Diabetes é uma das principais causas de perda da visão

 

O diabetes é uma das principais causas de perda de visão antes dos 65 anos. Diversos estudos em andamento buscam desvendar por que os diabéticos desenvolvem complicações na vista. Mas um estudo sueco chamado “Prolong” (“pro” de protective e “long” de longevity), se propõe a descobrir por que entre 10% e 15% dos diabéticos não desenvolvem tais complicações que podem levar à perda da visão. O que os protege?

“Hoje há na Suécia 12 mil pessoas que têm diabetes há mais de 30 anos e 1.600 que controlam a doença há mais de 50 anos. Metade delas quase não apresenta complicações. Claramente, esses ‘veteranos’ são diferentes e nós vamos descobrir por quê”, diz Valeriya Lyssenko, coordenadora do estudo promovido pela Lund University.

Os participantes do “Prolong” respondem questões sobre estilo de vida, hábitos alimentares e histórico de doenças na família, bem como são submetidos a vários exames médicos e genéticos. “Se conseguirmos determinar o que vem protegendo esses ‘veteranos’ de complicações devastadoras, como a perda da visão, então poderemos desenvolver medicamentos capazes de cumprir o mesmo papel”, diz a doutora Valeryia.

Diabetes X visão

Na opinião do médico oftalmologista Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, é fundamental que a ciência se apresse em buscar meios para proteger os pacientes diabéticos dos desdobramentos cruéis que muitas vezes a doença provoca, incluindo a perda de visão. “Assim que a pessoa se torna diabética, os problemas de visão podem ter início a qualquer momento. Daí a importância de um acompanhamento oftalmológico frequente. Como o comprometimento da retina pode ser assintomático, sem alterações na qualidade da visão, o exame de fundo de olho é fundamental para detectar pontos e vasos sanguíneos propensos a romper e desencadear hemorragia”.

De acordo com o especialista, pacientes com microaneurismas ou rompimento de capilares são os candidatos mais indicados ao tratamento de fotocoagulação a laser. “Esse é um tratamento específico para ‘secar’ os vasinhos que podem comprometer a visão do diabético. Apresenta mais de 50% de sucesso, desacelerando o agravamento do quadro. As aplicações são indolores e geralmente realizadas em consultório, com utilização de colírio anestésico. O intervalo entre elas varia de paciente para paciente”.

Para quem sofre de retinopatia diabética proliferativa (RDP), os riscos de perder a visão são ainda maiores. Neves diz que, nesse caso, o tratamento a laser é um dos poucos recursos que podem controlar a neovascularização – bastante comum nessas situações. “A RDP geralmente ocorre em pessoas que apresentam retinopatia diabética em estágio avançado, podendo levar à isquemia da retina – condição em que a irrigação e oxigenação são insuficientes ou nulas. Em casos muito graves, somente a vitrectomia (cirurgia para a substituição do vítreo) representa uma esperança de o paciente voltar a enxergar.”

 

Fonte: Band

+ sobre o tema

Tiger Woods fala hoje pela1ª vez sobre escândalo

O norte-americano Tiger Woods, principal nome do golfe na...

Brasil é o sétimo país com mais jovens assassinados no mundo

São quase 60 mortes para cada 100 mil habitantes,...

Carlinhos Brown no CD oficial da Copa

Carlinhos Brown vai representar o Brasil no CD "2010...

Certas coisas são inexplicáveis

Deve ser fácil explicar para uma criança quando o...

para lembrar

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma presencial, nesta terça-feira, 16, às 12h (horário de Brasília) em Santiago, no Chile, um evento...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=