O Genocídio do povo negro no Brasil pós-golpe

por Henrique Marques Samyn (UERJ) via Guest Post para o Portal Geledés

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou, no último dia 15 de dezembro, o número de pessoas mortas pela polícia do Rio de Janeiro entre os meses de janeiro e novembro de 2017: não menos de 1.035 – um aumento em relação ao número correspondente ao ano anterior, que já se aproximava do milhar: 925 pessoas foram mortas pela polícia entre janeiro e novembro de 2016. Se comparamos os números de homicídios cometidos por ação policial em novembro de 2016 e 2017, percebemos que a polícia matou 33% mais pessoas neste ano – em números concretos: 125 mortos, em comparação com as 94 pessoas mortas em novembro do ano anterior. O discurso de que a polícia mata para se defender cai por terra quando se verifica a disparidade entre o número de mortos decorrentes de intervenção policial e o número de policiais mortos: consoante os dados do ISP, houve uma baixa policial para cada 38 homicídios cometidos pela polícia.

Esses números são especialmente preocupantes quando levamos em consideração a população negra. Em outubro deste ano, a ONG Justiça Global divulgou o mapa “Onde a polícia mata”, que confirmou o que já percebíamos empiricamente: as mortes decorrentes de intervenção policial no Rio de Janeiro acontecem principalmente na Zona Norte, nas regiões suburbanas e em municípios como Duque de Caxias e Maricá. O que isso revela é que o braço armado do Estado atua com mais letalidade nas áreas mais pobres e periféricas, ocupadas principalmente pela população negra. São aqueles territórios nos quais a violência policial é legitimada a partir do discurso da “guerra contra as drogas”; aqueles territórios nos quais a polícia tem autorização para atirar primeiro e perguntar depois.

Para o povo negro, esse cenário se torna ainda mais preocupante quando se considera o cenário construído no Brasil pós-golpe. Cabe observar que os inegavelmente importantes avanços das últimas décadas, em especial nos governos Lula e Dilma – quando o Brasil conseguiu sair do mapa da fome, expandir programas sociais e reduzir significativamente a miséria, o que teve impacto direto sobre a população negra –, não trouxe avanços correspondentes na área da segurança pública. É suficiente recordar episódios como a chacina de Costa Barros, em 2015, quando cinco jovens negros foram brutalmente assassinados dentro de um carro por policiais militares; e as ocupações militares nas favelas, por ocasião dos Jogos Olímpicos de 2016 e da Copa do Mundo de 2014, que trouxeram incontáveis violações de direitos humanos, inclusive com um aumento no número de homicídios decorrentes de intervenções policiais.

Não obstante, o cenário do Brasil pós-golpe se revela particularmente grave por conta dos retrocessos impostos pelo governo Temer. A aprovação da PEC 241, conhecida como “PEC da morte”, determinando o congelamento dos gastos públicos por 20 anos, implicará numa perda de recursos para a saúde pública que resultará na morte de dezenas de milhares de brasileiros; a convergência entre os efeitos da mesma PEC 241 e da retirada de direitos trabalhistas, associada a medidas como o corte de mais de 1 milhão de benefícios do Bolsa Família, resultará num aumento da desigualdade social e da pobreza que poderá mesmo determinar o retorno do Brasil ao mapa da fome. Os principais afetados por esse conjunto de retrocessos serão os pobres; e, como já bem observou Sueli Carneiro, pobreza no Brasil tem cor.

O cenário fluminense se inscreve, portanto, num contexto mais amplo, no qual a população negra vem constituindo um alvo privilegiado da violência policial e de um conjunto de medidas políticas que a afetam diretamente. Para dizer de outro modo: o Brasil pós-golpe assiste a um aumento considerável nas chances de que negras e negros sejam assassinados pela polícia ou morram em decorrência dos efeitos da fome e da miséria – uma tendência que, ao que tudo indica, apenas se acentuará, caso as forças políticas que atualmente governam o país permaneçam no poder. O golpe construiu as condições para que o genocídio do povo negro possa ser perpetrado com ainda maior eficácia.


Henrique Marques Samyn é professor adjunto do Instituto de Letras da Uerj. Doutor em Literatura Comparada, tendo concluído estágio pós-doutoral, é bacharel em Letras; bacharel em Filosofia; mestre em Psicologia Social; e mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea. Atua como crítico literário desde 2004, tendo colaborado em diversos jornais e periódicos. É idealizador e coordenador do projeto LetrasPretas, projeto que reúne alunas cotistas da Uerj comprometidas com a divulgação de obras de autoras negras.

+ sobre o tema

Novas regras tentam reduzir letalidade da PM de SP

Por: Luis Kawaguti     Após registrar uma alta de 24% no...

Rappers gravam vídeos contra a redução da maioridade penal

Canal do YouTube apresenta argumentos contrários a mudança em...

Brasil vive ‘esquizofrenia’ com protestos, diz ‘El País’

Uma análise publicada no jornal espanhol El País...

para lembrar

Der Spiegel: PM carioca é pior que as gangues

  “Pior do que gangues”. Esta é a...

Secretário de Haddad diz que disparo contra jovem no Jaçanã foi intencional

Rogério Sottili conversou com parentes e amigos do rapaz...

Em Alagoas todo dia se mata um jovem Zumbi!

por Arísia Barros   Em Alagoas o genocídio de jovens negros...

O racismo e o novo Capitão do Mato

Acompanhado de meu cunhado e sua namorada,...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=