quarta-feira, agosto 17, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-latinos e CaribenhosDeputados avaliam projeto sobre afro-bolivianos

Deputados avaliam projeto sobre afro-bolivianos

La Paz, 1 set (Prensa Latina) A câmera baixa (Deputados) da Assembleia Legislativa Plurinacional avaliará hoje um projeto para declarar o próximo 23 de setembro como Dia Nacional do Povo Afroboliviano

Segundo o parlamentar Jorge Medina, presidente da Comissão de Nações e Povos Indígenas dessa instância, a iniciativa é uma forma de descolonização, de visibilizar a essa etnia e de avançar no respeito a seus direitos.

Medina explicou a Imprensa latina que a proposta inclui ademais considera setembro Mês da Afrobolivianidade, para que a cada ano durante esses 30 dias se desenvolvam diversas homenagens com a assistência de representantes de outros países.

A norma, que deverá passar depois ao Senado antes de ser promulgada, estabelece que o Instituto Nacional de Estatística (INE) inclua a esse grupo no censo de população e moradia de 2012, já que não foi contemplado no último registro de 2001.

Também propõe a criação da condecoração Pedro Andaverez Peralta, um herói afroboliviano da guerra do Chaco (1932-1935), para as pessoas que lutem contra o racismo e a discriminação.

O 23 de setembro de 1851, durante o governo de Manuel Isidoro Belzú, aboliu-se a escravatura em Bolívia.

 

 

Fonte: Pensa Latina

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench