Deus é Preta

Um amigo escreveu-me a pedir que explique uma frase que vem a ser repetida com frequência: Deus é Preta. Essa frase esteve escrita em pichação em várias igrejas (como em Navalmoral da Mata) e é também o nome de um grupo musical de Aranda de Duero. Ela está no fundo de vários movimentos de teologia e cristianismo, sobretudo nos USA e na África, para destacar que Deus se identifica com o mais pequeno e desprezado, os negros, as mulheres. Na linha do que acabo de dizer em alguns posts já escritos, quero oferecer umas breves reflexões sobre o tema. O mesmo Deus-Homem que pôde dizer e disso “Sou/Estou encarcerado” pode afirmar Sou Preta. O tema da Deusa Negra situa-nos num lugar importante da interpretação das figuras religiosas da humanidade e do cristianismo.

Editado por Xabier Pikaza Ibarrondo

Deus é Preta

1. É uma frase paradoxal e provocadora, para pôr em destaque a união entre Deus e o mais pequeno e desprezado do mundo. Ela funda-se no hino de Flp 2, 6-11: Deus “esvaziou-se” (kénosis), fazendo-se escravo e morrendo por nós. O sinal de todos os escravos é uma mulher, uma mulher negra. Deus é Preta.

2. É uma frase que vem da mais remota antiguidade. Desde o quatro milénio antes de Cristo são conhecidas as deusas negras, mães ao serviço da vida (escravizadas depois pelos varões), desde a India à Finisterra galega. Escrevi sobre o tema um longo capítulo em Hombre y Mujer en las religiones. Assim podemos dizer, Deus é mulher, Deus Preta.

3. Esta frase pode relacionar-se com a hipótese científica de uma “primeira mulher”, mãe da Humanidade. A Bíblia apresenta-a como Eva (Mãe de todos os viventes). Desde antigamente há representações de uma Eva Negra, divino-humana… Nesta linha sitúa-se Lucy-Eva, cujos restos (de uns 100.000 ou mais) se encontraram nol Centro de África. Ela é, por agora, o sinal do primeiro ser humano (Sapiens Sapiens), a Mãe da Humanidade. Deus é Preta.

4. As virgens negras são conhecidas desde antigamente, sinais de Maria a Mãe de Deus (Mãe-Deusa) para parte do povo. Elas aparecem na Idade Média e os seus santuários estendem-se desde a Síria até à Hispania. São figuras divinas com rasgos de Mãe Terra, de humanidade originária, morenetas, beltzas…Foram e continuam a ser signos de devoção para milhões de crentes. Deus é Preta.

5. Mas a afirmação “Deus é Preta” há-de ser vinculada com a realidade social, com as mulheres negras submetidas, exploradas durante séculos. O mesmo Deus-Homem que disse “sou/estou nu, encarcerado, faminto” (Mt 25) pode dizer e diz: Eu sou Preta.

6. Negra sou, mas formosa. Assim diz a Amante/Amada do Cantar dos Cantares, sinal de Deus, sinal do amor: Nigram sum, sed Formosa… Sou negra (morena) mas (e) bela, oh filhas de Jerusalém. Não vos fixeis em que sou morena, pois o sol me bronzeou. Os filhos da minha mãe zangaram-se comigo e mandaram-me cuidar das vinhas. (Cantar dos Cantares 1, 5-6). É negra e (mas) formosa por ter sido rejeitada, por trabalhar nos campos, por estar curtida por gelos e sóis…Mas é capaz de amar. Deus é Preta, negra que ama.

7. O céu parece-se com uma mulher que amassa o pão: «O reino dos céus é semelhante à levedura que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até que tudo ficou levedado» (Mt 13, 3). Uma mulher com levedura, fermento de vida… Ela, a mulher negra que durante séculos amassou os pães… pôs na massa levedura, a que “fermenta” a vida, ela é o máximo sinal de Deus para Jesus. Assim pode dizer Jesus: Sou mulher, Deus é Preta.

8. Por isso, a pichação que diz «Deus é preta» e que muitos vimos escrita… abre uma lufada de ar fresco no caminho da teologia e da igreja… e das religiões. Deus é preta, é mulher, é amante, é trabalhadora, é escrava…Deus é mulher no princípio da vida (Lucy-Eva), Deus é levedura na massa, uma palavra para transformar a história dos homens, para a ver de outra forma, para esperar: Deus é Preta.

9. Sendo Preta, Deus continua a ser “o que é” (sou o que sou: Ex 3, 14), misterioso, para além de todas as palavras. Por isso, a Bíblia diz também que Deus é Fogo, Deus é Amor, Deus é Luz… Deus é todas as cores. É negra sendo humanidade inteira.

10. Tudo isto se pode dizer, segundo os cristãos, porque Deus se fez carne (Jo 1, 14)… e entre todas as carnes da historia humana continua a ser significativa a carne-vida-amor de mulher e de mulher negra. Podendo a vida ser abençoada, i.e., dizer bem da vida de Deus, poderá dizer-se Deus é Preta.

Fonte: Blog Teresa de Jesus

+ sobre o tema

Barbie homenageia Madam C.J. Walker, primeira milionária dos EUA

A Barbie acaba de lançar mais uma boneca em...

Marco Feliciano tira sarro da cara de todo mundo porque pode

A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE NÃO PERDE BALCÃO DE NEGÓCIOS Por: Fátima...

Seppir e Mp de Minas Gerais firmam parceria pela promoção da igualdade racial

Assinatura de cooperação será nesta segunda (03/06), na sede...

para lembrar

Ferramenta anticolonial poderosa: os 30 anos de interseccionalidade

Carla Akotirene, autora de Interseccionalidade, pela Coleção Feminismos Plurais,...

Jéssica Ellen, de ‘Totalmente demais’, fala de racismo: ‘Precisamos ser representados’.

Dandara dos Palmares lutou pela libertação dos negros no...

Carta aberta a Beatriz, Joacine e Romualda

Mais de 45 anos depois da ditadura, temos a...

Primeiro Emprego

Recentemente o jornal O Estado de São Paulo publicou...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Andréia Regina Oliveira Assunção Santos e os desafios da maternidade são destaque do mês no Museu da Pessoa

Quando estava no último ano do curso de administração de empresas, Andréia engravidou pela primeira vez e enfrentou uma série de desafios, como as...
-+=