Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar

Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar. Medida busca combater casos de bullying, preconceito e discriminação.

Da Revista Claudia 

Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar
(Reprodução/Getty Images)

Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar

Escócia se tornará o primeiro país do mundo a incorporar o ensino dos direitos de  lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais em seu currículo escolar. A decisão foi definida como um momento histórico para o movimento pelos ativistas.

Com a nova medida, escolas estaduais serão obrigadas a ensinar os alunos sobre a história dos movimentos LGBTI e suas lutas por igualdade, além de combater a homofobia.

“A Escócia já é considerada um dos países mais progressistas da Europa na questão da igualdade LGBTI”, afirmou o vice-primeiro-ministro escocês, John Swinney, ao Parlamento da Escócia na quinta-feira (08), citado pelo jornal britânico The Guardian. “Tenho o prazer de anunciar que seremos o primeiro país do mundo a incluir a educação inclusiva LGBTI no currículo escolar.”

A decisão em que a Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar foi anunciada após o governo escocês aceitar as recomendações feitas por um grupo de trabalho liderado pela campanha Time for Inclusive Education (TIE). Um estudo encomendado pela campanha concluiu que nove em cada dez escoceses LGBTI vivenciou homofobia na escola, e 27% relataram ter tentado cometer suicídio após ser alvo de bullying.

Jordan Daly, cofundador da TIE, definiu a decisão do governo como uma “vitória monumental da nossa campanha e um momento histórico para o nosso país”.

Escola Sem Partido

No Brasil, o movimento conhecido como Escola Sem Partido, angariado por lideranças de pautas conservadoras, pretende limitar a fala de professores dentro da sala de aula. Entre as proibições estão abordagens de identidade de gênero. A proposta obriga também que as instituições fixem um cartaz definindo deveres do professor em salas de aula, sala de professores e em outras dependências.

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

Travesti é jogada de viaduto após ser agredida por homens

De acordo com dados da Transgender Europe em 2015,...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Casal sofre ataque homofóbico em bairro onde vai morar no PR

Panfletos apócrifos distribuídos na vizinhança continham endereço do jornalista...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...

Faltam professores qualificados no ensino médio

Por: Cinthia Rodrigues Docentes desta etapa lidam com várias...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=