segunda-feira, dezembro 5, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileirosDilma lamenta morte do baluarte negro Abdias Nascimento

Dilma lamenta morte do baluarte negro Abdias Nascimento

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota de pesar nesta terça-feira (24) pela morte do ativista do movimento negro Abdias Nascimento, aos 97 anos. Veja abaixo a nota na íntegra e a repercussão da morte.

Nota pela falecimento de Abdias nascimento

“O Brasil perdeu hoje um dos seus maiores líderes no combate à discriminação racial. O escritor, jornalista e parlamentar Abdias Nascimento foi, ao longo de toda a vida, um influente defensor dos direitos dos afrodescendentes e promotor da causa da igualdade racial. Sua atuação incansável contribuiu para a definição de importantes marcos institucionais na luta contra o racismo no Brasil e para a consolidação de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade. Ao lamentar sua perda, transmito à família de Abdias Nascimento meu sentimento de sincera solidariedade. Estou segura de que seu legado continuará a inspirar a todos nós, brasileiros, a perseverar no caminho da igualdade e da justiça.”

Presidente Dilma Rousseff

A TV Vermelho homenageia um dos maiores defensores da cultura das populações afrodescendentes no Brasil com o vídeo A Construção da Igualdade, que traz depoimentos de acadêmicos, escritores, artistas sobre ações do movimento negro:

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench