Cearense no comando nacional da Cufa

Em solenidade no Theatro José de Alencar, o rapper Preto Zezé assumiu oficialmente a presidência da entidade. A ideia é descentralizar a gestão

 

Dos morros cariocas para as comunidades periféricas de Fortaleza. Ontem, a Central Única das Favelas (Cufa) formalizou um processo de “descentralização e alternância” administrativa que culminou em mudanças na presidência nacional da entidade, que mantinha a mesma direção desde sua fundação, em 1998.

No Teatro José de Alencar, em Fortaleza, representantes dos poderes executivo e legislativo prestigiaram a solenidade de posse do produtor cultural cearense Francisco José Pereira de Lima, o Preto Zezé, à frente da entidade. Ele substitui o rapper carioca MV Bill no cargo.

“A gente começou a perceber que essa direção, por mais coletiva, ficava restrita ao Rio de Janeiro e a gente não conseguia exercer a quebra do eixo Rio-São Paulo. A gente identificou no Zezé uma liderança natural”, justificou MV Bill.

Zezé enfatizou o caráter apartidário da Cufa. “A gente tá fazendo um movimento que é político, mas não é partidário. Político porque demanda da favela uma atuação por visibilidade”, disse à plateia composta, em parte, por titulares de cargos públicos.

Ao invés de uma faixa, MV Bill passou a Preto Zezé um anu preto de madeira, ave que, durante o período colonial, foi associada pejorativamente aos escravos. Hoje ela é sinônimo de afirmação para grupos negros brasileiros. No ritual de posse, os diretores estaduais da Cufa passaram o símbolo de mão em mão, chegando às de MV Bill e, em seguida, às de Zezé.

A rapper fluminense Nega Gizza entregou a vice-presidência da Cufa para a produtora cultural mato-grossense Karina Santiago. Karina coordenava a base municipal de Cuiabá.

Prestígio

A solenidade de posse de Preto Zezé contou com a presença de parlamentares e representantes do poder executivo que reforçaram o “importante diálogo” que o Estado brasileiro precisa estabelecer com os movimentos sociais.

O presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT), anunciou a criação de uma caravana, em parceira com a Cufa, pelo enfrentamento ao crack. Ainda não há previsão para o início da campanha educativa e preventiva que circulará pelos bairros de Fortaleza. O deputado Júlio César Filho (PTN) representou o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio (PSB).

A prefeita Luizianne Lins (PT) foi representada pelo coordenador de articulação política da Prefeitura, Waldemir Catanho. Já o governador Cid Gomes (PSB) foi substituído pelo secretário extraordinário da Copa de 2014, Ferruccio Feitosa. Os músicos Raimundo Fagner e Mano Brown também acompanharam a solenidade.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A Cufa atende mais de 70 mil jovens nos 27 estados, além das sedes em outros 17 países. A entidade desenvolve trabalhos de inclusão social em áreas como esporte, cultura e cidadania. Os principais projetos envolvem o hip hop.

PERFIL

Preto Zezé, 34, presidente nacional da Cufa

Francisco José Pereira de Lima, o Preto Zezé, nasceu e se criou na Comunidade das Quadras, um quarteirão de casas populares no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. Sem filiação partidária, o produtor cultural de 34 anos já foi flanelinha da Assembleia Legislativa e se envolveu com projetos do hip hop ao ingressar no Movimento Cultura de Rua. Em 2003, tornou-se coordenador da Cufa Ceará, sede local que só seria formalizada em 2005. Idealizou projetos como o “Se Liga: o Som do Hip-Hop”, programa da Universitária FM 107.9. Ontem, Zezé recebeu a presidência nacional da Cufa das mãos de MV Bill. Nascido e criado no bairro carioca Cidade de Deus, o rapper dirigiu o documentário Falcão – Meninos do Tráfico (2006) e escreveu o livro Cabeça de Porco (2005).

 

Fonte: O Povo online

+ sobre o tema

para lembrar

SISU: Último Dia para se inscrever na 1ª Etapa: 03/02/2009

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) recebeu 632 mil inscrições...

Gênero e raça em quatro edições do Enem: o perfil dos inscritos

Neste fim de semana, dias 24 e 25 de...

Fuvest divulga calendário para o vestibular 2023; veja datas e livros obrigatórios

A Fuvest anunciou nesta segunda-feira (25) o calendário de realização das...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=