Do Ilú Oba de Min à Poesia no Ar: 09 eventos imperdíveis na quebrada pra você colar!

Dessa vez, a seleção semanal de atividades culturais feita pela Periferia em Movimento gerou uma lista grande e extensa – são 09 eventos que acontecem entre quinta-feira (25/04) e terça-feira (30/04).

Do Periferia em Movimento

Foto em destaque: Cooperifa / Ricardo Vaz

São 06 saraus, incluindo o tradicional da Cooperifa (que nesta edição encerra com Poesia no Ar), além de 03 rolês com atrações musicais. Confere abaixo, anotaí na agenda e cola!

O fim de semana tem 05 saraus acontecendo no Extremo Sul da cidade, além de uma noite especial na Cooperifa durante a semana.

E já começa nesta quinta-feira (25/04), com o 16º Sarau das Imbuias. O Coletivo Vozsativa, com seus poetas e músicos, é o convidado a declamar seus versos nessa edição. A partir das 21h, no Balburdya Rock Bar – Rua José Solana, 341 – Jardim das Imbuias. Mais informações aqui.

E o pocket show fica por conta do músico Dan Silva com a Banda Abstrassons. Dan Silva é músico, compositor e ator. Morador do Grajaú, Dan Silva transita pela música com fortes referências musicais na. Com dois EPs lançados de forma independente, ele desponta no cenário musical em 2015 com o sucesso “Abismo”. Confira o clipe abaixo:

 

Na sexta-feira (26/04), o Sarau das Águas recebe o grupo Verso Acústico, que desde 2017 ocupa a cena artística do Grajaú. A partir das 19h, na rua Cambuci do Vale, 109 – Cidade Dutra. Confira aqui.

Um pouco mais tarde, o Sarau das Mina completa 04 anos e dedica esta edição à poeta Tula Pilar, que morreu no último dia 11. Mulher negra, trabalhadora, mãe solo, dançarina e atriz, a escritora é uma referência no movimento literário periférico.

Para celebrar, tem pocket show com Maria Perola, samba de coco com Stefany Veloso e microfone aberto. A partir das 20h, na Confraria Açaí – Avenida do Arvoreiro, 277 – Parque das Árvores.Saiba mais aqui.

No sábado (27/04), das 19h às 22h, a Associação Bem Comum realiza seu sarau mensal na Casa 111. Fica na rua Nossa Senhora de Nazaré, 111 – Cidade Dutra. Veja aqui. E quase simultaneamente, a partir das 19h30, tem mais uma edição do Sarau do Grajaú na rua Antonio Comenale, 166. Confira o evento.

Poesia no Ar

Pra fechar a lista, na terça-feira (30/04) o tradicional sarau da Cooperifa – que acontece há 16 anos na Zona Sul de São Paulo – promove por mais um ano a noite da Poesia no Ar.

Poetas e público em geral são convidados a escrever poesias e colocá-los em balões, que no fim da noite são soltos no ar da quebrada. A proposta é fazer com que esses versos cheguem até as casas das pessoas.

O sarau sempre rola no Bar Zé Batidão, que fica na rua Bartolomeu dos Santos, 797 – Chácara Santana. Mais informações aqui.

Bairro que nasceu como loteamento no distrito do Grajaú há 38 anos, o Parque Residencial Cocaia comemora aniversário com uma festa promovida pela Associação Cariri. O coletivo 3 em 1 Gueto Sounds participa do evento com sua arena de sound system. É no domingo (28/04), das 14h às 21h, na rua Demas Zitto. Saiba mais aqui.

Do outro lado do Extremo Sul, ocorre o Festival Esquema Noise Underground, que chega à 14ª edição com objetivo de promover a cena cultural independente na região.

Mais de 300 mulheres formam o bloco afro Ilú Obá de Min. (Foto: Thiago Borges / Periferia em Movimento)

E para marcar esse momento, conta com apresentação do Bloco Afro Ilú Oba De Min. Fundado em 2004, o bloco que desfila na semana do carnaval paulistano é composto apenas por mulheres e reverencia os orixás do candomblé.

As duplas Z13DuoInstrumental e Rádio Diáspora também se apresentam, com free jazz e livre improvisação. No evento, tem ainda discotecagem com DJ Felipe Effi e apresentação da peça “Circo Fubanguinho”, com a Trupe da Lona Preta. O espaço é livre para venda de materiais independentes de coletivos.

O evento acontece entre 15h e 22h, no Projeto Clamarte, que fica na rua Professor Otávio Guimarães, 393 – Veleiros. Confira aqui.

No mesmo dia, o Pagode da 27 faz o pré-lançamento de seu novo CD “É o povo na cabeça”. A já tradicional roda de samba que acontece há 12 anos no Grajaú recebe os compositores que contribuíram com o trabalho: Tito Amorim, Felipe Doro, Emerson Urso, Nelson Papa, Marcinho Moreira, Bilu, Jorge Sargento, Willian Fialho, Francis Gabriel e Jonatas Petróleo.

A roda começa às 16h, na rua Manoel Guilherme dos Reis. Confira abaixo o clipe da música que dá nome ao álbum:

+ sobre o tema

Maio chega ao fim. E a Cultura Negra…

Por: Nei Lopes Criado por Abdias do Nascimento, o Ipeafro – Instituto...

Martinho da Vila faz faculdade de Relações Internacionais no Rio, aos 79 anos

Devagar, devagarinho, Martinho da Vila vai chegando lá. Cantor,...

Após ser Elza Soares, Naruna Costa faz novela na Globo, série e cinema

Após ganhar o grande público como Elza Soares no...

Governo prorroga inscrição para bolsa de fomento a artistas e produtores negros

Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil  ...

para lembrar

Michelle Bachelet fala sobre ‘mulheres na política’ com parlamentares da bancada feminina

A ex-presidente do Chile, atual diretora-Executiva da ONU Mulheres...

A dançarina e performer Luanda Carneiro Jacoel participará do Simpósio Internacional na Suécia

A dançarina e performer Luanda Carneiro Jacoel participará do...

Filme sobre o primeiro encontro do casal Obama começa a rodar em 2015

Dois sonhos: 1) Imagina seu primeiro date com o...

II Semana da Consciência Negra USP Leste De 16 a 19 de novembro de 2010

A Semana da Consciência Negra é um evento que discute...
spot_imgspot_img

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...
-+=