Dilma Rousseff já começa a trabalhar na montagem do novo governo

Por: Fábio Mendes

 

 

Recém eleita, a nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff, não quer perder tempo e começa a estruturar o novo governo. Segundo informações da BandNews FM de Brasília, ela quer começar as reuniões para montar o governo de transição assim que voltar das férias de dez dias que vai tirar a partir de quarta-feira.

Dilma deve remontar o chamado “núcleo duro” com ministros mais próximos atuando como conselheiros, como fez o presidente Lula em 2002.

O time de Dilma seria formado por Paulo Bernardo, que pode assumir a Casa Civil, Fernando Pimentel, cotado para o Planejamento, e Antônio Palocci, apontado como novo ministro da Saúde. Assumiria a coordenação política o vice-presidente Michel Temer.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, visto como novo chefe de gabinete de Dilma, garante a chegada de um novo governo independente do presidente Lula.

Perfil

A eleição de Dilma Rousseff impõe um perfil mais gerencial e menos político ao governo brasileiro a partir de 1º de janeiro. A característica fica evidente no primeiro modelo de ministério em estudo pela presidente eleita do Brasil.

Sem riscos, a política econômica vai ser mantida, mas o Banco Central pode ser chefiado por Alexandre Tombini e o Ministério da Fazenda por Nelson Barbosa ou Luciano Coutinho.

Dilma avalia criar um Ministério da Infraestrutura que incluiria o Programa de Aceleração do Crescimento, Transportes, portos e aeroportos e seria entregue a Henrique Meirelles.

 

Font: Band

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...