Dois meses depois, condenação ainda não foi publicada

Fonte: Afropress

Brasília – Dois meses e sete dias após a 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios condenar o estudante Marcelo Valle Silveira Mello, 24 anos, a pena de 1 ano e dois meses de reclusão e mais 7 dias-multa pela prática de crime de racismo contra negros na Internet, o acórdão com a decisão ainda não foi publicado.

O fato, segundo o advogado processualista Renato Borges Rezende, “é completamente estranho nos meios processuais e, ainda mais em Brasília, onde a Justiça está completamente informatizada e em que sentenças e acórdãos costumam ser publicados geralmente no mesmo dia. “Não é normal que uma decisão, no caso um Acórdão, demore tanto a ser publicado. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios é pioneiro no país na publicação de Acórdãos em tempo real, ou seja, logo após a sessão de julgamento”, acrescentou.

O Acórdão foi encaminhado para ciência do Ministério Público em meados de outubro e, na última sexta-feira (06/11), os autos foram devolvidos à Secretaria da 2ª Turma Criminal. A não publicação do acórdão representa uma vantagem para o condenado, já que, a decisão só passa a gerar efeitos depois de regularmente publicada.

Com isso a defesa do estudante – o primeiro acusado pela prática de racismo a sentar no banco dos réus e a ser condenado pela Justiça brasileira – teve aumentado, e muito, o prazo para recursos, incluindo os recursos cabíveis perante o próprio Tribunal de Justiça do DF e às instâncias extraordinárias como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que os prazos só começam a correr após a publicação.

Condenado por unanimidade

O acórdão nº 376006, do Tribunal de Justiça de Brasilia, é de 03 de setembro. Os desembargadores por unanimidade condenaram Silveira Mello nos crimes previstos no artigo 20 da Lei 7.716/89 – que prevê penas que variam de dois a cinco anos. Na mesma decisão, a 2ª Turma Criminal decidiu substituir a pena privativa de liberdade por penas restrititvas de direito – conforme previsão do art. 44 do Código Penal, a serem definidas pelo juiz da Vara de Execuções Penais de Brasília.

Segundo Borges Rezende, que acompanha o caso em nome da ONG ABC sem Racismo, as chances de o Superior Tribunal de Justiça rever a decisão são praticamente nulas, porque os ministros apreciarão apenas questões relativas a legalidade e a constitucionalidade e não a provas. “Não houve problema nem quanto a legalidade nem quanto a constitucionalidade. As provas foram confirmadas pelos desembargadores. Com toda a certeza, se houver recurso ao STJ, a sentença será mantida”, afirmou.

A decisão do Tribunal de Brasília cresceu de importância porque, em julho do ano passado, a juíza Geilza Cavalcanti Diniz, da 6ª Vara Criminal, o havia absolvido, numa sentença que causou perplexidade em todo o país. A juíza não apenas havia considerado o estudante inocente, como transformou a decisão num libelo contra o sistema de cotas já adotado por mais de 60 Universidades.

O Ministério Público, por meio da promotora Lais Cerqueira da Silva (foto), do Núcleo de Combate à Discriminação Racial de Brasília, recorreu da decisão, no final mudada pelo Tribunal.
O estudante é o mesmo que, no período entre 2005 e 2007, fez ataques sistemáticos a Afropress, conforme ele próprio confessou. Os ataques são objeto de investigação pelas Polícias de S. Paulo e Brasília.

Matéria original

+ sobre o tema

As Relações Sociais das Festividades N.S do Rosário dos Homens Pretos na Coroação do Rei Congo na década de 1840

Introdução A presença de africanos no Brasil contribuiu maciçamente...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos,...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

para lembrar

O apoio turco às vítimas do racismo na Alemanha

Depois dos atentados racistas contra a famíla Yigit, na...

RS: briga entre neonazistas, skinheads e punks deixa ferido grave

MAURÍCIO TONETTO Direto de Porto Alegre Uma briga de...

Comissão diz que não houve ato ilícito da Justiça ao algemar advogada negra

Desembargador também inocentou a juíza que pediu a prisão...

São Paulo – 31 de agosto o 2º debate Crimes de Racismo ou Injúria?

O 2º debate ''Crimes de Racismo ou Injúria?'' vai...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=