Deus é Preta

Um amigo escreveu-me a pedir que explique uma frase que vem a ser repetida com frequência: Deus é Preta. Essa frase esteve escrita em pichação em várias igrejas (como em Navalmoral da Mata) e é também o nome de um grupo musical de Aranda de Duero. Ela está no fundo de vários movimentos de teologia e cristianismo, sobretudo nos USA e na África, para destacar que Deus se identifica com o mais pequeno e desprezado, os negros, as mulheres. Na linha do que acabo de dizer em alguns posts já escritos, quero oferecer umas breves reflexões sobre o tema. O mesmo Deus-Homem que pôde dizer e disso “Sou/Estou encarcerado” pode afirmar Sou Preta. O tema da Deusa Negra situa-nos num lugar importante da interpretação das figuras religiosas da humanidade e do cristianismo.

Editado por Xabier Pikaza Ibarrondo

Deus é Preta

1. É uma frase paradoxal e provocadora, para pôr em destaque a união entre Deus e o mais pequeno e desprezado do mundo. Ela funda-se no hino de Flp 2, 6-11: Deus “esvaziou-se” (kénosis), fazendo-se escravo e morrendo por nós. O sinal de todos os escravos é uma mulher, uma mulher negra. Deus é Preta.

2. É uma frase que vem da mais remota antiguidade. Desde o quatro milénio antes de Cristo são conhecidas as deusas negras, mães ao serviço da vida (escravizadas depois pelos varões), desde a India à Finisterra galega. Escrevi sobre o tema um longo capítulo em Hombre y Mujer en las religiones. Assim podemos dizer, Deus é mulher, Deus Preta.

3. Esta frase pode relacionar-se com a hipótese científica de uma “primeira mulher”, mãe da Humanidade. A Bíblia apresenta-a como Eva (Mãe de todos os viventes). Desde antigamente há representações de uma Eva Negra, divino-humana… Nesta linha sitúa-se Lucy-Eva, cujos restos (de uns 100.000 ou mais) se encontraram nol Centro de África. Ela é, por agora, o sinal do primeiro ser humano (Sapiens Sapiens), a Mãe da Humanidade. Deus é Preta.

4. As virgens negras são conhecidas desde antigamente, sinais de Maria a Mãe de Deus (Mãe-Deusa) para parte do povo. Elas aparecem na Idade Média e os seus santuários estendem-se desde a Síria até à Hispania. São figuras divinas com rasgos de Mãe Terra, de humanidade originária, morenetas, beltzas…Foram e continuam a ser signos de devoção para milhões de crentes. Deus é Preta.

5. Mas a afirmação “Deus é Preta” há-de ser vinculada com a realidade social, com as mulheres negras submetidas, exploradas durante séculos. O mesmo Deus-Homem que disse “sou/estou nu, encarcerado, faminto” (Mt 25) pode dizer e diz: Eu sou Preta.

6. Negra sou, mas formosa. Assim diz a Amante/Amada do Cantar dos Cantares, sinal de Deus, sinal do amor: Nigram sum, sed Formosa… Sou negra (morena) mas (e) bela, oh filhas de Jerusalém. Não vos fixeis em que sou morena, pois o sol me bronzeou. Os filhos da minha mãe zangaram-se comigo e mandaram-me cuidar das vinhas. (Cantar dos Cantares 1, 5-6). É negra e (mas) formosa por ter sido rejeitada, por trabalhar nos campos, por estar curtida por gelos e sóis…Mas é capaz de amar. Deus é Preta, negra que ama.

7. O céu parece-se com uma mulher que amassa o pão: «O reino dos céus é semelhante à levedura que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até que tudo ficou levedado» (Mt 13, 3). Uma mulher com levedura, fermento de vida… Ela, a mulher negra que durante séculos amassou os pães… pôs na massa levedura, a que “fermenta” a vida, ela é o máximo sinal de Deus para Jesus. Assim pode dizer Jesus: Sou mulher, Deus é Preta.

8. Por isso, a pichação que diz «Deus é preta» e que muitos vimos escrita… abre uma lufada de ar fresco no caminho da teologia e da igreja… e das religiões. Deus é preta, é mulher, é amante, é trabalhadora, é escrava…Deus é mulher no princípio da vida (Lucy-Eva), Deus é levedura na massa, uma palavra para transformar a história dos homens, para a ver de outra forma, para esperar: Deus é Preta.

9. Sendo Preta, Deus continua a ser “o que é” (sou o que sou: Ex 3, 14), misterioso, para além de todas as palavras. Por isso, a Bíblia diz também que Deus é Fogo, Deus é Amor, Deus é Luz… Deus é todas as cores. É negra sendo humanidade inteira.

10. Tudo isto se pode dizer, segundo os cristãos, porque Deus se fez carne (Jo 1, 14)… e entre todas as carnes da historia humana continua a ser significativa a carne-vida-amor de mulher e de mulher negra. Podendo a vida ser abençoada, i.e., dizer bem da vida de Deus, poderá dizer-se Deus é Preta.

Fonte: Blog Teresa de Jesus

+ sobre o tema

É fácil reconhecer, denunciar e processar alguém por estupro?

A sociedade costuma colocar a responsabilidade do abuso sobre...

Obrigado, Malafaia. Você é o maior militante LGBT do país!

Obrigado, Silas. De verdade. O que não conseguimos em...

Deputadas federais e senadoras relatam casos de assédio sexual

Inspirada pela campanha #PrimeiroAssédio, Marie Claire convidou congressistas e...

Ludmilla já sofreu preconceito por roupa curta e rebate: ‘Visto o que eu quiser’

A ‘carinha das noitadas’ na cena funkeira dispensa salto...

para lembrar

Em São Paulo, a Marcha das Mulheres Negras avança

Focado na luta contra o racismo, o machismo e...

A vulnerabilidade e a força das mulheres negras

Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para...

Mulheres negras são hoje maior grupo nas universidades públicas do país

Discriminadas no mercado de trabalho, as mulheres negras tiveram uma série de...
spot_imgspot_img

Salário de mulheres é 15,7% menor que dos homens no Maranhão, aponta relatório

Mulheres ganham 15,7% a menos que os homens no Maranhão, aponta o 2º Relatório de Transparência Salarial, documento elaborado pelos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e...

Flup vai promover encontro entre as escritoras Bernardine Evaristo e Conceição Evaristo

A 14ª edição da Flup, a Festa Literária das Periferias, vai promover o encontro entre duas das principais escritoras da atualidade: a britânica Bernardine Evaristo e a...

Evento na Unicamp marca lançamento do acervo de Azoilda Loretto da Trindade

Na próxima quinta-feira, 26 de setembro, a partir das 19h, a Unicamp, será palco da cerimônia de lançamento do Acervo de Azoilda Loretto da Trindade,...
-+=