E foi isso que vi na Dra. Katleen: paixão. Paixão pelo que faz. Paixão em ser negra. Paixão por nós, mulheres negras.

Entrevistar a Dr. Katleen foi uma experiência muitíssimo agradável desde o começo. Na sala de espera, que eu dividia com pacientes dela e de outras dermatologistas, a voz que se ouvia era da Dra: falando alto, brincando, zoando as pacientes (“Você vai fazer a pele, né? Não? Cabelo? Por quê??? Não!! Você vai fazer a pele porque ela tá horrorosa, o cabelo tá lindo! Aqui, passa a anestesia no rosto dela… Não… você vai fazer a pele!”).

Por  Gabi Porfírio, do Blogueiras Negras 

Já dentro da sala dela, muito bem recepcionada pela Dra, ela fez questão de me deixar muito à vontade, tirando meu receio de estar ali atrapalhando uma dermatologista “global”, entrevistada por Grazi Massafera e Fátima Bernardes: “para com isso! Eu sou de todo mundo!” foi o que ela disse no finalzinho da entrevista, aludindo a uma possível postura esnobe de sua parte por causa desse histórico de entrevistas.

Aliás, o material que a Dra. Katleen dispôs pra gente, e que vocês conferem no vídeo, é muito mais do que havíamos planejado. “Havíamos” eu e todas as participantes do grupo Blogueiras Negras que sugeriram perguntas a serem feitas. Já adianto que dois fatores impossibilitaram que todas as perguntas fossem feitas. O primeiro foi o tempo: a Dra. Katleen ainda tinha duas pacientes, e eu não poderia me demorar muito na entrevista (apesar de ela ter me deixado à vontade para escolher ficar e fazer a entrevista depois que ela atendesse as pacientes. Mas, infelizmente, era eu que não podia ficar até tarde). O segundo é quase uma decorrência do primeiro, porque haveria tempo para fazer todas as perguntas, mas a Dra. Katleen FALA MUITO! E isso foi MARAVILHOSO, porque na primeira pergunta – sobre sua trajetória na Universidade – ela já falou sobre pressão e cobrança familiar, estereotipação, lugares (não se espera) que um negro ocupe, reprodução de racismo, auto-estima da mulher negra, cabelo, relacionamento interracial…. Gente, quase onze minutos que me deixaram hipnotizada. Eu me identifiquei em vários momentos com a fala dela (quando ela diz que botou tranças), com ela falando, por causa dessa habilidade de emendar um assunto no outro e ir falando e se empolgando como nós fazemos quando alguma coisa verdadeiramente nos apaixona.

E foi isso que vi na Dra. Katleen: paixão. Paixão pelo que faz. Paixão em ser negra. Paixão por nós, mulheres negras.

Uma coisa que me chamou muita atenção foi a Dra. falar em certos momentos que era “o mordomo da Casa Branca” (em referência ao filme estrelado por Forest Whitaker e que conta a história de um mordomo negro que serviu a presidentes americanos de 1957 a 1986). Inclusive, a primeira vez em que ela se diz “o mordomo”, ela explica o porquê de não atender mais em Madureira. Ao contrário do que quis dar a entender a ilustre dona Regina Casé, a Dra. Katleen não “trabalha num consultório na periferia” e sim “no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na clínica dermatológica mais top” não por elitismo ou coisa parecida. Muito pelo contrário.

Entre frases impactantes e perguntas retóricas, Dra. Katleen mostrou que as cessões feitas por nós, mulheres negras, a uma sociedade racista não são – nem de longe – uma “traição” a nossa raça, ou uma reprodução de racismo. Na verdade, cedemos para sobrevivermos, para não sofrermos represálias; cedemos para mantermos nossos empregos, para não sermos zoadas na escola, para sermos mais populares, ou menos invisíveis. E não é diferente pra quem é uma dermatologista conceituada e que atende numa clínica na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Espero que vocês gostem desse trabalho feito em conjunto do Blogueiras Negras. e fiquemos de olho, porque a Dra. Katleen prometeu novidades!

+ sobre o tema

Cris Vianna fala sobre carreira, beleza e preconceito racial e de gênero

"Não é fácil ser negra em nenhuma profissão. Não...

O racismo, quando não nos mata, nos torna inseguras – Por Karina Vieira

Karina Vieira orienta suas pesquisas na questão da formação...

Salve as negras pensantes

A história reserva à mulher momentos peculiares. Historicamente, em...

para lembrar

Deborah Small, ativista negra norte-americana, participa de eventos em São Paulo

Após concluir agendas no Rio de Janeiro, em Salvador...

Alexandra e Damien Loras deixam a vida diplomática para continuar em SP

O cônsul da França em São Paulo, Damien Loras,...

Ginasta amadora levanta público no Rio: ‘Não vim competir. Vim ser feliz’

Cada vez que pisava na quadra para sua apresentação...

Documentário Mulheres Negras: Projeto de Mundo revela olhar feminino negro

Com lançamento marcado para o dia 12 de setembro,...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=