A diversidade é um tema que veio para ficar

A importância da inclusão e valorização da diversidade é um assunto que sempre esteve presente nas pautas dos movimentos sociais nas últimas décadas. Atualmente, várias outras esferas da sociedade reconhecem a importância de se tornarem cada dia mais protagonistas de uma transformação social por meio de políticas e ações de inclusão de grupos historicamente minorizados – e as empresas são uma delas.

Por Debora Gepp, do Linkedin

(Foto: GETTY IMAGES)

Nos últimos anos, o desenvolvimento de uma estratégia de atração, retenção e desenvolvimento de mulheres, negrxs, LGBTQIAs*, pessoas com deficiência e pessoas em vulnerabilidade social, por exemplo, se tornou um dos principais temas nas grandes organizações pelo mundo.

Os esforços para incluir estas populações, além de serem uma pauta de responsabilidade social e direitos humanos, são também essenciais para a estratégia de gestão de pessoas e a geração de inovação para melhor atender à sociedade. Neste cenário, o RH nunca esteve tão desafiado para atender às expectativas das novas gerações e para garantir o que já sabemos: quando xs funcionárixs se sentem incluídos e livres para serem quem realmente são, aumenta o sentimento de pertencimento e o engajamento, gerando maior inovação e produtividade.

Um amplo estudo da consultoria americana McKinsey, por exemplo, que abordou mais de mil empresas em 12 países distintos, mostrou que empresas preocupadas com a diversidade de gênero eram 21% mais lucrativas que outras. Quando a questão envolvia raça, etnia e outras diferenças culturais, esse número subia para 33%. Já um estudo do Hay Group do Brasil mostrou que 76% dos funcionários de empresas que se preocupam com a diversidade reconhecem que têm mais liberdade e se sentem mais seguros para expor suas ideias e inovar no trabalho.

Esses dados demonstram que a geração de inovação não está somente ligada à promoção de um ambiente de trabalho inclusivo, mas também aos esforços de representar a diversidade humana da nossa sociedade, dentro das equipes, ampliando o seu potencial de solucionar problemas e criar novos produtos e serviços. Ou seja, a valorização e a inclusão da diversidade têm impacto direto não apenas na produtividade, como também na capacidade que a companhia tem de oferecer novas e inovadoras soluções para seus parceiros e o mercado em que atua.

Na Braskem, o Programa de Diversidade e Inclusão é uma pauta de diretos humanos e apoia a companhia a se tornar cada dia mais inovadora e inclusiva, garantindo oportunidades iguais para todas as pessoas.

Desde 2014, desenvolvemos ações com o objetivo de incluir e desenvolver pessoas advindas de grupos minorizados e também de garantir um ambiente de trabalho livre de preconceito e discriminação. Além das ações que são desenvolvidas de forma transversal, ou seja, abordando o tema da diversidade como um todo, que incluem ações de comunicação, treinamentos e recrutamento e seleção, temos ações estruturadas em cinco frentes de trabalho: Equidade de Gênero, Raça e Etnia, LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência e Socioeconômico – pessoas em vulnerabilidade social -, cada uma delas conta com estratégia e objetivos específicos.

Os resultados advindos do programa são de médio a longo prazo e requerem uma mudança cultural que, dependendo da filosofia empresarial que se tenha, pode ser mais ou menos desafiadora de se implementar. Nossa cultura empresarial tem como principal crença a valorização das pessoas e a construção de um ambiente de trabalho e uma sociedade cada dia mais humana. Ou seja, na Braskem, a promoção da diversidade e inclusão reforça nossos valores.

Promover a Diversidade e a Inclusão é um trabalho de desconstrução de crenças e comportamentos que não pode mais ser deixado de lado. As empresas estão percebendo que, independente do seu produto ou mercado de atuação, servem à sociedade e, portanto, para se tornarem mais estratégicas é necessário incluir cada vez mais toda a diversidade humana nela presente.

*LGBTQIAs: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer ou Não Binário, Intersexo e Assexuais

+ sobre o tema

A homofobia de Myrian Rios e o racismo do professor da UFMA: de acusados à vítimas

Publico abaixo a retratação do professor da UFMA, José...

Transgênero de barba é ovacionada ao vencer festival Eurovision

Conchita Wurst, transgênero “a senhora de barba”, vence festival...

O custo da homofobia para o desenvolvimento

A proteção legal aos coletivos homossexuais é também uma...

Reações de alunos fazem professores pararem com piadas homofóbicas

Aquelas piadinhas típicas de cursinho pré-vestibular estão com os...

para lembrar

Jean Wyllys: O jogo do adversário!

Quando contei que o fato de eu não ter,...

Inclusão e diversidade

São Paulo, que comemorou 462 anos de existência, é...

Grandes empresas do país não sabem incluir diversidade

Entre as 20 maiores organizações de capital nacional apenas...
spot_imgspot_img

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

USP oferece mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+

O programa USP 60+ completa 30 anos de sua criação e está com as inscrições abertas para o primeiro semestre de 2024. A abertura de vagas se...

É preciso sair da superfície

Há no Brasil um movimento pró-inclusão de bolsistas negros em universidades e escolas particulares de alto padrão. Na esfera pública, semana passada foi sancionada lei que...
-+=