Direitos das mulheres seguem em debate, no Uruguai, em encontro de ministras e altas autoridades do Mercosul

Agenda prevê debates sobre violência contra mulheres e meninas, campanha contra tráfico para fins de exploração sexual e reflexão sobre ação política e democracia

 

Reunidas em Montevidéu, no Uruguai, ministras e autoridades da área de defesa das mulheres no Mercosul (bloco formado pelo Brasil, a Argentina, o Uruguai, a Venezuela e o Paraguai, que está temporariamente suspenso do bloco) discutem melhor qualidade de vida, o combate à violência e ao tráfico. A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci, participa dos debates que acabam nesta sexta-feira (24/05).

É a terceira edição do encontro. No Brasil, o governo mostrou, no começo do mês, que ainda é baixo o percentual de denúncias relativas ao tráfico de pessoas. A campanha nacional de combate ao tráfico de pessoas foi lançada no país no último dia 9, em parceria com o Escritório das Nações unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). O objetivo é fornecer elementos às autoridades brasileiras para investigar as ocorrências.

Considerado um crime invisível, o tráfico de pessoas é uma prática frequente e preocupante no Brasil. Ainda assim, segundo dados divulgados pela pasta, entre 2005 e 2011 a Polícia Federal instaurou 514 inquéritos de tráfico de pessoas, sendo a maior parte (344) relacionada ao trabalho escravo.

No Brasil, os números mostram que 157 desses inquéritos são de tráfico internacional e 13 de tráfico interno, modalidade em que o índice de denúncias é considerado muito baixo. Ao todo, 381 suspeitos foram indiciados nesse período, mas apenas 158 foram presos.

A SPM lançou, em março, o programa “Mulher, Viver sem Violência”. Entre as ações da iniciativa, está a implementação, em regiões de fronteira, de núcleos especializados de atendimento a mulheres em situação de tráfico e violência. A rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas, disponibilizada pelo governo brasileiro, inclui núcleos e postos estaduais e municipais, rede consular de apoio no exterior, os serviços Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos, e Ligue 180, da SPM. As denúncias também podem ser encaminhadas à Polícia Federal.

A diretora do Instituto Nacional das Mulheres do Uruguai, Beatriz Ramírez, disse que o esforço é para buscar ações que reduzam cada vez mais as desigualdades no tratamento entre homens e mulheres na região.

O presidente do Comitê de Qualidade com Equidade do Ministério das Relações Exteriores, Jorge Meyer, destacou que o esforço no Uruguai é para assegurar que as mulheres tenham as mesmas condições dadas aos homens no mercado de trabalho.

Organismo de integração regional e de construção das políticas para as mulheres no âmbito do Mercosul, a Reunião de ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM) foi criada em dezembro de 2011, dando continuidade à Reunião Especializada da Mulher (REM), criada em 1998.

*Com informações da Presidência da República do Uruguai

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

Fonte: SPM

+ sobre o tema

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas...

PUC recebe inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado

A Pontifícia Universidade Católica – PUC, do Rio Grande...

Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor na promoção da equidade

O seminário "Educação Antirracista: o papel do Estado e...

para lembrar

Não se demite impunemente um bom professor

Professor do município está ameaçado de ser demitido. Faltava,...

Macaé Evaristo, a nova colunista da Carta Educação

A educadora e secretaria de Educação de Minas Gerais,...

I Simpósio Internacional da ABPN

"Gestão da Educação Superior: construindo conhecimento e conectando as...
spot_imgspot_img

Escola quilombola recria jogo de xadrez com personagens históricos para valorizar a ancestralidade

Nasci, cresci e moro na Comunidade Quilombola Canabrava, no município de Flores de Goiás (GO). Por aqui, vivem cerca de 450 pessoas. Goiânia, capital...

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas municipais de Belo Horizonte. Em 23 de setembro, foi sancionada a Lei Municipal 11.750/2024, de...

PUC recebe inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado

A Pontifícia Universidade Católica – PUC, do Rio Grande do Sul, está recebendo inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado....
-+=