Dissidente cubano em greve de fome desmaia e é internado em hospital

Guillermo Fariñas protesta pela libertação de 26 presos em Cuba.
Segundo médico, ele teve ‘choque hipoglicêmico’ após 15 dias.


O ativista Guillermo Fariñas, em greve de fome há 15 dias, sofreu um desmaio nesta quinta-feira (11) e foi levado ao hospital provincial Arnaldo Milián, de Santa Clara, disse seu porta-voz, Licet Zamora.

 

“[Ele] Perdeu o conhecimento (às 14 horas locais, 16 horas de Brasília) e já está no hospital, na unidade de terapia intensiva”, disse Zamora por telefone a partir de Santa Clara – 280 km a leste de Havana- onde reside Fariñas.

 

Segundo seu médico pessoal, Ismel Iglesias, trata-se de um “choque hipoglicêmico”, semelhante ao que já sofreu no dia 3 de março.
 
Na terça-feira, o jornalista cubano, em greve de fome desde 24 de fevereiro, disse que manterá seu protesto “até as últimas consequências”.

“Estou muito fraco, mas não tem volta, não recuo. Vou até às últimas consequências”, disse Fariñas, que faz a greve de fome em Santa Clara (centro) para exigir a libertação de 26 presos políticos cubanos que estão doentes.

Dissidentes cubanos moderados pediram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que interceda pela libertação dos presos políticos e evite assim a morte de Fariñas.

 
Na terça, em entrevista à agência de notícias Associated Press, o presidente classificou a greve de fome como “uma insanidade”.
 
“Acredito que a greve de fome não pode ser usada como um pretexto de direitos humanos para libertar as pessoas. Imagine se todos os bandidos presos em São Paulo entrassem em greve de fome e pedissem a liberdade”, disse Lula.
 
O jornal cubano Granma, órgão oficial do Partido Comunista, qualificou a greve de “chantagem” inaceitável.

Fariñas sofreu na quarta-feira passada um choque hipoglicêmico e foi hidratado e alimentado por via intravenosa em dois hospitais de Santa Clara.

 
  Asilo político
Fariñas, que iniciou seu protesto pouco depois da morte do preso político Orlando Zapata, após dois meses e meio de greve de fome, rejeitou na segunda-feira uma proposta de asilo político na Espanha, realizada por um diplomata espanhol.

O jornalista também negou os pedidos de Madri e de opositores cubanos para que desista da greve de fome e poupe sua saúde.

 
 
 
Fonte: G1

 

 

+ sobre o tema

Romero Rodriguez

Romero Rodriguez é director general de Mundo Afro, organización...

TV cubana abre debate sobre racismo en la isla

Por ANDREA RODRIGUEZ LA HABANA -- La televisión...

para lembrar

Viviendas garífunas

 Origem: Stanford.edu Tradicionalmente, las casas se construyían de...

Bicentenario de la Independencia de América: ¿cómo quedamos los afro?

Fonte: Lista Racial Por: Jesus Chucho García. Fundacion Afroamerica...

TERREMOTO HAITI:Scarlett Johansson leiloa encontro com fã para ajudar Haiti

A atriz americana Scarlett Johansson está leiloando entre seus...
spot_imgspot_img

O povo da Colômbia que celebra o Natal em fevereiro e com um Menino Jesus negro

Os moradores da cidade de Quinamayó, na Colômbia, celebram o Natal em fevereiro com uma procissão que inclui o boneco de um Menino Jesus...

Quanto você sabe sobre os afrodescendentes na América Latina?

Desafiamos você a responder este teste e avaliar seus conhecimentos sobre essa importante minoria Do El País  O que você sabe sobre os afrodescendentes na América...

Aniversario de la muerte de Franz Fanon

FRANTZ FANON: LOS CONDENADOS DE LA TIERRA…SIGUEN CONDENADOS Por Jesus Chucho Garcia para o Portal Geledés  Hoy 6 de diciembre se cumplen cincuenta y seis años…de la...
-+=