Dilma afirma que PT não é perfeito, mas que o Brasil “deve muito” ao partido

A presidente Dilma Rousseff admitiu nesta quinta-feira (27) que o PT (Partido dos Trabalhadores) tem falhas. Ela se recusou, em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília,  a comentar as decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o mensalão. Dilma disse apenas que reconhece que seu partido não é perfeito.

— O Partido dos Trabalhadores, como toda obra humana, não é perfeito, mas deu e dá grandes contribuições ao País. O Brasil deve muito a tudo que o PT fez.

Dilma fez questão de deixar claro que não concorda com a interferência entre poderes e por isso não comenta decisões do Legislativo nem do Judiciário.

Ela afirmou ainda que sua participação no Supremo é somente indicar os ministros e que depois “eles vivem suas vidas”. Questionada se tinha se arrependido de alguma indicação, uma vez que a maioria dos ministros condenou figuras importantes do PT no julgamento do mensalão, a presidente foi enfática.

— Eu não me arrependo de nada, sou muito velha para isso.  A gente só se arrepende quando é nova.

Dos 10 ministros que atualmente compõem o Supremo, três foram indicados por Dilma: Luiz Fux, que na maioria das vezes acompanhou o voto do relator do mensalão, Joaquim Barbosa, nas condenações; Rosa Weber, que acompanhou mais o revisor do processo, Ricardo Lewandowski, nas absolvições; e, recentemente, Teori Zavascki, que não participou do julgamento do mensalão.

Reeleição

Durante o encontro de fim de ano com jornalistas, a presidente não quis responder se será candidata à reeleição em 2014.

Dilma também não quis se manifestar sobre a reação de uma ala do PT, que defende o nome do ex-presidente Lula como candidato.

— Não respondo isso nem amarrada. Não falo sobre sucessão agora, eu estaria antecipando 2014 e eu pretendo governar de hoje até 31 de dezembro de 2014 com todo empenho. Antecipar o fim do meu mandato não é politicamente necessário.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Nota à imprensa – Denúncias de assédio no governo federal

O Ministério das Mulheres reafirma que a prática de...

Ministra Anielle Franco relatou assédio de Silvio Almeida a integrantes do governo Lula

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, relatou a integrantes...

Nota Pública – Me Too Brasil – Caso Silvio Almeida

A organização de defesa das mulheres vítimas de violência...

para lembrar

A Cor do mapa

Por: Marcos Coimbra   Enquanto proliferam explicações e...

Twitter: Ciro é mais popular que Dilma e Serra

Por: Márcia Lima O deputado Ciro Gomes, que teve sua...

O Partido da República de Garotinho quer matar Zumbi – Por Arísia Barros

  Garotinho, a Rosinha é a atual prefeita...

“Pare de reclamar e vá trabalhar”: a PEC 241 e a assistência social

Quem repete a frase acima certamente sabe quantos idosos,...

Entenda as responsabilidades dos municípios na educação pública

Há dois anos, Esteffane de Oliveira, 25 anos, moradora da Cidade de Deus, em Japarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, tenta conseguir...

Justiça impede convocação de professora negra em concurso e obriga Ufba a nomear primeira candidata da ampla concorrência

O concurso da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Famed-Ufba) foi parar na Justiça após a contestação de uma candidata. Com isso,...

O que é NDC?

Uma Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, do inglês Nationally Determined Contribution) é o plano de ação climática de cada país para reduzir suas emissões de...
-+=