Dilmistas, Marinistas e Aecistas: andem uniformizados, por favor

Gosto de acompanhar os debates dos presidenciáveis comentando pelo Twitter. Já foram ossos do ofício. Hoje, considero apenas um hábito não saudável.

Foto: Flávio Florido

Por: Leonardo Sakamoto

E, ao contrário do que muitos possam pensar, todos os candidatos e candidatas têm muito o que oferecer. Principalmente no campo da graça.

Com o tempo, percebe-se que há comportamentos que se repetem entre os tuitadores.

Se você faz um comentário jocoso sobre o candidato A, o eleitor do B posta que você é “gênio da raça”. No momento seguinte, ao fazer um comentário jocoso sobre B, o mesmo eleitor diz que você é o “maior débil mental da face da Terra”. Se você goza de C, o cara de B volta a dizer que “Saka é rei”. Para, depois, sugerir que você seja “processado pela lei eleitoral” quando fala novamente de B, porque B dá margem para isso (comentários reais retirados do Twitter).

Na minha timeline, não salva ninguém. Todos têm torcidas organizadas na rede – Dilmistas, Marinistas, Aecistas…- para falar dos três candidatos à frente. E não falo do povo que faz o debate político saudável, não. Muito menos dos haters e trolls contratados pelas campanhas para fazer o papel de contrainformação, desconstrução, vigilância e ataque. Estou falando do pessoal que faz isso na faixa, por amor à camisa.

Mais do que um sentimento de estar construindo um mundo novo, coletivamente, esse pessoal se junta guiado pela sensação de conforto trazida pelo sentimento de pertencimento a um grupo. E, o melhor: esse grupo se define muitas vezes não pela aceitação das propostas do seu candidato, mas por identidade reativa ao adversário. Juntam-se pelo ódio ao outro, não pelo amor ao seu.

Eles abandonam a razão muito antes que o povo das organizadas do futebol. Esse sabe quando o seu time dá vexame e quando manda bem, protesta contra os dirigentes, vaia a própria esquadra, reconhece jogadas de craque do adversário, enfim, “lealdade, humildade, procedimento”.

As organizadas eleitorais da internet, não. Tudo o que sai da boca de seu candidato ou sua candidata é a Verdade Suprema com cheiro de lavanda, ladeado por coelhinhos brancos e fofos. E, da boca do outro, a mais completa titica pútrida e fétida, infestada de vermes e baratas.

Muito se critica a Mancha Verde, a Gaviões da Fiel ou a Independente. Mas, ao menos, o pessoal das torcidas anda uniformizado. Na internet, com exceção de alguns poucos que se identificam como tal, não temos muita informação sobre eles. Estão na penumbra. Andando nas sombras. Podem ser qualquer um.

Você pode estar, neste momento, pedindo uma caracu com ovo e um torresmo à milanesa no boteco ao lado de um deles e nem sabia. Isso dá medo, não?

Por isso, peço que cada uma das organizadas lancem seu uniforme próprio, digital e analógico de preferência. Não é discriminação, longe disso.

Mas, dessa forma, é mais fácil ser condescendente até outubro quando tiverem seus ataques bipolares de raiva.

“Calma, ele é um torcedor eleitoral, não um eleitor. Não é culpa dele. Não sabe o que diz.”

Fonte: blog do Sakamoto

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Fica MUF: Museu de Favela está perdendo seu espaço

A ONG Museu de Favela - MUF é uma...

para lembrar

Reclama de haitianos no Brasil e ainda diz que somos todos macacos – Por: Leonardo Sakamoto

Fico descrente diante de comentários de colegas jornalistas, espumando...

Vovó viu a uva – Na rede, muitos entendem o que querem entender

Um amigo jornalista defende a tese de que uma...

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Partidos que não promoveram participação feminina devem perder tempo de TV

A legislação determina que 10% da propaganda partidária gratuita...

Número de resgatados da escravidão dispara em 2023 e é o maior em 14 anos

O Brasil encontrou 3.190 trabalhadores em condições análogas às de escravo em 2023. O número é o maior desde os 3.765 resgatados em 2009. Foram...

Governo do PT da BA copia bolsonarismo em nota sobre violência policial

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Estado governado por Jerônimo Rodrigues (PT) e que deu ampla vitória a Lula, conseguiu produzir uma nota...

Fome atinge 22% das famílias de mulheres negras e 8%, de homens brancos

A fome esteve presente em 20,6% das famílias chefiadas por pessoas que se autodeclaram pretas, em 17% daquelas comandadas por pardas e em 10,6%,...
-+=