“Eu sou o sonho das minhas ancestrais”: Quilombo (la) em Harvard

Sou Ana Paula, mulher negra, quilombola, Doutora em História e admitida para uma bolsa pós-doutorado no W.E.B Du Bois Research Institute em Harvard University. Essa conversa é sobre mim, mas é também sobre a minha comunidade quilombola Santiago do Iguape\ Recôncavo da Bahia, sobre lutas ancestrais e contemporâneas do povo preto e quilombola, sobre famílias negras enquanto possibilidades de cura na diáspora, a base de sobrevivências cotidianas, de trocas culturais, criação e recriação de identidades e comunidades no além mar. 

Porto de Santiago do Iguape. (Foto: Arquivo Pessoal)

A frase que escolhi para intitular esse post, estampa o meu braço numa tatuagem feita  durante o meu doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em meio a uma pandemia. Momento que precisei relembrar (para continuar caminhando) o quanto as lutas das minhas ancestrais abriram caminhos para que eu pudesse está produzindo conhecimento cientifico acerca do meu povo. Tatuar essa frase no meu corpo  foi uma forma de não esquecer que a minha trajetória de vida faz parte de um projeto de emancipação política negra, um sonho sonhado a duras penas pelos que vieram antes de mim.

Não por acaso estudo a sociedade de pós-abolição e amparada pelos debates desse campo analítico, defendo que ainda vivenciamos o pós-abolição, uma vez que, não superamos os desafios do fim da escravidão e a racialização das relações sociais atravessam os nossos corpos e a nossa forma de existir nesse chão. As (os) quilombolas chegarem em Harvard, acompanhados por Du Bois, (No instituto de pesquisa que carrega o seu nome) é sonho de liberdade! É experiência da população negra na sociedade de pós-abolição.

O Quilombo que irá a Harvard é fruto dessas expressões de lutas históricas, mas também da paz quilombola que Beatriz me apresentou. Nesse interstício entre ataques e recuos, foi possível o processo de organização social da população negra escravizada e dos seus descendentes. Irá a Harvard esse corpo quilombola, que resiste as desapropriações diversas, esse espaço físico das experiências, mas também a metáfora do nosso próprio corpo, onde se pode recuperar a história do povo negro em experiência de diáspora, vai a Harvard esse corpo quilombo como uma possibilidade de (re) construção de si e dos seus numa sociedade que teima em não nos reconhecer enquanto sujeitos de direitos.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

Negra, branca ou não branca?

Desde de criança acreditei ser branca, mesmo não possuindo...

Ensino só para as elites?

A crise educacional do Brasil da qual tanto se...

O Genocídio do povo negro no Brasil pós-golpe

por Henrique Marques Samyn (UERJ) via Guest Post para...

Encontro reúne mulheres ativistas de sete países para discutir agendas em comum e fortalecer alianças globais

“III Diálogo Mulheres em Movimento: Fortalecendo Alianças Globais” reúne...

para lembrar

O corpo negro na Educação Física escolar

O presente ensaio tem com proposta provocar alguma reflexão...

Práticas educacionais: crescimento versus redução da desigualdade social

Introdução: Este trabalho, que tem como tema, desigualdade social e...

Joel Rufino fala da literatura nas escolas

Joel Rufino dos Santos é um dos nossos mais...

5 perguntas para Cidinha da Silva

Cidinha da Silva é puro poder. Autora de 19...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=