Dilma encaminha ao Congresso projeto que cria cotas no serviço público

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta terça-feira (5) projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos a afrodescendentes. Reivindicação histórica do movimento negro, a proposta vai em regime de urgência constitucional ao Legislativo, isto é, terá de tramitar em cada Casa em um prazo máximo de 45 dias.

A promessa havia sido feita pela presidente em julho passado, quando se reuniu com representantes de movimentos ligados à igualdade racial no Palácio do Planalto. O encontro ocorria, à época, a reboque das manifestações de junho, e o governo afirmara que procurava segurança jurídica para acelerar a medida.

TAI NALON

“É uma iniciativa que tem um imenso potencial transformador. E mais: é um exemplo para outro demais entes da federação e os demais poderes –o Legislativo e o Judiciário. Nós queremos que o debate dessa proposta seja amplo, intenso, mas rápido”, disse a presidente, na abertura da 3ª Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial.

O projeto obriga que qualquer concurso público da esfera do Executivo federal estabeleça um mínimo de 20% das vagas a negros e pardos quando aprovado.

“Nós queremos, com essa medida, iniciar a mudança na composição racial dos servidores da administração pública federal. Esperamos também incentivar medidas similares a essas e esse é um importante efeito que se inicia hoje.”

Além disso, a presidente também anunciou a criação de uma instância específica de atenção à população afrodescendente. Disse ainda que áreas quilombolas e indígenas terão prioridade no envio de profissionais do Mais Médicos a partir da próxima etapa.

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Brasil, país sem presente

"Mãe, quando eu tiver 58 anos, o Brasil vai...

Curso de férias: Política, Democracia e Racismo

De 18 a 26 de Janeiro Dias 2 ª,3 ª,...

Polícia apura crime de tortura contra quilombola amarrado e agredido no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte abriu...

para lembrar

Chacina de Acari: parentes celebram condenação do Estado brasileiro

Nas fileiras da frente, familiares das vítimas da Chacina...

78 países pedem rápida implementação da declaração anti-racismo da ONU

Setenta e oito países, incluindo a China, solicitaram na...

‘Eu só quero ter aula’

Nos últimos dias, tem gerado bastante discussão um vídeo...
spot_imgspot_img

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...

Justiça do Rio arquiva investigação contra universitário baleado por PM e mototaxista acusados falsamente de roubo

A Justiça do Rio de Janeiro arquivou a investigação contra o estudante universitário Igor Melo de Carvalho e o motociclista Thiago Marques Gonçalves, acusados falsamente de...
-+=