Do zero novamente – Por: Fernanda Pompeu

Escolhi uma profissão que não tem carteira assinada e nem plano de carreira. É da família tentativa-erro-acerto. Muitas vezes dá tudo errado, algumas outras até dá certo. Profissão que se parece com a daquele circense que se equilibra numa corda bamba.

Acho que decidi que seria escritora quando estava sendo alfabetizada, pois me lembro do prazer com que escrevi as primeiras letras, notadamente quando consegui desenhar a letra h. Senti júbilo.

Quando eu resolvi contar que era isso que queria ser, não fui exatamente encorajada. Os adultos da época – volte cinquenta e poucos anos – não lidavam muito bem com sonhos de crianças. Minha avó materna, por exemplo, pontuou que escrever era no máximo um hobby.

Mas é claro que insisti. Fui me formando por conta própria. Gostava de acariciar cadernos. Abria na primeira página e o imaginava completamente preenchido. De fato devo ter uns 100 cadernos lotados de frases.
Todos eles estão num grande baú entre bolinhas de naftalina para afugentar insetos leitores. Não sinto vontade de ler nada do que escrevi neles, mas também não jogo de jeito nenhum a coleção no lixo.

Nessa vida de escritora, fui e vou tentando de tudo. Roteiros para vídeo e tv, contos para concursos, romance, textos para folhetos, revistas, jornais, internet. Ficção, publicidade, jornalismo. Sou uma franco-atiradora de parágrafos.

Minha grana no banco? Sempre no limite. Nada de conta poupança, nada de investimentos. O dinheiro que nasce morre no dia seguinte. Não dá para pensar em férias no Caribe, festas, futuro.

Alguém deve estar perguntando: por que insistir numa profissão tão insegura, tão mal paga? Tenho duas repostas imediatas. Primeira, estou crescidinha demais para mudar de ramo. Deveria ter pensado nisso há trinta anos.
A segunda resposta, bem mais verdadeira, é que eu adoro escrever. Desde aquela letra h da alfabetização. Foi um alumbramento que me fez prisioneira. Sei que farei isso até o fim desta vida e em outras. Se outras houver.
Pois existe no ofício de escrever uma delícia particular e impagável. A excitação de partir do zero. Um novo texto é sempre um começo, uma tentativa. O bom texto escrito ontem não garante qualidade ao que será escrito hoje.
Régine Ferrandis sobre ilustração do livro “Mistérios do Alfabeto”, de M.A. Ouaknin.

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Carta à hebraica

Ter recebido palestrantes de esquerda não é desculpa para...

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais

Oxalá em 2012 haja maior participação popular nas mobilizações...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=