Guest Post »

Dica Enem: descubra quais conteúdos de Química são mais cobrados no exame

Aquecimento global e efeito estufa compõem a lista

Do Educa Mais Brasil 

Photofusion/UIG via Getty Images
Já passamos da metade do ano e isso significa que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão ficando cada dia mais próximo, o exame será realizado nos dias 4 e 11 de novembro. Essa é a oportunidade para conseguir uma vaga na universidade com uma bolsa de estudo, financiamento, ingressar em universidade pública e até mesmo estudar em Portugal. Com a reta final chegando, mesmo com o plano de estudo montado, os candidatos gostariam de saber quais assuntos são mais abordados nas provas.
Apesar de não ter como saber com precisão o que irá cair no exame, ao longo dos anos em que o Enem vem sendo aplicado, alguns conteúdos apresentam maior relevância e podem ser cobrados novamente esse ano. Então, papel e caneta nas mãos, separamos algumas dicas de Química para você estudar:
Problemas ambientais: aquecimento global e efeito estufa podem compor algumas questões dessa disciplina, se referindo à crescente concentração de dióxido de carbono (CO2) que vem sendo lançado na atmosfera. Chuva ácida também é outro tema que pode aparecer na prova, formadas por óxidos que são compostos binários que possuem o elemento oxigênio como o mais eletronegativo e são lançados na atmosfera, reagindo com a água da chuva, gerando ácidos.
Eletroquímica: envolvendo os estudos com pilhas e baterias, por exemplo. Além de entender sobre esses processos, também é preciso saber como ocorrem as reações de oxirredução, entender o que é potencial de redução. Como a eletrólise pode ser usada nas indústrias para resolver problemas como a corrosão.
Equilíbrio Químico: estudar as reações reversíveis, saber analisar as equações com equilíbrio químico e equilíbrio iônico, além dos equilíbrios químicos no cotidiano, no nosso organismo, na natureza e conceitos que envolvem pH.
*Com informações do Super Vestibular 

Related posts