Dobra percentual de pretos e pardos com ensino superior concluído, mostra IBGE

A população preta ou parda com ensino superior concluído mais que dobrou entre 1998 e 2008, mas ainda continua muito abaixo da média verificada entre a população de cor branca, informou nesta sexta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na Folha 

Apenas 4,7% das pessoas de cor preta ou parda tinham diploma de nível superior em 2008, ante proporção de 2,2% dez anos antes.

 

Já na população branca, 14,3% tinham terminado a universidade em 2008. Dez anos antes, 9,7% dessa parcela de pessoas tinham nível superior.

Já em relação à frequência escolar entre jovens de 18 a 24 anos, 60,3% da população de cor branca estava cursando o ensino superior em 2008, ante proporção de 31,8% observada em 1998.

 

Entre a população preta ou parda, apenas 28,7% estavam matriculados na universidade no ano passado. Na comparação com 1998, houve avanço significativo, já que naquela época, 7,1% dessa parcela da população cursava o nível superior.

 

Os dados fazem parte da Síntese dos Indicadores Sociais 2009, feita com base em dados da Pnad 2008 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Entre a população de 15 anos ou mais, as pessoas de cor branca tinham, em média, 8,3 anos de estudos, em 2008. Já entre pretos e pardos, essa média era de 6,6 anos.

 

O IBGE informou que 48,4% dos entrevistados na Pnad 2008 se declararam brancos. Outros 43,8% disseram ser pardos, enquanto 6,8% afirmaram ter a cor preta, e 0,9% se declararam indígenas.

 

Renda

 

Em relação aos rendimentos, entre os 10% com os menores rendimentos, 73,3% correspondiam à população preta ou parda, e 25,4% estavam concentrados entre os que se declararam brancos.

 

Já entre o 1% mais rico, 82,7% eram pessoas brancas e apenas 15% eram de cor preta e parda. Em 1998, a proporção dos que se declararam pretos e pardos no 1% mais rico era de 8,2%.

 

+ sobre o tema

Bolsista do ProUni convida Lula para festa de formatura

A estudante de jornalismo Rita Correa Garrido, de 26...

UNEafro abre inscrições para cursinho

UNEafro abre inscrições para cursinho VAGAS ABERTAS 2017 Você quer ser...

Universitários brasileiros são brancos, moram com os pais e estudam pouco

Pesquisa traçou perfil do estudante que cursa os últimos...

Como a Academia se vale da pobreza, da opressão e da dor para sua masturbação intelectual

Texto originalmente publicado em RaceBaitR como “How Academia Uses...

para lembrar

Obra infanto-juvenil em inglês aborda preconceito racial

Lançamento do livro “The Black Butterfly” (A borboleta Preta), de...

Educação física, arte, sociologia e filosofia ficam no Ensino Médio

A Câmara dos Deputados decidiu incluir na reforma do...

Nova Zelândia oferece bolsas de estudo para brasileiros; veja como participar

Quem sempre teve o sonho de estudar no exterior,...

A crítica de Marcien Towa às doutrinas de identidade africana

O presente trabalho propõe tematizar a crítica que o...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...
-+=