Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar

Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar. Medida busca combater casos de bullying, preconceito e discriminação.

Da Revista Claudia 

Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar
(Reprodução/Getty Images)

Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar

Escócia se tornará o primeiro país do mundo a incorporar o ensino dos direitos de  lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais em seu currículo escolar. A decisão foi definida como um momento histórico para o movimento pelos ativistas.

Com a nova medida, escolas estaduais serão obrigadas a ensinar os alunos sobre a história dos movimentos LGBTI e suas lutas por igualdade, além de combater a homofobia.

“A Escócia já é considerada um dos países mais progressistas da Europa na questão da igualdade LGBTI”, afirmou o vice-primeiro-ministro escocês, John Swinney, ao Parlamento da Escócia na quinta-feira (08), citado pelo jornal britânico The Guardian. “Tenho o prazer de anunciar que seremos o primeiro país do mundo a incluir a educação inclusiva LGBTI no currículo escolar.”

A decisão em que a Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar foi anunciada após o governo escocês aceitar as recomendações feitas por um grupo de trabalho liderado pela campanha Time for Inclusive Education (TIE). Um estudo encomendado pela campanha concluiu que nove em cada dez escoceses LGBTI vivenciou homofobia na escola, e 27% relataram ter tentado cometer suicídio após ser alvo de bullying.

Jordan Daly, cofundador da TIE, definiu a decisão do governo como uma “vitória monumental da nossa campanha e um momento histórico para o nosso país”.

Escola Sem Partido

No Brasil, o movimento conhecido como Escola Sem Partido, angariado por lideranças de pautas conservadoras, pretende limitar a fala de professores dentro da sala de aula. Entre as proibições estão abordagens de identidade de gênero. A proposta obriga também que as instituições fixem um cartaz definindo deveres do professor em salas de aula, sala de professores e em outras dependências.

+ sobre o tema

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial,...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

para lembrar

Chamada para submissão de propostas no livro: E quando contarmos nossas histórias?

“E quando contarmos nossas histórias? Trajetórias e experiências de...

A EJA está mais juvenil

Para Maria Clara Di Pierro, o insucesso no ensino...

Temporários chegam a 46% dos professores em SP

Por: FÁBIO TAKAHASHI Meta do governo Serra era que...

Edgar Morin: “Se Você Viver Poeticamente Encontrará Felicidade”

Pai da teoria da complexidade, Edgar Morin defende a...
spot_imgspot_img

Fundo Baobá e B3 Social lançam nova edição de edital de bolsas no exterior para estudantes negros

O Baobá - Fundo para Equidade Racial, com apoio da B3 Social, lança a segunda edição do Programa Black STEM, iniciativa que concederá 3...

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial, que cumprem os requisitos para serem beneficiados pelo Pé-de-Meia Licenciaturas, devem concluir a inscrição no programa...

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...
-+=