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    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

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    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

    ‘Não tenho muito o que me queixar da vida’, diz a cantora Alaíde Costa

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      Brasil: etnocracia branca contra a maioria negra

      Aliyyah e Yasmeen Koloc/ Imagem retirada do site UOL

      Irmãs de 16 anos são alvos de racismo e sexismo no Rally Dakar; FIA repudia

      Reprodução/Facebook

      O que será dos profissionais de saúde que distorcem a ciência?

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      “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

      Arquivo Pessoal

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      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

      Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

      O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

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      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

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        Tatiana Tibúrcio levou o prêmio APCA de Melhor Atriz por sua interpretação da doméstica Mirtes Souza, no especial 'Falas Negras' — Foto: TV Globo/Victor Pollak

        Tatiana Tibúrcio ganha o prêmio APCA de Melhor Atriz por atuação em ‘Falas Negras’

        Edneia Limeira dos Santos - Foto: Nego Júnior

        Samba Rock na Cidade de São Paulo: Uma Análise da Evolução do Gênero Desde os Anos 1970 nos Bailes Blacks, até o Registro Como Patrimônio Cultural Imaterial

        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

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        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

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              É agora, José! A fé da pedagoga Dagmar Garroux

              21/07/2014
              em Educação
              Tempo de leitura: 6 min.

              Pedagoga completa três décadas de atividades em casa na periferia paulistana que se tornou referência de educação não formal

              por Ieda Estergilda de Abreu, do  Rede Brasil Atual

              JESUS CARLOS/IMAGEMGLOBAL

              Ela chega nos lugares já dizendo que gosta de contar histórias, e tem muitas, histórias da mais pura, dura e valiosa vida. São três décadas atuando como educadora na zona sul de São Paulo, entre os bairros Capão Redondo, Parque Santo Antônio e Jardim Ângela. Diz também que não cumpre missão. “Sou uma felizarda, adoro o que faço, vivo uma troca constante com crianças e jovens, o dia a dia é minha maior recompensa.”

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              Dagmar Rivieri Garroux é pedagoga, paulistana de Santo Amaro, 60 anos, fundadora da Casa do Zezinho, referência no Brasil de educação não formal, engajamento coletivo e perseverança. É mais conhecida como tia Dag. É calça jeans, tênis, camiseta. Em vez do espelho, o olhar procura o outro, sua vaidade é a busca pela educação. Sorriso e gestos largos de quem sabe por que e por quem está no mundo.

              Os primeiros atendimentos a crianças foram feitos em 1993, mas a casa existe oficialmente desde março de 1994, quando foi fundada por Dagmar e o marido, o artista plástico Saulo Garroux, mais quatro amigas de faculdade da Universidade de São Paulo (USP), onde se formou. Inspirados nas lutas políticas da década de 1970, o grupo se dispôs “a trabalhar indignadamente para mudar o país pela educação”.  No primeiro dia, eram sete crianças. No segundo, 12. Hoje, 1.500.

              Quando o marido voltou do exílio, juntamente com as colegas – também presas e exiladas –, eles resolveram comprar uma casa que pudesse ser um centro de educação, diversão e cultura. Foi aí que começou a Casa do Zezinho. Os imóveis onde a CZ funciona hoje têm 4 mil metros quadrados de área construída para atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, risco social e baixa renda.

              A história começa ainda em 1988, quando Dagmar e Saulo compraram uma casa no Capão Redondo, ainda um bairro tranquilo. “Começaram a roubar dentro da comunidade, vieram os grupos de extermínio (organizações clandestinas de policiais que matavam supostos bandidos), colavam nos postes o nome de quem ia morrer se não saísse da favela em sete dias”, conta Dagmar. “Matavam meninos que tinham roubado canetinhas! Não teve como não me envolver, passei a esconder crianças na minha casa, enfrentei denúncia de formação de quadrilha e visitas da polícia.”

              d704fd6d-63a6-429e-99cc-5389e4ad4c95No início, todos eram voluntários e colocavam no projeto parte do que ganhavam em outras atividades. “Fazíamos bingo, rifa, bazares e oficinas de arte integrando a comunidade”, conta Dagmar. Com foco na cultura, mapearam a região para saber o que havia de bom, que o ruim já era notório. E foram descobrindo pessoas, como uma avó que tinha vindo do ­Ceará e ainda trabalhava com argila. Descobriram que todos queriam aprender datilografia, escrever, fazer pão. Um menino foi contando para outro o que acontecia no local, o espaço foi ficando pequeno. E toca a fazer puxadinho. “Fiz questão que essa casa fosse construída igual a uma favela, um labirinto de puxadinhos, um espaço muito parecido com o que eles têm como referência.”

              Atualmente, a casa tem 80 funcionários e 32 voluntários, atende cerca de 1.500 crianças e jovens de 6 a 21 anos, que frequentam 67 escolas públicas da região. Quem consegue uma vaga (2 mil estão na fila de espera) desfruta de 17 oficinas como de música, teatro, informática, foto e vídeo, esportes, complementação escolar e até de gastronomia, além de quadra poliesportiva, piscina, refeitório, horta, atendimento de saúde.

              O nome Zezinho tem como inspiração um dos mais conhecidos poemas de Carlos Drummond de Andrade, José. “José, o cara que construiu São Paulo, que não teve direito de entrar no prédio que construiu, um Zé mané, um Zé ninguém”, diz Dagmar. “Mudei a pergunta pra exclamação: É agora, José! E fizemos um rap legal: ‘É agora, José,  a noite apareceu, a festa começou, o povo esquentou…’  Mudamos a poesia do Drummond, ele deve estar se revirando… Mas feliz”.

              O nome também tem a ver com a proposta político-pedagógica da ONG, voltada para a assistência social. “O objetivo maior é fazê-los serem um Zé que é alguém na vida, que superem as limitações impostas pelo meio em que vivem, conquistando autonomia de pensamento e de ação.“

              Já faz tempo que seu nome de batismo foi trocado pelo tratamento afetivo, é Tia Dag o dia inteiro e para todos, seja empresário, artista, criança, jovem ou velho. Ela já nem se importa com as críticas ao apelido. “Sou a favor do afeto, sou mãe, tia de todo mundo, a gente mora no mesmo planeta, somos todos parentes.” O filho Alessandro, 37 anos, desde pequeno compartilhou a mãe com muitas outras crianças. “Ele sempre esteve do meu lado, apoiando meu trabalho, com muito amor, hoje é um grande conselheiro.”
              Dagmar usa a indignação e o questionamento como ferramentas. “O que está acontecendo com o mundo? Não olhamos mais pra ninguém, só pra nós mesmos!” Ela questiona escolas públicas que obrigam o aluno a colocar uma cinta dentro da mochila para lembrar que se aprontar vai levar uma surra quando chegar em casa. “Por que ele desiste da escola? Porque fica lá oito anos e sai semianalfabeto,  e porque nossas escolas são feias, têm grades, ainda se toca o sinal, todos sentam em fila, um olhando a nuca do outro.  Nós não tocamos sinal nem apito, trabalhamos em roda, brincando, pelo prazer de aprender e ensinar.”

              Usa também a diversidade de cores, culturas e sonhos da periferia com que aprende sempre. Disso tudo extrai a Pedagogia do Arco-Íris, que se dá em sete estágios, cada um representando uma cor. A base é o desenvolvimento da autonomia de pensamento e ação a partir de quatro pilares da educação: ser (espiritualidade), conhecer (ciências), saber (filosofia) e fazer (arte). “Nossos educadores são convidados a usar os cinco sentidos, principalmente a audição. É preciso escutar esses meninos para depois tentar uma mediação.” O desafio é como tornar a escola interessante, “principalmente para crianças que já não sonham, que cedo precisam trabalhar, ganhar dinheiro, engravidam. É lembrá-las que já tiveram sonhos”.

              Cicatrizes na alma

              Seguidora de Paulo Freire, Dagmar busca colocar em prática os ideais do educador, que conheceu quando ele voltou do exílio, em 1980. Passou a acompanhar seus cursos e palestras e absorveu toda a paixão do mestre. O sucesso da pedagogia cabe 60% aos educadores, “ex Zezinhos” que conhecem na pele as dificuldades enfrentadas pelos jovens. “Eles chegam com cicatrizes na alma, falando quase nada, muitos verbos no imperativo e frases agressivas.”

              Em apenas um momento, em 2002, Dagmar se ausentou da casa. “Um menino invadiu o sítio onde morávamos, em Itapecerica da Serra, meu pai reagiu e levou três tiros. Foi um baque. ‘Desaluguei’ o sítio e fiquei um mês sem aparecer na CZ. Um dia, uma criança me ligou: Tia Dag, você tá muito triste, né? Se a gente for lá na Febem e mandar matar o cara que matou seu pai, você volta? Deu um frio na barriga. Meu pai morreu defendendo aquilo em que acreditava, que era a família dele. Então, vou morrer em pé. Aí voltei como uma louca, como uma energia sem fim.”

              A ONG está sempre em contato com a escola e as famílias dos alunos, visita, faz reuniões, monitora o desempenho em sala de aula. “A gente sabe que educar para o mundo, para a realidade, não é uma tarefa fácil, envolve uma porção de coisas que a escola não tem dado conta.”

              Aos 60 anos, Dagmar, com uma lista de ideias e projetos, mostra que não pensa em parar tão cedo. Acredita que tudo pode ser feito, de verdade, por isso resolveu ser ponte para eliminar os guetos, cruzar os rios de São Paulo que viraram muros de Berlim separando pobres e ricos. “Ainda tenho muito o que fazer como educadora.” A princípio, ela gostaria que houvesse uma casa em cada esquina de São Paulo, do Brasil e do mundo. “Mas pensando bem, meu sonho mesmo é não precisar mais de Casa do Zezinho.”

              Tags: criançasjovens
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              • "O artigo inicia-se a partir do conceito de cultura no sentido geral, antropológico. Entre os tantos termos que são utilizados para definição de cultura. Neste artigo, cultura será analisada por meio dos próprios atores que a promovem, nas esferas sociais e políticas. Além disso, por ser o samba rock uma manifestação cultural contemporânea e em avanço, foi analisado o conceito de que para uma cultura em observação, as variáveis são muitas e estão em pleno acontecimento, construção e evolução." Leia o Guest Post de Edneia Limeira em www.geledes.org.br
              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
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              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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