Atirador de igreja em Charleston irá responder por crime de ódio

Dylann Roof foi indiciado por 33 crimes federais, além de nove estaduais. Procuradores ainda não anunciaram se irão pedir pena de morte.

Do G1

Dylann Roof, acusado de matar nove pessoas negras durante um encontro em uma igreja em Charleston, em junho, foi indiciado na quarta-feira (22) por 33 crimes federais, incluindo crimes de ódio, violações de armas de fogo e obstrução de prática religiosa, o que pode leva-lo à pena de morte.

A procuradora geral Loretta Lynch anunciou o indiciamento de Roof, de 21 anos, em um grande júri. As acusações eram esperadas desde que ele foi detido após o tiroteio, em 17 de junho, na Emanuel African Methodist Episcopal Church, em Charleston.

Roof, que é branco, apareceu em fotos exibindo bandeiras dos confederados e queimando ou profanando bandeiras dos EUA, e alegadamente escreveu textos incentivando violência racial. Sobreviventes disseram à polícia que ele proferiu insultos raciais durante o ataque.

Os procuradores não disseram se irão pedir a pena de morte para Dylann Roof.

Agentes federais haviam dito anteriormente que os crimes do tipo praticado por ele em geral cumprem os requisitos para um crime de ódio, e que o indiciamento federal era provável.

Roof já enfrenta acusações estaduais, incluindo nove pelos homicídios.

Crimes de ódio são frequentemente um desafio para o governo porque ele precisa provar que um acusado foi motivado primariamente pela raça ou religião de uma vítima, em vez de outros fatores frequentemente alegados pelos advogados de defesa, como vício em drogas ou distúrbios mentais.

No ano passado, uma corte de apelação federal em Ohio reverteu condenações por crime de ódio contra homens e mulheres Amish acusados de ataques nos quais cortavam as barbas e cabelos de outros religiosos Amish que supostamente haviam desafiado o líder da comunidade.

A corte alegou que o júri havia recebido instruções incorretas sobre como medir o papel da religião nos ataques e que os procuradores deveriam ter provado que os ataques não teriam acontecido se não houvessem motivos religiosos.

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

Ódio e preconceito na internet: Responda por seus atos

Injúria, calúnia e difamação no universo digital. Entenda como...

BTS se reúne com Biden e discursa sobre crimes de ódio contra asiáticos

O grupo sul-coreano de k-pop BTS se reuniu com o presidente...

Cidade da Alemanha encontra maneira genial para lidar com os neonazistas

Cidade alemã para onde neonazistas peregrinam todos os anos...
spot_imgspot_img

Boneco com camisa de Vinícius Jr. aparece ‘enforcado’ em ponte em Madri; jogador espera punição contra crimes de ódio, diz representante

O atacante brasileiro Vinícius Jr., do Real Madrid, espera que as autoridades espanholas punam os crimes de ódio depois que um boneco com a...

BTS se reúne com Biden e discursa sobre crimes de ódio contra asiáticos

O grupo sul-coreano de k-pop BTS se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na tarde desta terça-feira, 31, para discutir sobre crimes de ódio praticados...

Biden denuncia ataque racista em Buffalo: “o ódio é uma mancha na alma da América”

“Um atirador solitário, equipado com armas de guerra e a alma repleta de ódio, matou dez pessoas inocentes a sangue frio”, declarou o presidente...
-+=