Discriminação e racismo institucional – Brasil 2014

Um debate-denúncia sobre a discriminação racial e o racismo institucional que permeiam as relações sociais e contaminam o mercado de trabalho brasileiro (2014).

O programa 3 a 1, da TV Brasil/EBC, nas vésperas do dia 21 de março, Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, debateu a questão do racismo enraizado na sociedade brasileira, não obstante a miscigenação prevalecente no país mascare a desigualdade racial, que é revelada, contudo, sem velamentos, pelas estatísticas do IBGE , que demonstram que os trabalhadores negros ganham menos da metade dos que exercem a mesma função de trabalho, mas têm a pela clara, assim como enfrentam obstáculos insidiosos no acesso e escalonamento profissional em suas carreiras. A mediadora deste programa foi a jornalista Luciana Barreto.

Participantes:

Paulo Rangel – O primeiro afrodescendente a alcançar o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, sendo ainda professor de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Elisa Larkin Nascimento – Cientista social, diretora do Instituto de Pesquisa e Estudos Afro Brasileiros, viúva do ativista social Abdias do Nascimento (http://youtu.be/NpFaKVPlN7I .
Joel Zito Araújo – Doutor em Ciências da Comunicação, cineasta e escritor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Joel_Zit… ).. Assista deste cineasta ao documentário “Raça”, que aborda a “história de três pessoas na luta pela igualdade, em um país que diz orgulhar-se de ser exemplo de democracia racial…” em:https://www.youtube.com/watch?v=iVR_d…

Leia o sumário e as primeiras páginas do livro “Ação Afirmativa em Questão” (Editora Pallas), organização de Ângela Randolpho Paiva, “resultado do seminário Ação Afirmativa em Perspectiva Comparada, realizado na PUC-Rio” e referido neste debate. O sumário a que se alude incorpora a visão da jornalista Miriam Leitão sobre as medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais e outros, emhttp://www.gruposummus.com.br/indice/… .

Editora Pallas: http://www.pallaseditora.com.br/produ…
Trechos em destaque deste debate:

Elisa Alekin Nascimento – “(…) a ideia de que o negro só precisa estudar para estar bem, livre do preconceito no Brasil e da inferioridade que não é explicitada”, é falsa.. (Timer 07:43 a 12:32)

Joel Zito Araújo — “(…) Ainda hoje vivemos (no Brasil) com o imaginário colonial. Ainda não superamos o colonialismo português. Ainda sonhamos e pensamos o Brasil de uma forma parecida como a elite portuguesa no tempo da escravidão. E um dos desejos era de fazer este país um país branco (…) implantando-se a ideologia do branqueamento (…), da inferioridade do negro e a introjeção do sentimento nacional de vira-lata que nós temos”. (Timer 14:08 a 15:45).

Sobre o Racismo Institucional no Brasil, que perpassa a área Penal – que estabelece a diferença entre a injúria racial e o crime de racismo, mitigando a resposta penal para este crime -, e se estende ao mercado de trabalho, atente-se ao “timer” de 16:50 a31:33.

No espírito consentâneo ao “fair use”, pela relevância informativa e atualidade do tema, insere-se neste canal do YouTube o debate difundido a 20/03/2014 pela TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) (http://www.ebc.com.br/ ), empresa pública brasileira criada para gerir as emissoras de rádio e televisão públicas federais.

Não deixe também de assistir à entrevista concedida pelo Ministro Joaquim Barbosa, Presidente do Supremo Tribunal Federal, ao jornalista Roberto D´Ávila, para a Globo News, no dia 25/03/2014 – na qual aborda a questão do racismo no Brasil (timer 35:36 em diante), bem como faz a constatação da rarefação dos afrodescendentes nos escalões de mando, decisão e representação da vida política e administrativa do Brasil – interna e externa -, caracterizando a institucionalização da marginalização dos afrodescendentes como herança ainda onipresente do sistema escravocrata que vigeu durante séculos, esteou e contaminou a nação brasileira -, no link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=081Zh

 

Fonte: Aquilombando

 

+ sobre o tema

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas...

Instituto Geledés promove evento sobre empoderamento econômico para população negra

O Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Programa de pesquisa britânico é condenado por racismo contra médicos quenianos

Pesquisadores teriam sido passado para trás em promoções e...

Estudo sobre violência policial revela “racismo institucional” na PM de SP

Entrevista com Jacqueline Sinhoretto que revela: homens negros, sobretudo...

Quilombolas denunciam racismo institucional e perseguição a servidores no Incra de Sergipe

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas...
spot_imgspot_img

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Estudantes contam como diretores do IFAL desencorajam denúncias de casos de racismo

Mobilizados contra casos de racismo, assédio e LGBTfobia no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, estudantes revelam como foram sistematicamente desencorajados por diretores...

Enegrecer a docência universitária

Um educador em um sistema de opressão é revolucionário ou opressor.   ‒ Lerone Bennett Jr. Peço licença para iniciar este texto com um dado bastante obsceno:...
-+=