A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s. A marca é a melhor da história em uma prova em que as mulheres não correram ao lado de homens, ou seja, é o recorde mundial “only woman”.
A divisão existe pois, em algumas provas, as mulheres largam em pelotão que, em algum momento da prova, se encontram os homens, podendo, de alguma forma, se aproveitar da situação. O recorde mundial da maratona sem o “only woman” é de Tigst Assefa, com 2h11min53s, batido no fim do ano passado.
Na prova deste domingo, aliás, Peres Jepchirchir deixou para trás exatamente Assefa, que terminou sete segundo atrás com a medalha de prata. Joyciline Jepkosgei foi a terceira colocada.
Já existia a expectativa desse recorde mundial ser quebrado e, logo nos cinco primeiros quilômetros, o primeiro pelotão já estava em um ritmo alucinante, com 15min44s. Na metade da prova, sete atletas passaram com o tempo de 1h07m04s. Até os últimos 500 metros, as três primeiras colocadas estavam coladas, fazendo valer o sprint final para que a vencedora da prova fosse definida.