Dilma vai à festa de natal de catadores e população de rua

A presidente Dilma Rousseff esteve na manhã desta sexta-feira (21) em São Paulo onde participou da festa de Natal das cooperativas de catadores de material reciclado e população em situação de rua e ouviu críticas e reclamações dos participantes do evento.

Essa é a segunda fez que Dilma participa da festa. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença na comemoração durante seus oito anos de mandato.

Durante o evento, a presidente assistiu a um desfile de moda organizado pelos catadores de material reciclável. As roupas apresentadas eram todas confecionadas apenas com material encontrado nas ruas.

Enquanto os modelos desfilavan, Dilma trocava impressões com a ministra da Cultura, Marta Suplicy

A presidente também assistiu a um Auto de Natal encenado pelo grupo de teatro do Movimento Nacional da População em Situação de Rua.

A presidente disse que o governo pretende criar cursos de capacitação para que os gestores públicos tratem “com maior grau de humanidade” essas pessoas e prometeu ampliar o repasse de recursos para que os municípios melhorem o atendimento à população de rua.

Dilma disse que o governo pretende criar cursos de capacitação para que os gestores públicos tratem “com maior grau de humanidade” essas pessoas e prometeu ampliar o repasse de recursos para que os municípios melhorem o atendimento à população de rua.

Enquanto discursava, Dilma teve de encarar alguns protestos de pessoas que pediam melhores condições de moradia.

O representante do Movimento Nacional dos Catadores, Eduardo Ferreira, reclamou do modelo de parceria público-privada que o governo quer instituir no setor.

Em sua fala, Dilma defendeu as ações de seu governo no que tange as necessidades dos catadores: “Só no ano passado investimos R$ 240 mi em ações de estímulo à organização e ao fortalecimento de cooperativas e associações de catadores”.

{gallery}1dez12/dilma{/gallery}

Foto: Daia Oliver/R7

 

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...