Fonte: Angola Press –
Luanda- o ministro conselheiro e encarregado de negócios da embaixada da Venezuela em Angola, Jesús Alberto García, considerou de extrema
importância a cimeira África-América Latina, a realizar-se de 14 a 18 de Setembro no seu país.
Segundo o diplomata, que falava à Angop na quarta-feira à margem da cerimónia de comemoração dos 198 anos da Independência da Venezuela, organizada pela embaixada deste país latino americano em Angola, a cimeira vai permitir traçar a necessidade da aceleração da construção do espaço latino-americano e a realização da complementaridade afro-latino-americana.
Jesus Alberto García fez saber que a Venezuela aguarda pela participação na cúpula de uma “forte” delegação de Angola, com a qual pretende discutir importantes temas relacionados com a saúde, educação superior, ciência e tecnologia, segurança alimentar e o combate às drogas.
O primeiro encontro África-América Latina, realizado na Nigéria em 2006, discutiu, sobretudo, assuntos ligados à paz e à segurança, à governação, aos direitos humanos, ao desenvolvimento da agricultura e aos negócios relativos à agricultura, aos recursos hidraúlicos e ao ambiente.
Noutra vertente, o encarregado de negócios da Venezuela em Angola referiu que com a criação da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), em 2004, surgiu uma nova visão sobre a integração dos povos.
“A Alba não é um bloco para exibir mais simbolos (…), mas garante uma efectiva integração social, económica e cultural”, sublinhou.
A solidariedade, acrescentou, é outro aspecto reinante no bloco económico, tendo, a título de exemplo, citado que o recente golpe de estado nas Honduras, através do qual foi deposto o presidente constitucional, José Manuel Zelaya, mereceu a condenação dos membros da Alba.
Matéria original: Diplomata venezuelano ressalta importância da cimeira África-América Latina