A Caixa Econômica Federal não aguentou a pressão por ter retratado Machado de Assis branco, sendo que o escritor era mulato. Cedeu, pediu desculpas e agora produz um novo comercial para a campanha institucional que comemora os 150 anos da marca.
Segundo a empresa, as emissoras de TV já foram notificadas sobre a suspensão do atual filme e a peça da campanha já foi retirada de seu site. De acordo com a Época Negócios Online, a Caixa enviou ofício à Ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) para se redimir. O órgão foi o primeiro a protestar.
Quando o comercial foi lançado, a Seppir considerou “lamentável que tenha havido esse deslize numa campanha que vem sendo desenvolvida numa linha educativa e instrutiva que inclusive já retratou fatos históricos desconhecidos da população.”
No documento em que se desculpa, a Caixa afirma que “em nenhum momento, houve premeditação ou intenção de alterar a sua origem racial”. Diz que além do “pedido de desculpas pela caracterização inadequada do escritor”, a presidência informa que medidas serão adotadas para refiticar o erro.
Não há previsão para o lançamento do novo comercial.