Chuchu Garcia: Diplomata venezuelano ressalta importância da cimeira África-América Latina

Fonte: Angola Press –

Luanda- o ministro conselheiro e encarregado de negócios da embaixada da Venezuela em Angola, Jesús Alberto García, considerou de extrema
importância a cimeira África-América Latina, a realizar-se de 14 a 18 de Setembro no seu país.

 

Segundo o diplomata, que falava à Angop na quarta-feira à margem da cerimónia de comemoração dos 198 anos da Independência da Venezuela, organizada pela embaixada deste país latino americano em Angola, a cimeira vai permitir traçar a necessidade da aceleração da construção do espaço latino-americano e a realização da complementaridade afro-latino-americana.

 

Jesus Alberto García fez saber que a Venezuela aguarda pela participação na cúpula de uma “forte” delegação de Angola, com a qual pretende discutir importantes temas relacionados com a saúde, educação superior, ciência e tecnologia, segurança alimentar e o combate às drogas.

 

O primeiro encontro África-América Latina, realizado na Nigéria em 2006, discutiu, sobretudo, assuntos ligados à paz e à segurança, à governação, aos direitos humanos, ao desenvolvimento da agricultura e aos negócios relativos à agricultura, aos recursos hidraúlicos e ao ambiente.

 

Noutra vertente, o encarregado de negócios da Venezuela em Angola referiu que com a criação da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), em 2004, surgiu uma nova visão sobre a integração dos povos.

 

“A Alba não é um bloco para exibir mais simbolos (…), mas garante uma efectiva integração social, económica e cultural”, sublinhou.

 

A solidariedade, acrescentou, é outro aspecto reinante no bloco económico, tendo, a título de exemplo, citado que o recente golpe de estado nas Honduras, através do qual foi deposto o presidente constitucional, José Manuel Zelaya, mereceu a condenação dos membros da Alba.

 

Matéria original: Diplomata venezuelano ressalta importância da cimeira África-América Latina

+ sobre o tema

“É melhor morrer em pé do que viver de joelhos”

Quem ama as liberdades democráticas que se mire em...

Bolsonaro para os pobres, Paulo Freire para os ricos

A elite brasileira, que adora odiar Freire, compra a...

Abolicionismo do século 21

Por: Edson França Completamos no dia 13 de...

Senador republicano adere a Obama

Folha de São Paulo quarta-feira, 29 de abril de...

para lembrar

Cigana rouba a cena em posse de ministros

Homens em terno escuro e mulheres usando tailleur se...

Predominantes na classe C, negros movimentaram R$ 760 bilhões em 2012

De cada 100 pessoas que entraram na classe C...

Kanye West é bom apesar das polêmicas que cria

Kanye West entrou para o hall dos encrenqueiros...

Michelle Obama cria conta no Twitter e posta foto com novo visual

Michelle Obama resolveu comemorar seu aniversário de 49 anos, nesta...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=