sábado, dezembro 3, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileirosDia 10/05, o Prêmio Jornalista Abdias Nascimento inaugura um novo marco no...

Dia 10/05, o Prêmio Jornalista Abdias Nascimento inaugura um novo marco no jornalismo brasileiro

Internado há um mês no Hospital Servidores do Estado, Abdias será representado no evento pela esposa Elisa Larkin Nascimento

No próximo dia 10/05, às 14h, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) lança a 1ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. O evento contará com a participação da jornalista Miriam Leitão e do professor Muniz Sodré que vão dar uma palestra sobre “A questão negra na mídia contemporânea”. Abdias Nascimento, 97 anos, será representado pela esposa Elisa Larkin Nascimento.

A programação inclui a apresentação dos vídeos “Acessando a História e a Cultura Afro-Brasileiras” e da mostra “Abdias 90 anos – Memória Viva”. Somente a exibição dos vídeos está prevista para começar as 13h15. O encontro será seguido de coquetel.

A data marcará ainda o lançamento oficial do site do prêmio (www.premioabdiasnascimento.org.br). “Além de informações sobre a premiação, o site será uma fonte para que jornalistas e a sociedade brasileira entendam a razão pela qual o Brasil precisa de uma premiação com este perfil”, explica Angélica Basthi, coordenadora do projeto.

Criado em homenagem ao ativista histórico dos direitos humanos – no momento em que a ONU declara 2011 como o Ano Internacional do Afrodescendente – o Prêmio simboliza uma nova etapa do jornalismo brasileiro. “Estamos na era da democratização da comunicação e atingir um jornalismo cada vez mais plural deve ser a nossa meta”, defende Angélica Basthi. O objetivo é estimular a produção de conteúdos jornalísticos sobre temas relacionados à população negra.

O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento contempla sete categorias: mídia impressa; televisão; rádio; mídia alternativa ou comunitária; fotografia; Internet; e categoria especial de gênero.

Entre os assuntos sugeridos para concorrer ao Prêmio, estão: saúde da população negra, intolerância religiosa, juventude negra, ações afirmativas, empreendedorismo, desigualdades, direitos humanos, relações raciais, políticas públicas, populações/comunidades tradicionais e discriminação racial.

As inscrições começam no dia 11 de maio e seguem até 19 de agosto de 2011. O auditório do SJPMRJ fica na Rua Evaristo da Veiga, nº 16/ 17º andar – Centro (RJ).

O prêmio é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio). Tem o patrocínio da Fundação Ford e o apoio das seguintes instituições: Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC-Rio), Ipeafro, Neoab Marketing e Comunicação, CULTNE Acervo digital da cultura negra e Associação Profissional de Repórteres Fotógrafos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc).

Breve biografia Abdias Nascimento: O ex-senador Abdias Nascimento é um ícone no combate ao racismo no país. Nascido em 1914, desenvolveu vasta produção intelectual como ativista, político, pintor, escritor, poeta, dramaturgo. Natural de São Paulo, participou dos primeiros congressos de negros no país. Já no Rio de Janeiro, criou o Teatro Experimental do Negro (TEN) na década de 1940. Como jornalista, foi repórter do Jornal Diário, além de ter trabalhado em vários periódicos. Fundou o Jornal Quilombo e também é filiado no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro desde 1947. Pressionado pela ditadura, se exilou nos Estados Unidos durante 13 anos. De volta ao Brasil, ocupou os cargos de Deputado Feder al e Senador da República. Hoje, aos 97 anos, é professor emérito da Universidade de Nova York e Doutor Honoris Causa por várias instituições de ensino superior, entre elas, a Universidade de Brasília e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Cojira-Rio: Desde 2003, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro lida com questões relacionadas a discriminação racial no mundo do trabalho secundada pela educação. Atualmente, a equipe é formada por Angélica Basthi (coordenação), Sandra Martins (coordenação), Miro Nunes (coordenação), Isabela Vieira (integrante) e Camila Marins (integrante). Acesse
http://pt-br.facebook.com/people/Cojira-Rio/100001842288734

AVISO DE PAUTA

Evento: Lançamento Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento

Data: 10 de maio

Horário: 14h

Local: SPMRJ

Endereço: Rua Evaristo da Veiga 16/ 17º andar – Centro – RJ

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench