do Sul e pede aos proprietários que “defendam” suas terras dos invasores.

“No Pará, eles contrataram segurança privada. Ninguém invade no Pará porque a Brigada Militar não lhes dá guarida lá e eles têm de fazer a defesa das suas propriedades. Por isso, pessoal, só tem um jeito: se defendam. Façam a defesa como o Pará está fazendo, como o Mato Grosso do Sul está fazendo”, aponta.

Para a deputada Érika Kokay (PT-DF), que faz parte da organização da Frente Parlamentar de Direitos Humanos, o discurso do deputado do PP é uma grave violação dos direitos das minorias e contém alto grau de preconceito e ódio.

“Essas declarações são inadmissíveis e expressões fascistas que afrontam a Constituição e a Democracia no Brasil. Elas representam quebra de decorro parlamentar e não podemos tratar como algo natural. É uma expressão de barbárie e não tem nada de inocente. É um discurso que afia as facas, estimulando a violência e a lógica de discriminação que o Brasil não pode mais suportar e fechar os olhos”, argumenta Kokay.

Além de abertura de representação na Corregedoria da Câmara, os cerca de dez deputados que fazem parte da coordenação da Frente Parlamentar dos Direitos Humanos vão pedir à Procuradoria Geral da República (PGR) que abra processo contra Luis Carlos Heinz por incitação ao crime e a violência.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Porto Alegre: Sem terra é executado com tiro nas costas pela polícia gaúcha

Por: Clarissa Pont   O agricultor sem terra Elton Brum, 44...

Movimentos lamentam a morte de Dom Tomás Balduino

Fundador da CPT e do CIMI, o bispo da...

Justiça Global questiona Judiciário e Executivo Federal sobre prisões políticas no Rio

Organização também pede a realização de audiência pública conjunta...

para lembrar

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle Franco e Anderson Borges, parece estar chegando a um final, pelo menos em relação aos...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...
-+=